Desde alguns medos – ou receios de algo especifico – passando até pela fobia social, essa perturbação ligada ao campo da ansiedade é um elemento chave na construção de vários personagens no mundo do cinema. Reflexo de parte da sociedade, esse é um assunto muito interessante que gera reflexões. Pensando nisso, separamos abaixo alguns filmes que caminham por essas estradas:
Lançado em 2010 e com algumas indicações ao Oscar, O Discurso do Rei nos leva até a história de um príncipe, Albert, que chega até o trono e acaba criando uma forte amizade com o fonoaudiólogo que é contratado para ajudá-lo a falar em público.
Às Vezes quero Sumir
Na trama, conhecemos Fran (Daisy Ridley), uma jovem introspectiva que trabalha em um escritório numa cidadezinha norte-americana. Seu cotidiano é pacato, prefiro ficar sozinha na maior parte do tempo, presa em pensamentos quase indecifráveis mas que dizem muito sobre seu estado de espírito. Certo dia, com a chegada do novo funcionário Robert (Dave Merheje), algo desperta nela e começa a perceber que as peças para se encaixarem para algum tipo de final feliz é preciso dedicação e um querer sobrepondo medos e receios.
Lançado em 1990, esse é um dos filmes mais aterrorizantes para quem tem medo de aranha! Na trama, numa cidade da Califórnia, uma aranha venenosa vinda da Venezuela causa o caos para um homem e sua família que se mudam para o lugar.
Ninho de Musaranho
Ambientado numa Espanha dos anos 1950, acompanhamos a história de uma mulher marcada por uma forte agorafobia, que cuida da irmã após a morte da mãe que vê na chegada de um novo vizinho uma nova variável para um olhar as relações.
Encontro com a Morte
Lançado quase 20 anos atrás, esse desconhecido filme nos leva até os dramas de uma jovem que após um forte trauma tem imenso receio de automóveis. Durante uma viagem, precisará enfrentar um enorme desafio quando um homem aparece em seu caminho.
Um dos maiores clássicos do cinema, e não só da carreira de Hitchcock, Um Corpo que Cai, conhecido por muitos também pelo seu título original, Vertigo, nos mostra um ex-detetive, com acrofobia, que é contratado por um amigo para seguir sua esposa. A partir daí, uma série de reviravoltas acontecem. Baseado na obra D’entre les morts, de Boileau-Narcejac.
100 Medos
Dirigido pela cineasta italiana Andrea Jublin, em 100 Medos acompanhamos os novos olhares para a vida de uma jovem que enfrenta seus maiores receios para realizar o desejo de uma amiga.
Eeb Allay Ooo!
Na trama, conhecemos Anjani (Shardul Bharadwaj), um rapaz boa praça, que está desemprego e mora quase de favor com a irmã que está grávida e o marido dela que é da guarda municipal. Certo dia, Anjani consegue um emprego, mas nada será fácil, pois o novo trabalho dele é o de espantador de macacos, esses que cismam em estragar situações em Nova Deli. Inventando as formas mais inusitadas possíveis para espantar os animais, já que possui um medo forte deles, o protagonista precisará enfrentar várias dificuldades em busca de sobrevivência em uma cidade enorme em população mas sem oportunidades para todos.
Na trama, conhecemos o solitário Fúsi (Gunnar Jónsson), um ser humano que leva uma vida monótona em uma cidadezinha europeia. Fúsi trabalha no departamento de cargas e bagagens do aeroporto de sua cidade e quase diariamente sofre Bulliyng de alguns colegas de trabalho. O protagonista mora com sua mãe e seu padrasto, e certo dia, o segundo matricula Fúsi em uma aula de dança onde ele acaba conhecendo Sjöfn (Ilmur Kristjánsdóttir) e essa pode ser a grande chance dele descobrir uma nova vida.
Fobia
Lançado em 2016, esse longa-metragem indiano nos mostra a história de uma mulher com agorafobia que muda de casa para buscar melhorias à sua ansiedade mas começa a duvidar que essa foi uma boa escolha.