Emma Stone e Willem Dafoe, estrelas de ‘Tipos De Gentileza’, o novo filme de Yorgos Lanthimos, não economizaram elogios ao cineasta com quem têm trabalhado em aclamadas produções.
Durante uma entrevista ao FilmUpdates, Dafoe declarou: “Ele nos dá coisas divertidas para fazer. Amamos estar perto dele. Amo seu trabalho. Ele atrai pessoas maravilhosas para o projeto. Fico muito feliz quando estou no set com ele e na sua companhia. E, claro, trabalhar com Emma Stone é uma grande vantagem!”
“Não poderia concordar mais com o que Willem disse”, acrescenta Stone.
“É exatamente assim que eu me sinto. É uma daquelas coisas; você se sente atraído por alguém, gosta do trabalho deles, gosta do ambiente no set. Tive uma experiência maravilhosa em ‘A Favorita’. Eu realmente me senti muito próxima do elenco e da equipe. Lembro das pessoas nos vendo quando estávamos promovendo ‘Pobres Criaturas’. Um dos meus amigos viu o Mark [Ruffalo], Willem, Ramy [Youssef] e eu todos juntos, e eles ficaram tipo, ‘Que tipo de set é esse? Vocês não estão aqui para trabalhar!’ Estamos apenas nos amando e nos sentindo tão próximos. Ter essa energia em um set realmente te faz sentir vivo. É muito inspirador. Acho que fazemos um trabalho melhor quando sentimos esse nível de comunidade e confiança, parece teatro”.
Dafoe aproveitou para defender a história do filme que chocou o Festival de Cannes com cenas de sexo grupal, canibalismo e violência.
“Sempre que leio um roteiro, sempre me pergunto, ‘O que estou fazendo com isso? Quero fazer essas coisas? É interessante para mim? É algo que conheço bem e quero fazer ou é algo tão distante que quero aprender sobre? É assim que funciona”.
“Trata-se de fazer. Você realmente olha até que haja tanto que você não pode antecipar, e não quero antecipar porque, uma vez que você decide certas coisas, às vezes perde a vida da descoberta, então é bom ser um pouco estúpido às vezes. É bom ser educado ou se envolver através da experiência de fazer, e isso é muito essencial. Então, quando leio um roteiro, [meus pensamentos sobre ele se tornam] meio secundários. Um bom roteiro é algo lindo de se ter, mas eu olho em volta para ver quem está na sala e para onde vai ser, que tipo de personagem vou interpretar. Nem decido quem é o personagem. É tipo, ‘Isso me despertou,’ e é isso”, concluiu o ator.
‘Tipos De Gentileza’ chega aos cinemas brasileiros no dia 22 de agosto.
Confira junto ao trailer e siga o CinePOP no Youtube.
‘Tipos de Gentileza’ conquistou críticas bastante positivas no Rotten Tomatoes, alcançado 81% de aprovação com base em 47 avaliações.
Porém, o filme chocou o público ao trazer cenas de sexo grupal, canibalismo e violência. Mas, no geral, os críticos elogiaram a genialidade do cineasta.
“Em uma época em que o cinema muitas vezes é frustrantemente simplista ou prescritivo, Tipos de Gentileza se destaca pela sua própria ambiguidade. Além disso, oferece uma abundância de elementos para reflexão e análise”, disse Radhika Seth da Vogue.
“Este filme, longo e incrivelmente original, cativa mesmo enquanto frustra, desafiando a lógica convencional ao apresentar uma sátira absurda da sociedade moderna. Nunca se torna monótono, no entanto, a sensibilidade peculiar de Lanthimos requer um tipo especial de paciência”, disse Peter Debruge da Variety.
“Na primeira observação, talvez não seja tão tematicamente coeso quanto alguns espectadores desejariam, mas à medida que você pondera mais sobre o filme, as peças do quebra-cabeça começam a se encaixar e os temas comuns começam a emergir”, disse David Rooney do Hollywood Reporter.
“”Tipos de Gentileza” se destaca como mais um trabalho envolvente de um autor disposto a provocar e fazer escolhas ousadas”, disse Gregory Ellwood do The Playlist.
“Aqueles que esperam por algum sentido de grande significado – ou, na verdade, qualquer tipo de explicação do que está acontecendo – ficarão desapontados. “Tipos de Gentileza” é astuto e um pouco sarcástico, uma espécie de gabinete de curiosidades que não busca a beleza tradicional”, disse Richard Lawson da Vanity Fair.
“Este quase incêndio de quase três horas no orçamento anual da Searchlight Pictures é um monumento imponente ao amor humano, mas mostra quase nenhum interesse em ser realmente agradável”, disse David Ehrlich do indieWire.
“Apesar de pequenos contratempos, o filme apresenta uma versão mais desinibida do cineasta do que vimos recentemente, o que só o enaltece. É um lembrete de que ele ainda possui a capacidade de nos surpreender e nos desequilibrar”, disse Chase Hutchinson do Collider.
“Em um filme intitulado “Tipos de Gentileza”, a bondade é escassa, enquanto Lanthimos e Filippou brincam com seus protagonistas como deuses volúveis manipulando os destinos de humanos desprevenidos”, disse Raphael Abraham do Financial Times.
Além de dirigir, Lanthimos também assina o roteiro ao lado de Efthimis Filippou (‘O Sacrifício do Cervo Sagrado’).
Emma Stone é uma das protagonistas do projeto, marcando sua quinta colaboração com o diretor. O elenco ainda conta com Jesse Plemons, Willem Dafoe, Margaret Qualley, Hong Chau, Joe Alwyn, Mamoudou Athie e Hunter Schafer.