De acordo com o Deadline, a nova temporada de ‘The Crown’ já está disponível na Netflix. Em seu último ano, a série, dividida em duas partes, narra os últimos dias da Princesa Diana. No entanto, o drama da Netflix está sendo acusado de distorcer os fatos ao retratar Mohamed Al-Fayed como uma espécie de cupido entre Diana e Dodi Fayed.
Nos primeiros episódios deste último ano, acompanhamos o início do romance entre Diana e Dodi nos ensolarados arredores do Mediterrâneo. Contudo, o drama real de Peter Morgan sugere que o relacionamento foi arquitetado por Al-Fayed, o falecido magnata egípcio, como parte de sua busca pela cidadania britânica.
Entretanto, essa alegação foi refutada em 1997, e Michael Cole, ex-porta-voz de Al-Fayed, reafirmou que seu ex-chefe não teve participação no romance de Diana e Dodi.
Cole enfatizou que nunca presenciou ou teve conhecimento de Al-Fayed planejando o relacionamento ou tentando tornar o caso conhecido mundialmente, incluindo a encomenda de fotos do casal.
“A Netflix e a empresa de produção descrevem The Crown como ‘ficção dramatizada’ e eu não vou discordar dessa caracterização. Isso significa que é inventado”, disse ele.
No primeiro episódio da última temporada, intitulado ‘Persona non Grata’, o drama nos transporta para o Mediterrâneo, onde Al-Fayed (Salim Dau) reintroduz Diana (Elizabeth Debicki) e Dodi (Khalid Abdalla) em seu iate, Jonikal.
Al-Fayed realmente convidou Diana e seus filhos, príncipes William e Harry, para sua vila em St. Tropez no verão de 1997. Na época, foi noticiado que Dodi se juntou a eles no Jonikal.
No entanto, o enredo permite ao escritor de ‘The Crown’, Morgan, criar várias histórias que divergem da realidade, de acordo com Cole, ex-secretário de imprensa de Al-Fayed.
No decorrer do episódio, Al-Fayed instrui Dodi a conquistar Diana, afirmando que ele a colocou “à disposição” e que um relacionamento entre os dois “finalmente o faria se orgulhar de você.”
No Episódio 2, intitulado “Duas Fotos”, Al-Fayed ordena a uma empregada em seu iate que informe se Dodi e Diana estão “íntimos”. Após ser informado que estão compartilhando uma cama, o drama da Netflix sugere que Al-Fayed contratou o fotógrafo italiano Mario Brenna para capturar as famosas fotos de Diana e Dodi em um abraço privado no Jonikal.
“Como encontro um bom fotógrafo paparazzi?”, pergunta o Al-Fayed a seu assistente. “Não apenas qualquer idiota com uma lente longa. Eu quero o melhor fotógrafo do Mediterrâneo.”
Cole disse que a sugestão do envolvimento de Al-Fayed no relacionamento é “totalmente sem sentido”. Ele acrescentou: “Mohamed era um homem notável de muitas maneiras. Ele estava encantado que seu filho mais velho e a querida amiga de sua família, Diana, estivessem juntos. Mas fazer duas pessoas se apaixonarem uma pela outra? Isso estava além até de seus grandes talentos.”
Al-Fayed faleceu em agosto, aos 94 anos. Cole disse que suspeita que seu ex-chefe, conhecido por falar o que pensava, teria “muito a dizer” sobre a versão de eventos de ‘The Crown’.
A Netflix não fez comentários.
A primeira parte da última temporada já está disponível na Netflix, a segunda parte chega em 14 de dezembro.