[ANTES DE COMEÇAR A MATÉRIA, FIQUE CIENTE QUE ELA ESTÁ RECHEADA DE SPOILERS]
Se você ainda não assistiu aos episódios da terceira temporada de The Mandalorian, evite esta matéria, pois ela contém spoilers.
Amanhã (19), chega ao fim a terceira temporada de The Mandalorian, uma das produções mais aguardadas da ainda recente história do Disney+. E apesar das inconstâncias dos episódios, o penúltimo capítulo conseguiu superar quase todos os já feitos até aqui, deixando a expectativa lá em cima para o episódio que fechará a temporada.
Com a tropa dos Mandalorianos reunida e encurralada, tudo indica que Din Djarin e Bo Katan vão atrás do terrível Moff Gideon em busca de vingança, não só pelo massacre promovido na caverna, mas também pela apropriação de algo tão importante para a cultura e identidade dos Mandalorianos: o Beskar. Porém, o que antes era uma grande expectativa, logo virou preocupação.
Isso porque o dublê de Pedro Pascal, Brendan Wayne, passou a última semana em alta ao comentar uma frase que gelou a espinha de muitos fãs. Só para contextualizar, com a alta de Pascal em Hollywood, Wayne teve bastante trabalho nesta temporada. E isso refletiu até mesmo nos episódios, que não foram tão focados em Din Djarin, apesar dele estar sempre presente. Então, com tanto envolvimento do dublê na trama, é de se preocupar que ele tenha declarado que o final da temporada: “pode ser bastante doloroso”.
Pois é, assim que ele disse isso, alguns fãs começaram a teorizar que Din poderá morrer no episódio de amanhã. Seria uma atitude muito corajosa da produção se livrar de um protagonista que vem sendo construído ao longo dos últimos anos. Só que se isso acontecer mesmo, a série irá de encontro a uma conhecida teoria dos fãs que aponta para o pequeno Grogu como o “Mandaloriano” que dá nome a série. O que até faria sentido, já que o tampinha está cada vez mais envolvido com esse povo, aprendendo seus costumes e tradições e já até separou uma briga entre eles.
Falando no Grogu, outra expectativa é que ele apronte mais uma vez nesse episódio final. Antes do início dessa temporada, sua última aparição no universo Star Wars havia sido em O Livro de Boba Fett, em que pudemos ver parte de seu breve treinamento com Luke Skywalker, antes de abandonar os ideais Jedi para se juntar novamente ao Mando e seguir a doutrina mandaloriana.
Só que o pequeno já demonstrava ter aprimorado suas habilidades com A Força e criou-se uma expectativa que ele usasse mais esses ‘poderes’ na série em que foi introduzido, o que aconteceu bem pouco. E como agora ele está mais veloz com sua armadura/ corpo do ex-babá, IG-12, será que veremos ele efetivamente lutar com seus aprendizados Jedi? Seria interessante demais e já daria um gancho para a próxima temporada.
Mas a verdade é que o gancho que todos queremos ver é a estreia de um personagem que foi citado brevemente no episódio da semana passada: o Grande Almirante Thrawn. Todos sabemos que sua aparição em live action é mera questão de tempo, já que ele foi visto em um frame do trailer da próxima grande série Star Wars, Ahsoka, do streaming e já tem até seu ator escalado. Assim como nas animações, ele será interpretado por Lars Mikkelsen.
E como esse episódio final trará um embate fatal entre os Mandalorianos e Moff Gideon, não seria nenhum absurdo esperar que Gideon fosse derrotado e Thrawn aparecesse, mesmo que brevemente, para tomar de vez o controle do renascimento dos ideais imperiais, provavelmente levando ao surgimento da Primeira Ordem. Seria o gancho perfeito para chamar o público para a série da Ahsoka Tano e ainda repercutiria bastante, já que o Grande Almirante é um dos personagens favoritos dos fãs, mesmo sem nunca ter aparecido em produções live action.
E por se tratar de um embate tão difícil, é possível que grandes aliados de outras temporadas deem as caras para ajudar. O mais óbvio seria o famoso Boba Fett, que enxerga Din como um grande aliado e poderia retribuir a confiança ajudando nesta guerra. Também há a possibilidade da Nova República chegar para ajudar a combater as rebarbas do Império, como flertaram os últimos episódios. Há também quem sonhe até mesmo com uma nova participação de Luke Skywalker, mostrando o poder do Último Jedi.
Mas para ser muito sincero, é melhor não criar muitas expectativas para essa muleta de roteiro de trazer todos os personagens que o público gosta de volta para o último episódio. É que A Ascensão Skywalker (2019) fez isso recentemente e não foi lá muito bem aceito pela crítica e pelos fãs, então não apostaria que eles repetissem essa proposta tão cedo assim.
Por fim, nada parece empolgar tanto quanto a possibilidade do lendário Mitossauro revelar sua aparência e salvar o dia para cumprir a profecia de que o despertar do Mitossauro marcaria o ressurgimento de Mandalore, que é o grande objetivo de vida de Bo Katan. E como a criatura, que teoricamente estava extinta, foi vista no segundo episódio desta terceira temporada, acreditamos – e esperamos – que não tenha sido um mero easter egg sem utilidade para a trama.
Assim sendo, quem seria o responsável por “domar” e conduzir o Mitossauro contra as rebarbas imperiais, se tornando o símbolo do renascimento de Mandalore? Din ou Bo Katan? Cá entre nós, a Bo já teve que ver o Din conquistar e portar o Sabre Negro, outro símbolo máximo de liderança de seu povo, se ele chegar e despertar o Mitossauro, é bem provável que ela fique desmoralizada como líder dos mandalorianos. Por isso, acredito que se houver a participação do monstrão, será junto a Bo Katan, que pode terminar essa temporada se confirmando como a grande líder do renascimento do planeta.
E aí? O que vocês esperam desse episódio final? Digam nos comentários!
O season finale de The Mandalorian estreia nesta quarta-feira (19) no Disney+.