‘Thunderbolts*’ marcou os cinemas ao apresentar, pela primeira vez, o Sentinela/Vazio. Agora, o cineasta Jake Schreier, diretor do filme, falou sobre a adaptação do Vazio, explicando que ele chegou a considerar adaptar algumas das formas mais monstruosas e inspiradas no terror do personagem.
Nos quadrinhos, o visual do Vazio se assemelha às pinturas de H.R. Giger. E, ao que parece, esse tipo de design chegou a ser cogitado.
“Sim, experimentamos de tudo. Foi um processo de exploração para descobrir qual deveria ser a aparência dele”, disse Schreier. “Acho que o Kevin [Feige] nos impulsionou muito nessa direção de: ‘Será que conseguimos fazer algo fotográfico? Há alguma forma de fazer isso sem CGI?’ No fim, não realmente, não em uma linguagem visual que combinasse com o resto do filme”.
Schreier destacou a importância de manter a atuação do ator no centro da representação do Vazio:
“Mas queríamos algo em que ele fosse filmado de fato em todas as cenas, com simplicidade. Ele nunca é totalmente em CGI. Há rotoscopia envolvida, mas a ideia era pensar no que havia de mais simples que ainda pudesse preservar o máximo possível da atuação do Lewis [Pullman], para que sentíssemos a emoção dele ali”, acrescentou.
Schreier também refletiu sobre como, muitas vezes, simplificar visualmente pode causar mais impacto do que se espera:
“Existe esse histórico do uso de CGI nos filmes da Marvel, então, tomar um rumo mais simples pode surpreender justamente pela ausência do que as pessoas esperam. Consideramos todas essas abordagens, e usamos referências de todos os elementos dos quadrinhos. Há muitas formas incríveis como ele já foi retratado”, destacou.
“Acho que, no nosso filme, algumas das versões mais monstruosas do Void… nós exploramos um pouco disso, como os olhos vermelhos. Mas aí percebemos que, no final, precisaríamos dar uma guinada emocional para que o público ainda se importasse com ele, quisesse resgatar Bob daquele lugar. Então foi sempre esse equilíbrio: queríamos que fosse assustador, impactante, mas não ao ponto de distanciar tanto o espectador a ponto de ele não querer resgatar Bob daquele espaço”, concluiu.

A Marvel Studios e uma equipe de veteranos guerreiros independentes que se venderam para o lado errado apresentam Thunderbolts*, um grupo irreverente composto pela assassina deprimida Yelena Belova (Florence Pugh) e por figuras desajustadas.
O elenco ainda conta com Sebastian Stan (Bucky Barnes), Wyatt Russell (Agente Americano), Olga Kurylenko (Treinadora), Lewis Pullman (Sentinela), David Harbour (Guardião Vermelho), Hannah John-Kamen (Fantasma) e Julia Louis-Dreyfus (Valentina Allegra de Fontaine).
O roteiro é escrito por Eric Pearson.
