A Fox oficializou o cancelamento de duas de suas séries dramáticas em situação indefinida: ‘Alert: Missing Persons Unit‘ e ‘The Cleaning Lady‘.
As decisões foram tomadas após a exibição das temporadas atuais — ‘Alert‘ encerrou em 27 de maio, enquanto ‘The Cleaning Lady‘ teve seu final exibido em 3 de junho.
A medida já era esperada nos bastidores. Ambas as produções, ao lado de outras séries já descartadas como ‘Accused‘ e ‘The Great North‘, estavam nas últimas posições do ranking de audiência da Fox para a temporada 2024–2025. A última, atualmente em sua quinta temporada, também deve ser oficialmente cancelada até o fim do mês.
Apesar de também não ter sido renovada, a série antológica ‘Accused‘, produzida por Howard Gordon (‘24 Horas‘, ‘Homeland‘), ainda pode retornar como evento limitado, segundo o presidente da Fox Television Network, Michael Thorn. “Adoramos o projeto e o Howard. […] Como é uma antologia, não segue o mesmo cronograma das séries com elenco fixo. Pode haver uma oportunidade de retorno no futuro”.
Motivos dos cancelamentos
Ambas as produções eram coproduções da Fox com estúdios externos: Alert com a Sony Pictures TV, ‘The Cleaning Lady‘ com a Warner Bros. TV.
‘Alert: Missing Persons Unit‘, estrelada por Scott Caan e Dania Ramirez, chegou a ser considerada para uma possível renovação com reformulações, já que a Fox valorizava a química de Caan no papel principal e a evolução para um formato “buddy cop”. No entanto, a audiência não sustentou o investimento.
Já ‘The Cleaning Lady‘, protagonizada por Élodie Yung, enfrentou desafios criativos após a perda do ator Adan Canto, que faleceu em decorrência de um câncer. A série passou por reformulações, mas não conseguiu retomar o ritmo das temporadas anteriores, apesar de manter uma base fiel de fãs. O final da quarta temporada deixa pontas soltas e tramas não resolvidas.
‘Alert: Missing Persons Unit‘ acompanhava os esforços da unidade de pessoas desaparecidas da polícia da Filadélfia, com episódios focados na busca e no resgate de desaparecidos. No elenco estavam também Adeola Role, Ryan Broussard e Alisha-Marie Ahamed. A série era produzida por nomes como Jamie Foxx e Carla Kettner (showrunner).
‘The Cleaning Lady‘ era a primeira série dramática liderada por uma protagonista do Sudeste Asiático na TV aberta americana. Inspirada em um formato argentino, a trama seguia Thony De La Rosa, uma ex-cirurgiã cambojana-filipina que passa a trabalhar como faxineira e médica clandestina para uma organização criminosa em Las Vegas. Também estavam no elenco Martha Millan, Kate Del Castillo, Santiago Cabrera e outros.
