InícioMatérias'The Chosen' - Por que esse é um dos projetos mais ELOGIADOS...

‘The Chosen’ – Por que esse é um dos projetos mais ELOGIADOS sobre a vida de Jesus Cristo?


Quando ouvi pela primeira vez sobre The Chosen não prestei a atenção devida, achei que seria mais uma redundante narrativa baseada na vida de Jesus Cristo. Mas logo comecei a acompanhar comentários vindos de diversas partes do mundo (inclusive da minha própria esposa) e logo percebi que tinha cometido um grave engano. Criada pelo norte-americano de 48 anos, Dallas Jenkins, The Chosen de forma simples e inspiradora nos leva a conhecer os ensinamentos de Jesus e os pontos de vistas de todos que o seguiam.

A produção, baseada em The Shepherd, um curta-metragem do próprio Dallas Jenkins, é impecável e o mais surpreendente é que de forma independente, sem depender de grandes estúdios, realizou a maior campanha de financiamento por crowdfunding da história do audiovisual mundial com direito a disponibilidade gratuita em uma própria plataforma (https://watch.thechosen.tv/). Logo nos primeiros anos de produções, extima-se que a série tenha arrecadado cerca de 40 milhões só em doações para a realização. Todas as temporadas filmadas até agora estão nessa plataforma que já foi acessada por mais de 400 milhões de pessoas. A primeira temporada, e por enquanto somente ela, pode ser vista completa e legendada também na Netflix.



Sob a perspectiva daqueles que seguiam Jesus, começando na Galileia do século I, depois indo para Samaria, e fugindo de uma obviedade muitas vezes maçantes quando pensamos em assuntos bíblicos, fato que afastava logo de cara grande parte do público em outras produções, o seriado de impressionante sucesso se sustenta em um equilíbrio entre narrativa de entretenimento e a exatidão das interpretações do que está na bíblia, elevando assim a qualidade da produção. Para tal, na equipe da série tem diversos estudiosos sobre o tema que influenciam de forma positiva a direção e contextos da trama.

Explorando as principais passagens da bíblia, a produção utiliza de um exercício muito bem feito de como seriam na realidade a vida de Jesus e seus discípulos ativando assim a criatividade vinculada a estudos até o que não está no livro sagrado. A riqueza no olhar aos detalhes também chamam a atenção. Todo falado em inglês, a série não esquece de mencionar quando há citações as escritas, o aramaico galileu correto do período além da comunicação que era feita pelos romanos e entre grupos que tinham línguas nativas diferentes.

Cada detalhe impressiona. A direção de arte, a fotografia, a parte técnica é impecável, com filmagens realizadas no Texas e também em Utah. Os artistas parecem terem sido escolhidos a dedo. Os intérpretes de Maria Madalena, Simão/Pedro, Mateus, João, Tiago, Tomé, entre outros e além do próprio Jesus (interpretado pelo excelente Jonathan Roumie) cumprem com louvor seus respectivos papéis. A trilha sonora é assinada por Dan Haseltine, e também pelo músico Matthew S. Nelson.

Com uma nota altíssima também no IMDB e uma força impressionante partindo do boca a boca para chegar a mais de 200 países e diversas plataformas espalhadas pelo mundo, The Chosen vem se tornando aos poucos uma das séries mais elogiadas de todo o planeta (a ideia dos realizadores é de que a série tenha sete temporadas ao todo). No Brasil, inclusive, já é um enorme sucesso, tanto que uma das maiores emissoras do país, o SBT, vai ser a primeira rede de televisão aberta no Brasil a exibir o seriado muito em breve na sua grade de programação.

Não importa qual sua religião, esse trabalho é agregador e emociona a cada novo episódio. A fé, a esperança, o lidar com os momentos difíceis viram enormes reflexões para quem deixar a mensagem chegar.

Raphael Camachohttps://guiadocinefilo.blogspot.com.br
Raphael Camacho é um profissional com mais de 20 anos de experiência no mercado cinematográfico. Ao longo de sua trajetória, atuou como programador de salas de cinema, além de ter trabalhado nas áreas de distribuição e marketing de filmes. Paralelamente à sua atuação na indústria, Raphael sempre manteve sua paixão pela escrita, contribuindo com o site Cinepop, onde se consolidou como um dos colaboradores mais antigos e respeitados deste que é um dos portais de cinema mais queridos do Brasil.
MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS