InícioDestaque'The Lost Children of Tuam': Liam Neeson produzirá filme sobre crianças desaparecidas...

‘The Lost Children of Tuam’: Liam Neeson produzirá filme sobre crianças desaparecidas baseado em fato real


O ator Liam Neeson, conhecido por filmes comoBusca Implacável, será um dos produtores de The Lost Children of Tuam, um longa irlandês baseado em uma história real chocante. O filme aborda a descoberta de 796 crianças que teriam sido enterradas em valas comuns e sem identificação no terreno de uma antiga instituição.

Segundo a Variety, Monica Dolan será a protagonista do filme, dirigido por Frank Berry, com roteiro de Rebecca Lenkiewicz. Vale ressaltar que, por enquanto, Liam Neeson não estrelará a produção.

O filme, que atualmente está em fase de filmagens, é baseado no artigo do The New York Times The Lost Children of Tuam, escrito por Dan Barry em 2017.



A trama seguirá a historiadora amadora Catherine Corless. Enquanto pesquisava a antiga instituição Bon Secours Mother and Baby Home, em Tuam, no condado de Galway, Corless descobriu indícios devastadores: quase 800 crianças teriam sido enterradas no local sem identificação.

A descoberta de Corless levou a uma ampla campanha por justiça para as vítimas e sobreviventes do local. As escavações do túmulo coletivo começaram em 2025.

Além de Dolan, o elenco contará com Andrew Bennett e Ian McElhinney.

Em declaração oficial, Catherine Corless comentou sobre a produção: “É uma grande honra para mim ver uma equipe tão dedicada, profissional e de alto nível produzindo este filme, que retrata minha jornada árdua desde a descoberta do que realmente aconteceu em Tuam até a luta que enfrentei para trazer essa verdade à tona, enfrentando inúmeros obstáculos. É impressionante ver a paixão com que Frank Berry e sua equipe estão comprometidos com a verdade, e sou muito grata, pois isso tem sido a essência de toda a minha trajetória. Dizem que um bom filme é imortal, e não tenho dúvidas de que ‘The Lost Children of Tuam’ estará sob esse mesmo holofote”.

Liam Neeson também expressou a importância do projeto: “A história de Tuam é extremamente importante e ressoa fortemente nos dias de hoje, especialmente no que diz respeito às crianças e a quem é considerado digno de cuidado, e quem não é. É uma investigação dolorosa e necessária sobre o passado, que reverbera no presente. Mostra o que uma única pessoa pode fazer com determinação. A paixão e a persistência de Catherine Corless são uma verdadeira inspiração”.

MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS