O mais novo filme da Apple TV+, ‘Tetris‘, que conta a história por trás da luta pelos direitos do clássico jogo de videogame lançado na década de 80, já está disponível na plataforma.
O protagonista do longa, Taron Egerton, foi entrevistado recentemente no programa Good Morning America para comentar sobre o filme. Durante a entrevista, Egerton falou sobre um detalhe em particular que não gostou em sua aparência no filme (via ComicBook).
O ator revelou que o bigode que aparece em sua personagem é falso e brincou sobre o quão desconfortável era usá-lo durante as filmagens. Ele ainda acrescentou que, apesar de apreciar a aparência estilosa que o bigode trazia para o visual de seu personagem, não pretende usá-lo novamente.
“Eu não adorei. Se fosse de verdade, eu poderia ter adorado. Mas era um pouco da magia do cinema. E era muito desconfortável. Eu tive que usar um porque o bigode que Deus me deu não é tão cheio. Então, eu tive um pouco de ajuda. Mas não pretendo fazer isso de novo, porque é muito desconfortável. Foi horrível. Não vou fazer de novo, não importa o quanto me paguem. Por favor, não me peçam para usar um bigode falso de novo. O visual é muito bom, no entanto”, disse Egerton durante a entrevista.
O site Rotten Tomatoes indica uma aprovação de 79% por parte dos críticos que já assistiram ‘Tetris‘, e um consenso de que “embora não seja nem de longe tão viciante ou acelerado quanto o jogo, ‘Tetris’ oferece um relato divertido e efervescente da história por trás do clássico jogo de 8 bits.”
Confira algumas reviews:
“Não, nem todas as peças se encaixam e certamente não acelera à medida que o jogo avança (algo que poderia ter feito bem em emular do próprio jogo), mas tem jogadores pelos quais vale a pena torcer e uma história que continua nivelando acima.” – IndieWare.
“Embora nunca nade além do raso de sua trama voltada para o dinheiro, este relato ficcional da batalha de licenciamento sobre o jogo de quebra-cabeça de sucesso Tetris é, em sua maior parte, absorvente e exuberante.” – Empire Magazine.
“‘Tetris’ não tem ideia de que tipo de filme ele quer ser. Este é um drama de época emocionante sobre um governo totalitário, ou é uma farsa boba apresentando uma perseguição de carros onde os veículos explodem em visões de 8 bits de si mesmos?” – TV Guide.
“Até certo ponto, o roteiro de Noah Pink merece crédito por pegar uma história misteriosa de negócios e torná-la divertida. Mas a história fica tão extrema e improvável na última meia hora do filme que fica fácil separar o fato da ficção.” – San Francisco Chronicle.
O filme é dirigido por Jon S. Baird, com roteiro assinado por Noah Pink.
A trama nos leva de volta à era da Guerra Fria para narrar como se desenrolou a verdadeira história da batalha legal de alto risco para garantir os direitos de propriedade intelectual do Tetris.
Taron Egerton estrela. Toby Jones, Nikita Yefremov, Roger Allam, Anthony Boyle, Togo Igawa, Ken Yamamura, Ben Miles, Matthew Marsh e Rick Yune completam o elenco.
O Tetris é um videogame de quebra-cabeças criado pelo engenheiro de software soviético Alexey Pajitnov, em 1984. Com mais de 202 milhões de cópias vendidas ao redor do mundo, o jogo se tornou um dos mais vendidos de todos os tempos, estando disponível em mais de 65 plataformas, além de ter influenciado diversos âmbitos da arte – incluindo arquitetura, música e cosplay – e servido como base de diversos estudos que analisam sua complexidade teorética e seus efeitos no cérebro humano (como, por exemplo, o Efeito Tetris).