Outubro é o mês mais divertido do ano para muitos. E não só para os fãs de terror. Como todos sabem, outubro é o mês do Halloween, no Brasil conhecido como “dia das bruxas”. Uma celebração tradicional nos EUA, o Halloween emplacou no Brasil também há pelo menos umas duas décadas. No fundo, é apenas mais uma desculpa para a diversão, para festas, eventos e decorações. Tudo com o clima de terror: morcegos, abóboras, gatos pretos, bruxas, vampiros e fantasmas.
Para os cinéfilos, a data é propícia para assistir produções do gênero, mas não necessariamente apenas filmes de terror – como também obras de suspense, fantasia, ficção científica e até mesmo comédia. Tudo desde que exista um elo com o assustador, com o medo e com o susto. Assim, em uma nova série de matérias, resolvemos apresentar para você os filmes com temática de Halloween que estão bombando nessa temporada – os separando por décadas, continuamos pelos anos 2010. Confira abaixo.
Terrifier (2016)
Independente se gostamos ou não de um filme, é preciso reconhecer o seu sucesso. E ‘Terrifier’ é a nova “última bolacha do pacote” no que diz respeito a filmes de terror. É para todos os gostos? Certamente não. É sangrento e muitas vezes de mau gosto? Pode apostar. É um sucesso retumbante, que tirou a liderança de ‘Coringa 2’? Contra fatos não há argumentos. É claro que nesse último caso nos referimos a ‘Terrifier 3’, que está em cartaz nos cinemas. Esse aqui que abre a matéria como o filme mais procurado da década de 2010 na temporada do Halloween é o primeiro da saga do palhaço maníaco Art.
Venom (2018)
Venom é um dos personagens de quadrinhos que mais possuem a cara do Halloween. Só de olhar para sua figura, com os dentes afiados e uma língua que se pendura para fora da boca, muitos desavisados podem ter pesadelos. Introduzido nos quadrinhos como uma figura ameaçadora, ao longo do tempo o personagem foi se tornando um anti-herói. No cinema, apesar de um bandido decapitado aqui, uma cabeça engolida ali e certo palavreado, em grande parte de seu teor o filme ‘Venom’ é mais trabalhado na base do humor. Mas isso não tira seu clima propício para o dia das bruxas.
Terrifier – O Início (2013)
‘Terrifier’ é uma das franquias mais curiosas da atualidade. Todos só tomaram conhecimento de sua existência após o sucesso que o segundo filme fez nos cinemas, muito na base do boca a boca. Foi só aí que os novos fãs foram correr atrás do filme original de 2016 – uma produção bem amadora. Para a surpresa dos fãs, eles descobriram também que o palhaço Art já havia aparecido em alguns curtas, e eles estão presentes nesta coletânea intitulada ‘All Hallow’s Eve’ no original.
It – A Coisa (2017)
Por falar em palhaços assustadores, parece que eles irão dominar o Halloween 2024. Sim, Art é o novo rei do pedaço, mas não podemos esquecer um dos mais icônicos de todos os tempos, Pennywise. Surgido no livro de Stephen King, ele foi representado por Tim Curry na minissérie de 1990, que todos achavam que era um filme (com fita dupla nas locadoras). Em 2017, a história seria levada ao cinema pela primeira vez em grande estilo, na forma de uma superprodução, onde o palhaço é vivido por Bill Skarsgard.
Midsommar (2019)
Toda geração possui os seus mestres do cinema. Quando falamos de terror um dos grandes nomes da atualidade é Ari Aster. O diretor com poucos trabalhos no comando de obras se tornou um dos queridinhos da produtora A24, uma das mais fora da caixinha. Em seu segundo trabalho, Aster apresenta o pesadelo de qualquer relacionamento. Um jovem casal em vias de separação viaja para um evento lendário: o festival de solstício de verão em uma vila rural da Europa. No local, descobrirão da pior forma que as coisas não são o que parecem.
Hereditário (2018)
Poucos diretores possuem uma estreia tão impactante em Hollywood quanto Ari Aster teve com primeiro filme ‘Hereditário’. Aster é um dos diretores mais autorais da atualidade também, pois escreve todos os seus filmes. Com o resultado do filme, todas as portas estavam abertas para o cineasta. Seu filme de estreia foi comparado a grandes clássicos do gênero – e o maior elogio o coloca como digno herdeiro de ‘O Exorcista’. É sem dúvida um dos filmes mais perturbadores em muito tempo. Na trama, segredos familiares macabros são descobertos aos poucos pelos membros, ao mesmo tempo em que tragédias não param de cerca-los.
Doutor Sono (2019)
Se temos ‘O Iluminado’ entre os filmes mais populares dos anos 1980 para este Halloween, é claro que os fãs também elegeriam sua sequência tardia. Não deixa de ser uma surpresa bastante agradável perceber que ‘Doutor Sono’ tem sim os seus fãs e que o filme não passou tão em branco assim quanto se pensava. Quem sabe com o tempo o longa não virá a se tornar uma das adaptações de Stephen King mais comentadas – ajuda ter performances inspiradas como Ewan McGregor como o menino Danny crescido e Rebecca Ferguson se divertindo como a vilã Rose the Hat.
A Entidade (2012)
Conseguindo espaço no top 10 dos filmes mais badalados dos anos 2010 neste Halloween, um favorito dos fãs. ‘A Entidade’, protagonizado por Ethan Hawke, possui uma legião de devotos. Justamente por isso o diretor Scott Derrickson resolveu se reunir com o ator para ‘O Telefone Preto’, mais uma obra assustadora e com doses sobrenaturais. ‘A Entidade’ fala sobre um escritor descobrindo rolos de filmes perturbadores em sua casa. O sucesso do original fez surgir uma sequência três anos depois – que sem Hawke e Derrickson não teve o mesmo impacto e falhou em se tornar uma franquia.
O Poço (2019)
Sempre que uma continuação é lançada, traz de volta a popularidade do original nos streamings. Por isso é sábio por parte dos curadores das plataformas tratarem de disponibilizar certos filmes sempre quando suas continuações chegarem aos cinemas, ou até mesmo nas plataformas de streaming. É o caso com ‘O Poço’, cuja sequência acaba de estrear na Netflix. É claro que o streaming também possui em seu acervo o filme original – que dava um recado social de forma impactante e fez maior sucesso no auge da pandemia.
A Bruxa (2015)
Finalizando a lista dos filmes dos anos 2010 mais populares nesta temporada de Halloween, temos um grande favorito dos fãs, que introduziu o conceito de ‘neo terror’ ou ‘terror elevado’ – ‘terror de arte’. ‘A Bruxa’ mostrou que um clima mais soturno e uma narrativa mais lenta podem agradar tanto quanto jumpscares em filmes de “terror de shopping”. Mas não se engane, isso não é novidade. Pois ‘A Bruxa de Blair’ já havia pego o conceito do “filme de arte”, em um mockumentary (um documentário falso) e transformado em um sucesso de público. ‘A Bruxa’ demonstrou para os novos tempos que filmes mais requintados podem fazer sucesso com o público de hoje.