Grant Morrison, um dos roteiristas mais influentes da história do Homem de Aço e mente por trás da lendária saga “Grandes Astros: Superman”, comentou recentemente sobre ‘Superman’, o longa de James Gunn que deu o pontapé inicial ao novo DCU.
Conforme o ComicBookMovie, Morrison não poupou elogios, descrevendo a obra como “o melhor filme do Superman até agora”. Segundo o autor, o longa foi o que mais se aproximou de capturar a verdadeira essência do herói, embora tenha apontado ressalvas importantes sobre as escolhas criativas de Gunn.
Apesar da recepção positiva, Morrison questionou a vulnerabilidade física e moral de Clark Kent em certos momentos:
“Foi o que mais se aproximou de capturar o que o Superman representa. Houve algumas coisas de que eu não gostei. [James] fez escolhas específicas que acredito terem sido feitas por razões dramáticas compreensíveis… mas, para torná-lo mais identificável, ele apanhou demais. Quero vê-lo parar de apanhar e revidar”, pontuou o roteirista.
‘Superman’: James Gunn revela inspiração em ‘O Homem de Aço’ de Zack Snyder
Um dos pontos de maior divergência foi a reimaginação de Jor-El. No filme, o pai biológico envia o filho à Terra com a intenção de que ele conquiste o planeta e forme um harém, uma mudança drástica em relação à mitologia clássica.
“Não gostei, porque prefiro quando Krypton é retratada como essa utopia perdida. Gosto da ideia de que havia algo incrível ali, e a natureza simplesmente a destruiu. A própria falta de atenção aos detalhes deles permitiu que fossem exterminados. Acho que isso é muito mais comovente”, acrescentou.
‘Superman’: James Gunn diz que filme do Homem de Aço foi o mais difícil de sua carreira
Morrison também confessou ter ficado incomodado com o que chamou de “fragilidade moral” do herói.
“Parecia que a moralidade dele era bastante frágil. Baseava-se apenas naquela realização de desejo ilusória”, destacou.
No entanto, o roteirista elogiou o desfecho da trama: “Colocaram-no em uma posição em que fiquei receoso de que ele desmoronasse, perdesse seu norte. O fato de isso não ter acontecido foi bom de ver”.
Lembrando que ‘Superman’ está disponível na HBO Max.
Crítica | James Gunn dá o pontapé inicial do DCU com o ESPETACULAR ‘Superman’
James Gunn encabeça o filme de super-herói original no recém-imaginado universo da DC com uma mistura singular de ação épica, humor e coração, apresentando um SUPERMAN movido pela compaixão e uma crença inerente na bondade da humanidade.
David Corenswet estrela como Clark Kent/Superman.
O elenco também conta com Rachel Brosnahan (Lois Lane), Nicholas Hoult (Lex Luthor), Edi Gathegi (Michael Holt/Senhor Incrível), Anthony Carrigan (Rex Mason/Metamorfo), Nathan Fillion (Guy Gardner/Lanterna Verde), Isabela Merced (Kendra Saunders/Mulher-Gavião), Skyler Gisondo (Jimmy Olsen), Sara Sampaio (Eve Teschmacher), Wendell Pierce (Perry White), Milly Alcock (Kara Zor-El / Supergirl) e outros.




