domingo , 22 dezembro , 2024

The Eras Tour | Conheça ou relembre cada uma das músicas da aclamada turnê de Taylor Swift

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Taylor Swift é um dos nomes mais poderosos da indústria fonográfica contemporânea, tendo levado para casa centenas de prêmios ao longo de dez álbuns de estúdio – e, agora, caminhando para ter a turnê mais bem-sucedida da história com a The Eras Tour.

As apresentações continuam a todo vapor pelo mundo e, em novembro deste ano, ela chegará ao Brasil com nada menos que seis shows (três no Rio de Janeiro e outros três em São Paulo).



Pensando nisso, preparamos uma lista separando todas as canções presentes no setlist de sua turnê – com exceção da “música surpresa” que ela coloca em cada show -, analisando brevemente a composição de cada uma delas. Para tanto, separamos a lista da mesma maneira que a artista (ou seja, em dez atos).

Confira:

Assista também:
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ATO I – LOVER

MISS AMERICANA & THE HEARTBREAK PRINCE

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Enquanto a carreira de Taylor é recheada de explosivos e dançantes refrões, “Miss Americana & The Heartbreak Prince” prova que ela não tem medo de experimentar coisas novas. Apostando na suavidade de um synth-pop e num verborrágico enredo do medo de perder alguém, essa faixa é um dos estandartes que passaram longe do radar de Lover.

THE MAN

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O quarto single de Lover foi um grande divisor de águas na carreira de Swift e não tem o crédito que merece. Além de ter feito sua estreia diretorial com um elogiado videoclipe, “The Man” aflorou a presença política da performer com críticas ácidas aos privilégios masculinos da sociedade contemporânea e à necessidade do feminismo.

THE ARCHER

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Seja com metáforas líricas on point, seja com uma produção bastante caprichosa e saudosista, “The Archer” foi lançada de surpresa e, mesmo assim, não se configurou com um dos singles principais de Lover. De qualquer forma, o dream-pop e o new wave se uniram em uma potente composição movida pelos sintetizadores e trazendo uma das rendições mais pessoais de Swift.

CRUEL SUMMER

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Apaixonar-se é sempre algo misterioso e que nos causa borboletas no estômago, talvez pela emoção de enxergar alguém de um modo bem diferente do comum. É através dessa básica premissa, digna de qualquer rom-com dos anos 1990, que Swift cria “Cruel Summer”. A envolvente canção de amor é recheada de versos criativos e um uso potente dos sintetizadores, que lhe garantiram adoração por parte dos fãs.

YOU NEED TO CALM DOWN

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Swift demorou para se colocar como uma defensora política da comunidade LGBTQ+, por mais que seu público fosse majoritariamente parte desta. Com “You Need to Calm Down”, a artista usou e abusou de sua ácida ironia para criar um “hino” pró-queer, zombando de homofóbicos e preconceituosos através de uma narrativa bastante colorida e eufórica.

LOVER

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Taylor não poderia deixar de enfeitar seu sétimo álbum de estúdio com certas incursões do country – e fez isso de maneira belíssima ao contrastá-lo com o indie folk e o pop em Lover, uma semi-balada slowtempo que misturou inflexões do baixo com uma qualidade nostálgica sem igual.

ATO II – FEARLESS

LOVE STORY

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O lead single de Fearless, aclamado álbum que rendeu a Swift sua primeira estatueta de Álbum do Ano no Grammy Awards, é uma das músicas mais conhecidas da princesinha do country-pop. Inspirada pela clássica peça ‘Romeu e Julieta’, de William Shakespeare, “Love Story” se torno um sucesso massivo no cenário internacional e foi a música country ano pela BMI.

FEARLESS

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A música título de seu segundo álbum de estúdio é uma mudança drástica àquilo que Taylor havia nos apresentado desde então. Mergulhando de cabeça no pop rock, a temática gira em torno do destemor de se apaixonar e de lidar com o futuro, trazendo uma narrativa centrada no encontro perfeito. A canção debutou em nono lugar dos charts da Billboard.

YOU BELONG WITH ME

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O lead single de Fearless, aclamado álbum que rendeu a Swift sua primeira estatueta de Álbum do Ano no Grammy Awards, é uma das músicas mais conhecidas da princesinha do country-pop. Inspirada pela clássica peça ‘Romeu e Julieta’, de William Shakespeare, “Love Story” se torno um sucesso massivo no cenário internacional e foi a música country ano pela BMI.

ATO III – EVERMORE

WILLOW

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2020 se mostrou bastante prolífico para Taylor Swift e, menos de cinco meses depois do lançamento de Folklore, ela deu início a uma nova era respaldada no indie folk e no rock alternativo. A melódica e burlesca “willow” serviu como pontapé inicial do adorável álbum Evermore – e um dos melhores lead singles da artista.

CHAMPAGNE PROBLEMS

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Taylor sabe exatamente de que forma decide entregar suas belíssimas canções – e “champagne problems” não é um caso à parte. Enquanto restringe-se a uma linearidade fabulesca guiada pela repetição proposital do piano, a artista brinca com certas notas, as quais, eventualmente, fornecem a profundidade requisitada para um anthem tão catártico quanto este.

MARJORIE

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É difícil não se emocionar com a potência taciturna de “marjorie”. Um dos muitos ápices artísticos de Swift em Evermore, a faixa trata com carinho e com uma saudade imbatível Marjorie Finlay, falecida avó da performer que a encorajou a mergulhar no mundo da música. A própria cantora e compositora disse que Finlay a visita, ainda que em sonhos, para lhe dar inspiração e para segurar sua mão em momentos difíceis.

‘TIS THE DAMN SEASON

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Apostando nos ecos dissonantes da guitarra e do baixo, “‘tis the damn season” encontra espaço de sobra para colocar certas batidas panorâmicas em uma invernal e narcótica ambientação que recorda de tempos que não vão voltar mais – mas cujas consequências sempre são sentidas em uma determinada época do ano.

TOLERATE IT

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“tolerate it” mostra com vontade ígnea que Taylor Swift tem puro controle sobre suas incursões vocais e, por mais que seu alcance não seja espetacular, ela sabe como usá-lo a seu favor. Mais do que isso, a faixa prova novamente que a performer cria mágica com a melodia do piano e que tem um apreço gigantesco por unir tendências em um único escopo sonoro.

ATO IV – REPUTATION

DELICATE

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“Delicate” é uma das melhores músicas do sexto álbum de Swift, principalmente por resgatar um estilo musical do final do século passado e por retomar parceria com Martin e Shellback. O electropop, infundido com distorções vocais arrepiantes e envolventes, serviu como base para uma narrativa que voltava a demonstrar a vulnerabilidade de sua performer principal, ainda que contrastante com a produção restante do CD.

…READY FOR IT?

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Fazendo homenagens visuais a clássicos do sci-fi em uma arquitetura audiovisual cyberpunk, “…Ready For It?” foi o segundo single de Reputation e rendeu-se ao EDM e ao dubstep com força inigualável. A partir daí, todos já começavam a compreender exatamente o que a nova era representaria para a carreira de Taylor Swift.

DON’T BLAME ME

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Taylor Swift nos deu vida com as inflexões do dub de “Don’t Blame Me”, uma das faixas mais coesas de Reputation. Misturando elementos do gospel e do synth-pop, a canção merecia ter ganhado mais atenção da mídia, mas ao menos caiu no gosto popular. Os versos tratam do amor como se fosse uma droga viciante e perigosa, ainda que necessária.

LOOK WHAT YOU MADE ME DO

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“Look What You Made Me Do” abriu com êxito a era mais insana de Taylor Swift, Reputation. A mudança de ares e a atmosfera dark exalada pelos pesados versos misturo dance-pop e electroclash – e teve recepção polarizada por não ser nem um pouco parecida com qualquer coisa que a artista havia nos entregado até então. De qualquer forma, a canção se tornou o quinto #1 de Taylor nos charts da Billboard.

ATO V – SPEAK NOW

ENCHANTED

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“Enchanted” foi inspirado por um rapaz que Swift conheceu em Nova York mas que nunca o viu pessoalmente. Trocando e-mails entre si, a música é acompanhada por um tom agridoce de não saber se esse relacionamento sem precedentes seguiria em frente ou se encontraria obstáculos diversos. Uma platônica declaração amorosa que deixa a canção ainda mais polida do que já é.

LONG LIVE

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Quando Taylor anunciou que colaboraria com a artista brasileira Paula Fernandes, poucos acreditaram que o resultado final seria bom. Entretanto, a canção caiu no gosto popular e se tornou um sucesso em território nacional – apesar de ter recebido, à época do lançamento, críticas mistas que entraram em conflito com a produção demasiadamente densa, mas elogiaram a praticidade do single.

ATO VI – RED

22

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É quase de praxe que, quando alguém completa 22 anos, imediatamente se relembra da faixa homônima de Taylor Swift. A divertida investida traz referências ao disco e ao dance-pop em uma celebração da vida e de uma nova era que se inicia. “22” teve recepção sólida por parte da crítica, a qual elogiou o conteúdo lírico e a liberdade criativa da artista.

WE ARE NEVER EVER GETTING BACK TOGETHER

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O momento pelo qual estávamos todos esperando veio com o anúncio de Red, quarto álbum de estúdio de Swift. A vindoura transição para o pop começou com o viciante lead single “We Are Never Ever Getting Back Together”, assinado por ela, pelo lendário Max Martin e por Shellback. Garantindo o primeiro #1 de Taylor na Hot 100, a canção foi indicada na categoria de Gravação do Ano no Grammy 2013.

I KNEW YOU WERE TROUBLE

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A nova incursão do pop rock e do electropop de Swift veio alguns meses depois com “I Knew You Were Trouble”. Facilmente uma de suas músicas mais famosas, o single uptempo traz influências do dubstep e detalham com um escopo totalmente contraditório as adversidades de um relacionamento tóxico. A faixa foi um majestoso sucesso comercial à época de seu lançamento.

ALL TOO WELL (10 MINUTE VERSION)

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Em catorze anos de carreira, são poucas as canções que conseguiram ultrapassar a importância e a beleza de “All Too Well”. A melhor canção de Red(quiçá da carreira de Taylor) foi injustamente descartada como single à época do lançamento do álbum, mas tornou-se uma das favoritas dos fãs pelo poder lírico de seus versos sussurrados e pela presença de um tocante baixo – culminando em um evocativo refrão. Não é surpresa que, em novembro de 2021, Swift tenha dado um grande presente aos fãs com a prometida versão de dez minutos – que alcançou o topo da Billboard e levou inúmeros prêmios para casa.

ATO VII – FOLKLORE

CARDIGAN

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Taylor Swift abria uma nova e inesperada era com “Cardigan”, lead single de Folklore, com potência e poesia como nunca vistos na carreira da cantora. A melódica composição, auxiliada pela produção magistral de Antonoff, é guiada essencialmente pelo piano e abre espaço para o folk, arquitetando uma narrativa mnemônica sobre um romance perdido nas memórias.

INVISIBLE STRING

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“Invisible String” traz o retorno sólido do violão em uma descontruída balada romântica, uma história de amor que permitiu que o eu lírico (no caso a própria Taylor) pudesse se livrar das amarras de seu passado e encontrar paz interior, dialogando com basicamente tudo o que qualquer pessoa já quis.

BETTY

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Swift voltou a nos chamar atenção com seu forte retorno às raízes country com “Betty” uma triste canção que amalgama elementos do folk rock e que, liricamente, é centrado em James e Betty, dois dos personagens de um triângulo amoroso fictício que Taylor trouxe ao álbum, e em uma chocante revelação de infidelidade.

THE LAST GREAT AMERICAN DYNASTY

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O indie pop alternativo que se apodera de “The Last Great American Dynasty” é o melhor aspecto de uma das canções mais poderosas de Folklore. Contada a partir de uma perspectiva em terceira pessoa, a história é inspirada na socialite Rebekah Harkness, dona prévia do estado em que Swift atualmente mora.

AUGUST

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A dream-folk “August” provavelmente nunca verá a luz do dia como single, mas isso não apaga sua necessidade de redescobrimento. Falando sobre a efemeridade do tempo, Swift declama certos ápices e vales ao longo de quase quatro minutos e meios enquanto percebe que, por mais que tente, o homem pelo qual é apaixonada não lhe pertence, e sim à outra.

ILLICIT AFFAIRS

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É um fato dizer que Swift deixou Folklore de lado após lançar três músicas promocionais e um single oficial – esquecendo-se de dar mais atenção a gemas dentro da própria produção, como “Illicit Affairs”. A impecável faixa nos chama a atenção por destacar a infidelidade de um eu-lírico que faz de tudo para manter seu caso em segredo.

MY TEARS RICOCHET

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Escrita apenas por Taylor, “My Tears Ricochet” é uma das grandes faixas de Folklore e, felizmente, faz parte do setlist oficial da The Eras Tour. Contando com a produção de Jack AntonoffJoe Alwyn, a faixa é embebida no arena rock e no gospel, incorporando elementos de coro e sintetizadores de forma apaixonante e dilacerante.

ATO VIII – 1989

SHAKE IT OFF

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1989 marcou a transição completa do mundo do country para o pop de Taylor Swift – e veio da maneira mais viciante possível com o lead single “Shake It Off”. Recebida com moderada aclamação por parte dos críticos, a canção alcançou o topo dos charts da Billboard e foi indicada a três categorias do Grammy Awards em 2015.

STYLE

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“Style” é uma das poucas baladas de 1989 – e, por essa razão, um dos destaques da produção. Trazendo elementos do dream-pop e do funk-pop para uma construção explosiva e sutil, ao mesmo tempo, a canção ganhou atenção do público e dos fãs, ainda mais por ser acompanhada de um belíssimo videoclipe.

BLANK SPACE

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Permanecendo sete semanas no topo da Hot 100, “Blank Space” foi um sucesso massivo de crítica e de vendas – e uma declaração satírica que se autorreferenciava em comparação à atenção duvidosa que vinha recebendo da mídia. Musicalmente, a faixa é uma mistura interessante de electropop com hip-hop minimalista.

BAD BLOOD

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Se você se lembra das múltiplas incursões musicais do Disney Channel, que juntavam suas estrelas mirins para rendições únicas de clássicos do cinema, talvez se sinta familiarizado com a ideia por trás de “Bad Blood”. A infecciosa canção, um dueto feito ao lado de Kendrick Lamar, ganhou o público com um videoclipe (literalmente) incendiário com aparições de Selena Gomez, Ellie Goulding, Hailee Steinfeld, Jessica Alba, Cindy Crawford e muitas outras mulheres poderosas.

WILDEST DREAMS

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A balada synth e dream-pop “Wildest Dreams” não poderia ficar de fora da nossa lista, ainda mais por ser um dos singles mais tocados e conhecidos de 1989. Elogiado pelos vocais de Swift, a canção incorpora uma produção atmosférica belíssima que utiliza as batidas do coração da cantora como ponto inicial.

ATO IX – ACÚSTICO/MÚSICAS SURPRESAS

Para esse ato, fique ligado nas próximas matérias do CinePOP, pois iremos escolher dez canções que queremos que sejam cantadas no Brasil quando Taylor vier para cá.

ATO X – MIDNIGHTS

ANTI-HERO

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“Anti-Hero”, uma grata surpresa do álbum, parte de uma configuração similar sem perder uma idiossincrasia interessante (a profunda aliteração) e servindo como um discurso confessional de autossabotagem, marcado por “sou eu… Oi… Eu sou o problema, sou eu”. A canção é irretocável, envolvente e ecoante, dialogando com qualquer um que já tenha passado por uma situação em que as “vozes internas” vieram à tona e nos fizeram duvidar do nosso próprio caráter.

LAVENDER HAZE

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“Lavender Haze” almeja pelo minimalismo, principalmente por dar espaço para a rendição de Swift tomar forma. O segundo single de Midnights preza por uma repetitiva estrutura instrumental e uma cadência dos versos parecem homenagear artistas que se valem do mesmo aparato – como Lana Del Rey, que participa de uma das tracks do álbum, Selena Gomez e a recém-estreada Olivia Rodrigo. Em relação à composição não há muito o que falar: Taylor sempre foi uma força incomparável em relação à lírica (“eu fiquei sob escrutínio, você lidou com isso lindamente” é uma das várias entradas que nos chamam a atenção).

MIDNIGHT RAIN

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Migrando para o electropop“Midnight Rain” se configura como uma reflexão em que Taylor contempla um amor perdido e a forma como ela resolveu escolher a própria carreira em detrimento de uma vida “doméstica” – e, por essa razão, atraindo comentários negativos sobre sua persona.

VIGILANTE SHIT

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“Vigilant Shit”, sem sombra de dúvida a faixa mais ácida de Midnights, puxa aspectos de Reputation para um electro-synth comedido e uma história de vingança arrepiante (“eu não me visto para mulheres, não me visto para homens; ultimamente, me visto para vingança”), arrancando semelhanças de “Look What You Made Me Do” e pincelando-a com pulsões à la Charli XCX.

BEJEWELED

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Ainda que a produção de “Bejeweled” não seja muito original, ela foi forte o suficiente para encantar os fãs da loirinha. Lançado como segundo single oficial de Midnights, a canção é envolta pelo bubblegum pop que a leva de volta às suas primeiras incursões no gênero e se consagra como uma música de empoderamento e de autolibertação.

MASTERMIND

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A música de encerramento de Midnights é a ótima “Mastermind”, que foi desperdiçada como single oficial do álbum. A faixa é uma cândida história sobre um relacionamento amoroso e traz o melhor da colaboração entre Swift e Jack Antonoff à tona. Aqui, o que rege a estrutura da track é o incrível arranjo instrumental e o apreço pelo electropop.

KARMA

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“Karma” foi oficialmente lançado como single em um dueto com a rapper Ice Spice – e mesmo sua versão solo foi o suficiente para conquistar os fãs. Misturando chillwave, disco, electroclash e synth-pop, a produção é regada a sintetizadores e fecha com chave de ouro a turnê.

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Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

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The Eras Tour | Conheça ou relembre cada uma das músicas da aclamada turnê de Taylor Swift

Taylor Swift é um dos nomes mais poderosos da indústria fonográfica contemporânea, tendo levado para casa centenas de prêmios ao longo de dez álbuns de estúdio – e, agora, caminhando para ter a turnê mais bem-sucedida da história com a The Eras Tour.

As apresentações continuam a todo vapor pelo mundo e, em novembro deste ano, ela chegará ao Brasil com nada menos que seis shows (três no Rio de Janeiro e outros três em São Paulo).

Pensando nisso, preparamos uma lista separando todas as canções presentes no setlist de sua turnê – com exceção da “música surpresa” que ela coloca em cada show -, analisando brevemente a composição de cada uma delas. Para tanto, separamos a lista da mesma maneira que a artista (ou seja, em dez atos).

Confira:

ATO I – LOVER

MISS AMERICANA & THE HEARTBREAK PRINCE

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Enquanto a carreira de Taylor é recheada de explosivos e dançantes refrões, “Miss Americana & The Heartbreak Prince” prova que ela não tem medo de experimentar coisas novas. Apostando na suavidade de um synth-pop e num verborrágico enredo do medo de perder alguém, essa faixa é um dos estandartes que passaram longe do radar de Lover.

THE MAN

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O quarto single de Lover foi um grande divisor de águas na carreira de Swift e não tem o crédito que merece. Além de ter feito sua estreia diretorial com um elogiado videoclipe, “The Man” aflorou a presença política da performer com críticas ácidas aos privilégios masculinos da sociedade contemporânea e à necessidade do feminismo.

THE ARCHER

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Seja com metáforas líricas on point, seja com uma produção bastante caprichosa e saudosista, “The Archer” foi lançada de surpresa e, mesmo assim, não se configurou com um dos singles principais de Lover. De qualquer forma, o dream-pop e o new wave se uniram em uma potente composição movida pelos sintetizadores e trazendo uma das rendições mais pessoais de Swift.

CRUEL SUMMER

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Apaixonar-se é sempre algo misterioso e que nos causa borboletas no estômago, talvez pela emoção de enxergar alguém de um modo bem diferente do comum. É através dessa básica premissa, digna de qualquer rom-com dos anos 1990, que Swift cria “Cruel Summer”. A envolvente canção de amor é recheada de versos criativos e um uso potente dos sintetizadores, que lhe garantiram adoração por parte dos fãs.

YOU NEED TO CALM DOWN

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Swift demorou para se colocar como uma defensora política da comunidade LGBTQ+, por mais que seu público fosse majoritariamente parte desta. Com “You Need to Calm Down”, a artista usou e abusou de sua ácida ironia para criar um “hino” pró-queer, zombando de homofóbicos e preconceituosos através de uma narrativa bastante colorida e eufórica.

LOVER

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Taylor não poderia deixar de enfeitar seu sétimo álbum de estúdio com certas incursões do country – e fez isso de maneira belíssima ao contrastá-lo com o indie folk e o pop em Lover, uma semi-balada slowtempo que misturou inflexões do baixo com uma qualidade nostálgica sem igual.

ATO II – FEARLESS

LOVE STORY

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O lead single de Fearless, aclamado álbum que rendeu a Swift sua primeira estatueta de Álbum do Ano no Grammy Awards, é uma das músicas mais conhecidas da princesinha do country-pop. Inspirada pela clássica peça ‘Romeu e Julieta’, de William Shakespeare, “Love Story” se torno um sucesso massivo no cenário internacional e foi a música country ano pela BMI.

FEARLESS

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A música título de seu segundo álbum de estúdio é uma mudança drástica àquilo que Taylor havia nos apresentado desde então. Mergulhando de cabeça no pop rock, a temática gira em torno do destemor de se apaixonar e de lidar com o futuro, trazendo uma narrativa centrada no encontro perfeito. A canção debutou em nono lugar dos charts da Billboard.

YOU BELONG WITH ME

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O lead single de Fearless, aclamado álbum que rendeu a Swift sua primeira estatueta de Álbum do Ano no Grammy Awards, é uma das músicas mais conhecidas da princesinha do country-pop. Inspirada pela clássica peça ‘Romeu e Julieta’, de William Shakespeare, “Love Story” se torno um sucesso massivo no cenário internacional e foi a música country ano pela BMI.

ATO III – EVERMORE

WILLOW

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2020 se mostrou bastante prolífico para Taylor Swift e, menos de cinco meses depois do lançamento de Folklore, ela deu início a uma nova era respaldada no indie folk e no rock alternativo. A melódica e burlesca “willow” serviu como pontapé inicial do adorável álbum Evermore – e um dos melhores lead singles da artista.

CHAMPAGNE PROBLEMS

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Taylor sabe exatamente de que forma decide entregar suas belíssimas canções – e “champagne problems” não é um caso à parte. Enquanto restringe-se a uma linearidade fabulesca guiada pela repetição proposital do piano, a artista brinca com certas notas, as quais, eventualmente, fornecem a profundidade requisitada para um anthem tão catártico quanto este.

MARJORIE

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É difícil não se emocionar com a potência taciturna de “marjorie”. Um dos muitos ápices artísticos de Swift em Evermore, a faixa trata com carinho e com uma saudade imbatível Marjorie Finlay, falecida avó da performer que a encorajou a mergulhar no mundo da música. A própria cantora e compositora disse que Finlay a visita, ainda que em sonhos, para lhe dar inspiração e para segurar sua mão em momentos difíceis.

‘TIS THE DAMN SEASON

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Apostando nos ecos dissonantes da guitarra e do baixo, “‘tis the damn season” encontra espaço de sobra para colocar certas batidas panorâmicas em uma invernal e narcótica ambientação que recorda de tempos que não vão voltar mais – mas cujas consequências sempre são sentidas em uma determinada época do ano.

TOLERATE IT

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“tolerate it” mostra com vontade ígnea que Taylor Swift tem puro controle sobre suas incursões vocais e, por mais que seu alcance não seja espetacular, ela sabe como usá-lo a seu favor. Mais do que isso, a faixa prova novamente que a performer cria mágica com a melodia do piano e que tem um apreço gigantesco por unir tendências em um único escopo sonoro.

ATO IV – REPUTATION

DELICATE

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“Delicate” é uma das melhores músicas do sexto álbum de Swift, principalmente por resgatar um estilo musical do final do século passado e por retomar parceria com Martin e Shellback. O electropop, infundido com distorções vocais arrepiantes e envolventes, serviu como base para uma narrativa que voltava a demonstrar a vulnerabilidade de sua performer principal, ainda que contrastante com a produção restante do CD.

…READY FOR IT?

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Fazendo homenagens visuais a clássicos do sci-fi em uma arquitetura audiovisual cyberpunk, “…Ready For It?” foi o segundo single de Reputation e rendeu-se ao EDM e ao dubstep com força inigualável. A partir daí, todos já começavam a compreender exatamente o que a nova era representaria para a carreira de Taylor Swift.

DON’T BLAME ME

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Taylor Swift nos deu vida com as inflexões do dub de “Don’t Blame Me”, uma das faixas mais coesas de Reputation. Misturando elementos do gospel e do synth-pop, a canção merecia ter ganhado mais atenção da mídia, mas ao menos caiu no gosto popular. Os versos tratam do amor como se fosse uma droga viciante e perigosa, ainda que necessária.

LOOK WHAT YOU MADE ME DO

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“Look What You Made Me Do” abriu com êxito a era mais insana de Taylor Swift, Reputation. A mudança de ares e a atmosfera dark exalada pelos pesados versos misturo dance-pop e electroclash – e teve recepção polarizada por não ser nem um pouco parecida com qualquer coisa que a artista havia nos entregado até então. De qualquer forma, a canção se tornou o quinto #1 de Taylor nos charts da Billboard.

ATO V – SPEAK NOW

ENCHANTED

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“Enchanted” foi inspirado por um rapaz que Swift conheceu em Nova York mas que nunca o viu pessoalmente. Trocando e-mails entre si, a música é acompanhada por um tom agridoce de não saber se esse relacionamento sem precedentes seguiria em frente ou se encontraria obstáculos diversos. Uma platônica declaração amorosa que deixa a canção ainda mais polida do que já é.

LONG LIVE

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Quando Taylor anunciou que colaboraria com a artista brasileira Paula Fernandes, poucos acreditaram que o resultado final seria bom. Entretanto, a canção caiu no gosto popular e se tornou um sucesso em território nacional – apesar de ter recebido, à época do lançamento, críticas mistas que entraram em conflito com a produção demasiadamente densa, mas elogiaram a praticidade do single.

ATO VI – RED

22

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É quase de praxe que, quando alguém completa 22 anos, imediatamente se relembra da faixa homônima de Taylor Swift. A divertida investida traz referências ao disco e ao dance-pop em uma celebração da vida e de uma nova era que se inicia. “22” teve recepção sólida por parte da crítica, a qual elogiou o conteúdo lírico e a liberdade criativa da artista.

WE ARE NEVER EVER GETTING BACK TOGETHER

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O momento pelo qual estávamos todos esperando veio com o anúncio de Red, quarto álbum de estúdio de Swift. A vindoura transição para o pop começou com o viciante lead single “We Are Never Ever Getting Back Together”, assinado por ela, pelo lendário Max Martin e por Shellback. Garantindo o primeiro #1 de Taylor na Hot 100, a canção foi indicada na categoria de Gravação do Ano no Grammy 2013.

I KNEW YOU WERE TROUBLE

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A nova incursão do pop rock e do electropop de Swift veio alguns meses depois com “I Knew You Were Trouble”. Facilmente uma de suas músicas mais famosas, o single uptempo traz influências do dubstep e detalham com um escopo totalmente contraditório as adversidades de um relacionamento tóxico. A faixa foi um majestoso sucesso comercial à época de seu lançamento.

ALL TOO WELL (10 MINUTE VERSION)

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Em catorze anos de carreira, são poucas as canções que conseguiram ultrapassar a importância e a beleza de “All Too Well”. A melhor canção de Red(quiçá da carreira de Taylor) foi injustamente descartada como single à época do lançamento do álbum, mas tornou-se uma das favoritas dos fãs pelo poder lírico de seus versos sussurrados e pela presença de um tocante baixo – culminando em um evocativo refrão. Não é surpresa que, em novembro de 2021, Swift tenha dado um grande presente aos fãs com a prometida versão de dez minutos – que alcançou o topo da Billboard e levou inúmeros prêmios para casa.

ATO VII – FOLKLORE

CARDIGAN

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Taylor Swift abria uma nova e inesperada era com “Cardigan”, lead single de Folklore, com potência e poesia como nunca vistos na carreira da cantora. A melódica composição, auxiliada pela produção magistral de Antonoff, é guiada essencialmente pelo piano e abre espaço para o folk, arquitetando uma narrativa mnemônica sobre um romance perdido nas memórias.

INVISIBLE STRING

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“Invisible String” traz o retorno sólido do violão em uma descontruída balada romântica, uma história de amor que permitiu que o eu lírico (no caso a própria Taylor) pudesse se livrar das amarras de seu passado e encontrar paz interior, dialogando com basicamente tudo o que qualquer pessoa já quis.

BETTY

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Swift voltou a nos chamar atenção com seu forte retorno às raízes country com “Betty” uma triste canção que amalgama elementos do folk rock e que, liricamente, é centrado em James e Betty, dois dos personagens de um triângulo amoroso fictício que Taylor trouxe ao álbum, e em uma chocante revelação de infidelidade.

THE LAST GREAT AMERICAN DYNASTY

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O indie pop alternativo que se apodera de “The Last Great American Dynasty” é o melhor aspecto de uma das canções mais poderosas de Folklore. Contada a partir de uma perspectiva em terceira pessoa, a história é inspirada na socialite Rebekah Harkness, dona prévia do estado em que Swift atualmente mora.

AUGUST

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A dream-folk “August” provavelmente nunca verá a luz do dia como single, mas isso não apaga sua necessidade de redescobrimento. Falando sobre a efemeridade do tempo, Swift declama certos ápices e vales ao longo de quase quatro minutos e meios enquanto percebe que, por mais que tente, o homem pelo qual é apaixonada não lhe pertence, e sim à outra.

ILLICIT AFFAIRS

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É um fato dizer que Swift deixou Folklore de lado após lançar três músicas promocionais e um single oficial – esquecendo-se de dar mais atenção a gemas dentro da própria produção, como “Illicit Affairs”. A impecável faixa nos chama a atenção por destacar a infidelidade de um eu-lírico que faz de tudo para manter seu caso em segredo.

MY TEARS RICOCHET

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Escrita apenas por Taylor, “My Tears Ricochet” é uma das grandes faixas de Folklore e, felizmente, faz parte do setlist oficial da The Eras Tour. Contando com a produção de Jack AntonoffJoe Alwyn, a faixa é embebida no arena rock e no gospel, incorporando elementos de coro e sintetizadores de forma apaixonante e dilacerante.

ATO VIII – 1989

SHAKE IT OFF

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1989 marcou a transição completa do mundo do country para o pop de Taylor Swift – e veio da maneira mais viciante possível com o lead single “Shake It Off”. Recebida com moderada aclamação por parte dos críticos, a canção alcançou o topo dos charts da Billboard e foi indicada a três categorias do Grammy Awards em 2015.

STYLE

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“Style” é uma das poucas baladas de 1989 – e, por essa razão, um dos destaques da produção. Trazendo elementos do dream-pop e do funk-pop para uma construção explosiva e sutil, ao mesmo tempo, a canção ganhou atenção do público e dos fãs, ainda mais por ser acompanhada de um belíssimo videoclipe.

BLANK SPACE

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Permanecendo sete semanas no topo da Hot 100, “Blank Space” foi um sucesso massivo de crítica e de vendas – e uma declaração satírica que se autorreferenciava em comparação à atenção duvidosa que vinha recebendo da mídia. Musicalmente, a faixa é uma mistura interessante de electropop com hip-hop minimalista.

BAD BLOOD

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Se você se lembra das múltiplas incursões musicais do Disney Channel, que juntavam suas estrelas mirins para rendições únicas de clássicos do cinema, talvez se sinta familiarizado com a ideia por trás de “Bad Blood”. A infecciosa canção, um dueto feito ao lado de Kendrick Lamar, ganhou o público com um videoclipe (literalmente) incendiário com aparições de Selena Gomez, Ellie Goulding, Hailee Steinfeld, Jessica Alba, Cindy Crawford e muitas outras mulheres poderosas.

WILDEST DREAMS

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A balada synth e dream-pop “Wildest Dreams” não poderia ficar de fora da nossa lista, ainda mais por ser um dos singles mais tocados e conhecidos de 1989. Elogiado pelos vocais de Swift, a canção incorpora uma produção atmosférica belíssima que utiliza as batidas do coração da cantora como ponto inicial.

ATO IX – ACÚSTICO/MÚSICAS SURPRESAS

Para esse ato, fique ligado nas próximas matérias do CinePOP, pois iremos escolher dez canções que queremos que sejam cantadas no Brasil quando Taylor vier para cá.

ATO X – MIDNIGHTS

ANTI-HERO

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“Anti-Hero”, uma grata surpresa do álbum, parte de uma configuração similar sem perder uma idiossincrasia interessante (a profunda aliteração) e servindo como um discurso confessional de autossabotagem, marcado por “sou eu… Oi… Eu sou o problema, sou eu”. A canção é irretocável, envolvente e ecoante, dialogando com qualquer um que já tenha passado por uma situação em que as “vozes internas” vieram à tona e nos fizeram duvidar do nosso próprio caráter.

LAVENDER HAZE

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“Lavender Haze” almeja pelo minimalismo, principalmente por dar espaço para a rendição de Swift tomar forma. O segundo single de Midnights preza por uma repetitiva estrutura instrumental e uma cadência dos versos parecem homenagear artistas que se valem do mesmo aparato – como Lana Del Rey, que participa de uma das tracks do álbum, Selena Gomez e a recém-estreada Olivia Rodrigo. Em relação à composição não há muito o que falar: Taylor sempre foi uma força incomparável em relação à lírica (“eu fiquei sob escrutínio, você lidou com isso lindamente” é uma das várias entradas que nos chamam a atenção).

MIDNIGHT RAIN

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Migrando para o electropop“Midnight Rain” se configura como uma reflexão em que Taylor contempla um amor perdido e a forma como ela resolveu escolher a própria carreira em detrimento de uma vida “doméstica” – e, por essa razão, atraindo comentários negativos sobre sua persona.

VIGILANTE SHIT

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“Vigilant Shit”, sem sombra de dúvida a faixa mais ácida de Midnights, puxa aspectos de Reputation para um electro-synth comedido e uma história de vingança arrepiante (“eu não me visto para mulheres, não me visto para homens; ultimamente, me visto para vingança”), arrancando semelhanças de “Look What You Made Me Do” e pincelando-a com pulsões à la Charli XCX.

BEJEWELED

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Ainda que a produção de “Bejeweled” não seja muito original, ela foi forte o suficiente para encantar os fãs da loirinha. Lançado como segundo single oficial de Midnights, a canção é envolta pelo bubblegum pop que a leva de volta às suas primeiras incursões no gênero e se consagra como uma música de empoderamento e de autolibertação.

MASTERMIND

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A música de encerramento de Midnights é a ótima “Mastermind”, que foi desperdiçada como single oficial do álbum. A faixa é uma cândida história sobre um relacionamento amoroso e traz o melhor da colaboração entre Swift e Jack Antonoff à tona. Aqui, o que rege a estrutura da track é o incrível arranjo instrumental e o apreço pelo electropop.

KARMA

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“Karma” foi oficialmente lançado como single em um dueto com a rapper Ice Spice – e mesmo sua versão solo foi o suficiente para conquistar os fãs. Misturando chillwave, disco, electroclash e synth-pop, a produção é regada a sintetizadores e fecha com chave de ouro a turnê.

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Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

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