Os fãs de Robert Downey Jr. foram pegos de durante a San Diego Comic-Con 2024, quando a Marvel Studios anunciou o retorno do astro ao MCU, mas desta vez como o vilão Doutor Destino.
Ele será o principal antagonista de ‘Avengers: Doomsday’, substituindo ‘Vingadores: A Dinastia Kang‘, bem como da sequência, que continua como ‘Vingadores: Guerras Secretas’.
O anúncio gerou algumas críticas, já que alguns consideraram a escalação como uma desesperada estratégia para atrair o público, já que Downey Jr. ainda é associado ao seu papel como Tony Stark, que se sacrificou em ‘Vingadores: Ultimato’.
No entanto, como a Marvel está trabalhando com o conceito de Multiverso, o novo personagem de Downey Jr. poderia muito bem ser uma verão alternativa de Stark que acabou virando vilão.
Essa ideia já foi abordada em ‘Marvel Team-Up’, de Robert Kirkman, quadrinho em que Stark se transforma em Doutor Destino/Maníaco de Ferro após uma séria briga ideológica contra Reed Richards, o líder do Quarteto Fantástico.
Publicada em 2003, a revista Exiles #23, de Judd Winick e Kev Walker, também mostra Tony Stark matando Victor Von Doom e tomando seu lugar após sucumbir à loucura do confronto com o vilão.
No entanto, uma teoria compartilhada pelo usuário do Reddit u/Chous18 aponta que ‘Vingadores: Doomsday’ e ‘Vingadores: Guerras Secretas‘ deve trazer Downey Jr. apenas como uma variante do vilão, que deve possuir outra identidade na Linha do Tempo Sagrada: o próprio Victor Von Doom.
Considerando que o arco ‘Guerras Secretas’, de Jim Shooter, Mike Beck e Bob Layton, gira em torno de variantes e do Multiverso, tudo indica que o Doutor Destino de Downey Jr. seja apenas uma variante e que o verdadeiro Destino assuma seu lugar como o grande vilão para o epílogo do MCU.
Por enquanto, ainda é apenas uma teoria. Até lá, vale lembrar que ‘Vingadores: Doomsday‘ chega aos cinemas apenas em maio de 2026, enquanto ‘Vingadores: Guerras Secretas’ estreia um ano depois.