‘The Wizard of the Kremlin’, novo filme estrelado por Jude Law como o presidente da Rússia, Vladimir Putin, levantou questionamentos sobre se se trata de uma cinebiografia.
Em entrevista à Variety, o diretor francês Olivier Assayas esclareceu a proposta da obra:
“A história de como Vladimir Putin se tornou, gradualmente, o líder da Rússia é algo que nunca foi contado ou compreendido com a exatidão e profundidade do livro de Giuliano. A narrativa tem algo de ‘história de origem’, mas eu diria que é a origem do mundo político moderno, não de Putin em si”, afirmou.
“É nesse momento que uma nova forma de fazer política se enraíza, e cujas consequências ainda sentimos hoje. Essa transformação começou nesse período, nesses círculos de poder, onde ela se consolidou e passou a dominar a política tradicional”, acrescentou.
O longa conta com um elenco estrelado: além de Jude Law (‘Sherlock Holmes’), estão no filme Paul Dano (‘The Batman’), Alicia Vikander (‘Tomb Raider: A Origem’), Zach Galifianakis (‘Se Beber, Não Case!’) e Tom Sturridge (‘Sandman’).
A trama acompanha Vadim Baranov (Paul Dano), um jovem artista que se torna um produtor de TV de sucesso e, posteriormente, o assessor de imprensa do presidente russo. Baranov precisa lidar com os bastidores perigosos da política russa, manipulando mídia e opinião pública com sua inteligência e carisma.
O roteiro é assinado por Olivier Assayas em parceria com Emmanuel Carrère, autor do livro “Limonov”, que também foi adaptado para o cinema. A produção é de Charles Gillibert, com apoio das produtoras Mandarin Production e MK2 Films.
O filme ainda não tem data de estreia confirmada.
