Pouco depois do final da 2ª temporada, o cocriador Neil Druckmann revelou que não retornaria para o terceiro ciclo da aclamada série ‘The Last of Us’, da HBO.
Agora, em uma recente entrevista à Variety, o produtor e realizador rompeu silêncio e comentou sobre sua saída do projeto.
“Nossos objetivos para a série — eu tinha vários objetivos, alguns deles egoístas. Eu queria elevar ‘The Last of Us’ para além das pessoas que já jogaram o jogo”, ele explicou. “Senti que essa história poderia encontrar um público maior para pessoas que nunca jogarão videogames. Eu queria elevar a Naughty Dog, e a PlayStation tem sido meu lar há 21 anos, tendo me dado todo o apoio para contar essas histórias maravilhosas. Era um objetivo muito louco, mas eu queria que alguém assistisse a essa série sem ter ideia de que era baseada no videogame, e depois pensasse: ‘Espera aí, isso é baseado em um videogame?'”.
Druckmann acrescenta:
“Foi bastante desafiador estar tão envolvido como co-showrunner na 1ª e na 2ª temporadas, enquanto comandava um estúdio, trabalhava, dirigia e escrevia um jogo. Eu realmente gostei, na Naughty Dog, do número pessoas que se destacaram enquanto eu estava trabalhando na 2ª temporada. Especificamente, me esforcei bastante no Episódio 206 — preparando-o, escrevendo-o, dirigindo-o. Eu não tinha certeza se conseguiria fazer isso de novo. Então, senti que, naquele período em que estávamos encerrando toda a divulgação para a imprensa e prestes a começar a sério a 3ª temporada, era um bom momento para reavaliar tudo”.
Druckmann também revelou o momento em que decidiu se afastar do projeto. “Foi bem quando estávamos prestes a começar a sala dos roteiristas para a 3ª temporada. Eu olhei para o que estava na minha frente, como seria a próxima temporada, e com todas as coisas de ‘The Last of Us’ em que estou trabalhando — não apenas a série —, com todos os jogos em que estou trabalhando […]. Senti que poderia cumprir melhor todas as minhas responsabilidades se permanecesse em um nível mais alto”.
Anteriormente, Bella Ramsey, intérprete da protagonista Ellie, também comentou sobre a saída de Druckmann.
“O universo de ‘The Last of Us’ é uma criação [de Neil Druckmann], assim como sua voz e sua direção criativa. Nada disso vai desaparecer na terceira temporada por ele não estar mais envolvido ativamente com a série. Essa sempre será sua criação. E nós sempre tentamos honrar os jogos e este universo que ele criou. Ele definitivamente fará falta durante as gravações, mas seu espírito seguirá na narrativa”, ela disse.
Sem previsão de lançamento, o próximo ciclo deve estrear apenas em 2027.
Crítica | 2ª temporada de ‘The Last of Us’ se inicia com um tenso e envolvente prospecto
A série é baseada na franquia de jogos que leva o mesmo nome e que nasceu no PlayStation 3 e atualmente recebeu no PlayStation 5 uma nova versão do primeiro jogo, com gráficos e jogabilidade aprimorados. O jogo é desenvolvido pelo estúdio Naughty Dog, considerado um dos maiores sucessos da Sony.
Pedro Pascal (‘The Mandarolian’) e Bella Ramsey (‘Game of Thrones’) estrelam como Joel e Ellie, respectivamente.
A série foi criada por Craig Mazin (‘Chernobyl’), que também serve como roteirista e produtor executivo da adaptação ao lado de Druckmann.

