Matt Reeves, diretor de ‘Batman‘, numa entrevista recente, explicou como o filme de Martin Scorsese, ‘Taxi Driver‘, e a graphic novel de Frank Miller e David Mazzuchelli, ‘Batman: Ano Um‘, influenciaram em seu filme novo filme do Cavaleiro das Trevas.
O diretor falou sobre os malabarismos que teve que fazer para abordar as identidades de Bruce Wayne e Batman, em relação a persona criada por Robert Pattinson. Para construir sua história, Reeves recorreu à clássica história de origem do Cruzado Encapuzado, do qual também encontrou uma conexão com o clássico filme neo-noir estrelado por Robert DeNiro.
“Eu me aprofundei nas histórias de Frank Miller, em especial em Batman: Ano Um, com Mazzucchelli. Há um momento no quadrinho que, antes de se tornar o Batman, Bruce Wayne vai para o extremo leste de Gotham, e ele está vestido como um tipo de vagabundo. Nas notas da edição especial, Miller diz para Mazzuchelli que o Bruce gannhou um concurso de sósias de Travis Bickle. E eu pensei, por que não usar isso?”
Pattinson usa uma roupas meio vagabundas e de aparência muito desgastada no filme, são sempre roupas básicas de rua e um lenço para cobrir o rosto, que ele usa para espionar algumas situações. Como a própria Selina Kyle (Zoë Kravitz), onde ele vai “recolher pistas” pistas na boate, digamos assim.
Robert Pattinson estrela no papel principal. O elenco ainda conta com Zoë Kravitz (Mulher-Gato), Paul Dano (Charada), Jeffrey Wright (Comissário Gordon), John Turturro (Carmine Falcone), Andy Serkis (Alfred Pennyworth) e Colin Farrell (Pinguim).