InícioDestaqueTodas as Cenas Pós-créditos da Marvel que NÃO DERAM em NADA!

Todas as Cenas Pós-créditos da Marvel que NÃO DERAM em NADA!


Para além da qualidade de suas produções, uma das coisas que os fãs se acostumaram a esperar dos filmes da Marvel foram suas famosas cenas pós-créditos. É verdade que o MCU não criou esses infames momentos que ocorrem depois que todas as letrinhas rolaram na tela e quando os funcionários do cinema já estão limpando a sala; mas sem dúvida o estúdio as popularizou. E mais do que isso, elas tinham significado. Afinal, quem poderia esquecer a primeira de todas, com a aparição de Samuel L. Jackson como Nick Fury ao final do primeiro ‘Homem de Ferro‘ (2008) recrutando os Vingadores, ou as incursões de Thanos (ainda sem ator definido) no desfecho que alguns filmes, anunciando a maior ameaça que a franquia já viu até o momento.

Ou seja, o MCU se tornou conhecido por suas cenas pós-créditos que instigam o público com revelações e ganchos para futuras histórias. No entanto, diversas dessas cenas geraram grandes expectativas que até hoje não se concretizaram em novas tramas ou aparições. Muitas vezes, personagens e eventos promissores ficaram esquecidos, sem desdobramentos claros ou continuidades nas produções seguintes. Isso criou um sentimento de frustração entre fãs, que aguardavam por desenvolvimentos empolgantes. Assim, várias dessas deixas pós-créditos permanecem como mistérios não resolvidos no universo Marvel. Abaixo selecionamos as principais para você.

Hércules
Thor: Amor e Trovão (2022)



Thor: Amor e Trovão’ foi pura galhofa, demonstrando que o diretor Taika Waititi errou a mão no humor. Mas em sua cena pós-créditos o filme apresentou Hércules, um dos personagens mais famosos do panteão dos Vingadores, no filme interpretado por Brett Goldstein. Ele aparece sendo convocado por Zeus (Russell Crowe) para caçar Thor, prometendo um futuro confronto épico. Apesar da expectativa gerada, o personagem ainda não retornou em nenhum projeto do MCU desde então. A ausência prolongada levanta dúvidas sobre os planos reais da Marvel para Hércules ou se a ideia foi abandonada.

Conselho de Kangs
Quantumania (2023)

Aqui temos uma situação ainda pior. A cena pós-créditos de ‘Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania revelou o Conselho dos Kangs, liderado por variantes como Immortus, Rama-Tut e Centurião Escarlate, sugerindo uma guerra multiversal iminente. O momento parecia preparar o terreno para ‘Vingadores: A Dinastia Kang, mas, bem, sabemos como essa história terminou. Antes dos problemas pessoais da vida do ator Joanthan Majors (intérprete de Kang), o produtor Kevin Feige já havia percebido que o vilão não estava funcionando (afinal foi derrotado pelo Homem-Formiga). Assim, o vilão e o filme ‘Dinastia Kang‘ foram varridos para debaixo do tapete da Marvel em prol da volta de Robert Downey Jr. como o Doutor Destino em ‘Vingadores: Doomsday‘. Resta saber se Kang ainda será adereçado.

Clea
Doutor Estranho 2 (2022)

Nenhuma estrela de Hollywood é intocável para a Marvel. Depois de escalar a vencedora do Oscar Angelina Jolie para viver Thena em ‘Eternos‘, o estúdio conseguiu trazer a vencedora do Oscar Charlize Theron como Clea, o novo romance do Doutor Estranho em ‘Multiverso da Loucura”. Na cena pós-crédito de tal filme, a atriz surge abruptamente para recrutar Stephen Strange a fim de corrigir uma incursão no multiverso. A aparição prometia uma nova e ousada fase para o herói, mas até agora não teve qualquer desenvolvimento. Sem sinal de uma sequência direta (o que deverá ser anunciado em breve), a participação de Clea permanece uma promessa vaga dentro do MCU.

Escorpião
Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017)

Essa é um pouco mais antiga, e pelo “andar da carruagem” foi abandonada de vez. Quando chegou a hora de trazer o Homem-Aranha para o MCU, a escolha do protagonista ficou com Tom Holland. E para a ameaça da vez, Michael Keaton surgiu como o Abutre, um inimigo inédito no cinema. Porém, na cena pós-créditos, Mac Gargan, interpretado por Michael Mando, é mostrado na prisão conversando com o Abutre sobre sua vingança contra o Homem-Aranha, insinuando sua futura transformação no Escorpião (um favorito dos fãs ainda inédito nas telonas). A breve provocação animou os fãs, mas o personagem nunca mais apareceu nos filmes seguintes, já que a escolha foi por Mysterio (Jake Gyllanhaal) como antagonista e depois um aventura multiversal.

Eros
Eternos (2021)

Será que a Marvel meteu os pés pelas mão com ‘Eternos‘? Apesar de ter sim seus fãs, por ser o filme mais diferente do MCU, ‘Eternos‘, da vencedora do Oscar Chloé Zhao falhou em criar conexão com grande parte dos fãs. Fora isso, o longa guarda duas das cenas pós-créditos mais promissoras de todas até hoje. A primeira é a que anuncia Eros — também conhecido como Starfox e interpretado por Harry Styles. Ele aparece ao lado de Pip, o Troll, oferecendo ajuda aos Eternos desaparecidos. A introdução inesperada parecia abrir caminho para novas aventuras cósmicas e conexões com Thanos (já que Eros é seu irmão). No entanto, se até mesmo o futuro dos protagonistas é incerto no MCU, o que dirá de um personagem que aparece em uma pontinha.

Blade e Cavaleiro Negro
Eternos (2021)

Como dito, ‘Eternos‘ ganharia o prêmio de melhores cenas pós-créditos. Uma pena que não deram em nada. Na segunda, vemos Dane Whitman (Kit Harrington) se preparar para empunhar a misteriosa Espada de Ébano. Whitman foi um personagem dentro do filme, e os fãs sabem muito bem que ele irá se tornar o herói Cavaleiro Negro. É quando ele é interrompido por uma voz em off — revelada depois como sendo de Blade, vivido por Mahershala Ali. O ator foi anunciado como o caçador de vampiros em 2019, mas até o momento, tirando esse breve easter egg, nada de o personagem surgir em tela. O fato já virou uma espécie de lenda urbana entre os fãs.

Mordo
Doutor Estranho (2016)

Essa é ainda mais antiga, e se vier a se concretizar representará a vingança mais lenta da história do cinema. Acontece que o vilão principal de ‘Doutor Estranho‘ (2016) era Kaecilius (Mads Mikkelsen), mas quem conhece bem os quadrinhos sabe que Mordo (ou Barão Mordo) será consumido pelo rancor e inveja e se tornará um dos grandes vilões da Marvel. O fato foi inclusive abordado na cena pós-créditos do primeiro filme, quando ele (vivido por Chiwetel Ejiofor) desiludido com o uso imprudente da magia, adota um novo caminho e retira os poderes de outro feiticeiro, prometendo eliminar os magos do mundo. A cena o posicionava como um possível vilão em ascensão. No entanto, sua trama foi ignorada na sequência direta, já que Mordo apareceu em uma outra versão multiversal (como um aliado novamente), deixando sua vingança em aberto até hoje no MCU.

Power Broker (Sharon Carter)
Falcão e o Soldado Invernal (2021)

Agora chegamos à primeira cena pós-créditos de uma série da Marvel que não deu em nada até o momento. Com essa aqui, Steve Rogers deve ter se revirado em seu túmulo. Ao final da série ‘Falcão e o Soldado Invernal, é revelado que Sharon Carter (Emily VanCamp) é, na verdade, a misteriosa vilã Power Broker, agora reinstalada na CIA com acesso a segredos do governo. A reviravolta indicava que ela poderia se tornar uma figura-chave em futuras tramas de espionagem e corrupção (como em ‘Capitão América: Admirável Mundo Novo‘). Porém, desde então, Sharon não retornou em nenhuma produção, e sua nova identidade permanece sem consequências claras no MCU.

Homem-Aranha vs Venom
Tempo de Carnificia (2021) / Sem Volta para Casa (2021)

Não podemos dizer que a Sony não tenha tentado. Após realizar um dos melhores acordos da história entre grandes estúdios, a Sony (Columbia), detentora dos direitos do Homem-Aranha, cedeu seu maior herói para figurar no MCU, ao lado de outros heróis da Disney – como o Homem de Ferro, o Doutor Estranho e o Capitão América. Mas maliciosamente, o estúdio da “estátua da liberdade viva” queria mais. Assim, tentou empurrar o Venom de Tom Hardy em dois filmes para encontrar o Homem-Aranha de Tom Holland. Na cena pós-créditos de ‘Venom: Tempo de Carnificina e, depois, em ‘Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, o simbionte de Tom Hardy é transportado brevemente para o universo de Tom Holland, sugerindo um possível encontro entre os dois. A expectativa era de um confronto ou aliança entre os personagens no futuro. No entanto, Venom logo retorna ao seu universo, e até agora esse crossover prometido não se concretizou no MCU.

Os Novos Guardiões
Guardiões da Galáxia – Vol. 3 (2023)

Ao final de ‘Guardiões da Galáxia Vol. 3, uma nova formação da equipe é revelada, liderada por Rocket e composta por personagens como Groot, Kraglin, Cosmo, Adam Warlock e Phyla. A cena sugeria continuidade para os Guardiões em futuras aventuras espaciais. Contudo, até o momento, não houve confirmação de um retorno desse novo time no MCU. Os fãs, no entanto, aguardam que isso vá acontecer com o anúncio de um quarto filme da franquia extremamente bem-sucedida, pela primeira vez sem James Gunn no comando.

Star-Lord na Terra
Vol. 3 (2023)

No final do mesmo filme, Peter Quill (Star-Lord), papel de Chris Pratt, retorna à Terra, criando expectativa para novas interações com os heróis do MCU terrestre e possíveis participações em grandes eventos futuros. No entanto, desde seu retorno ao seu planeta de origem, ele ainda não apareceu em nenhum filme ou série, deixando seu papel no universo principal indefinido. Essa ausência prolongada mantém em aberto qual será seu destino e impacto nas próximas fases do MCU.

Irmã de Shang-Chi
A Lenda dos Dez Anéis (2021)

No final de ‘Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, Xialing (Meng’er Zhang), irmã do herói, assume o controle do submundo do crime em San Francisco, estabelecendo-se como uma nova e poderosa líder. Essa mudança sugeria um possível papel importante dela em futuras tramas do MCU, talvez até como antagonista ou anti-heroína. Porém, até agora, Xialing não retornou em nenhuma produção, deixando seu destino e influência no universo ainda incertos.

Monica, Maria e Fera
As Marvels (2023)

Essa acreditamos que ainda terá grande ramificação no próximo ‘Vingadores‘. No desfecho de ‘As Marvels, Monica Rambeau (Teyonah Parris) encontra o Fera (Hank McCoy), papel de Kelsey Grammer, sugerindo uma conexão direta com os X-Men e abrindo portas para a integração desses personagens no MCU. Essa cena cria expectativa sobre alianças entre heróis cósmicos e mutantes, indicando uma expansão importante do universo compartilhado. É possível que essa interação tenha repercussão em ‘Vingadores: Doomsday, servindo como base para novos conflitos e parcerias envolvendo tanto os Vingadores quanto os X-Men. Isso porque Grammer foi confirmado no elenco do próximo grande filme da Marvel, embora a participação de Parris, ou da Capitã Marvel Brie Larson, ainda não tenham sido divulgadas.

Visão Branco
WandaVision (2021)

No final de ‘WandaVision, a revelação do Visão Branco — uma versão reconstruída e emocionalmente neutra do Visão original — trouxe uma nova dimensão à história, levantando questões sobre sua identidade e propósito. Essa versão fria e calculista do androide promete ter papel importante nas futuras tramas do MCU, especialmente na anunciada série do personagem ‘Vision Quest‘. Vale lembrar que para muitos leitores, o Visão Branco foi a primeira vez que entraram em contato com o personagem, na década de 80, por exemplo, como em games de 8 bits.

Nova Personalidade
Cavaleiro da Lua (2022)

Ao contrário do Visão e sua versão branca, que já tem série garantida para estrear muito em breve, outro personagem esbranquiçado da Marvel não obteve o sucesso esperado. ‘Cavaleiro da Lua‘ tinha elementos místicos e tinha tudo para se tornar um programa inesquecível para o estúdio. Apesar do início promissor, é seguro dizer que não atingiu todo seu potencial. É claro que deixou um gancho. No final da série é revelada uma terceira personalidade de Marc Spector: Jake Lockley. Essa identidade, que permanece oculta para Marc e Steven Grant, é introduzida na cena pós-créditos do último episódio. Jake é mais agressivo e disposto a tomar medidas extremas para proteger Marc, incluindo assassinatos, como demonstrado ao matar Arthur Harrow sob comando do deus Khonshu.

Família Hulk
Mulher-Hulk (2022)

Essa é uma que deverá se concretizar, pelo menos foi isso o que mostrou esboços de artes conceituais do novo ‘Vingadores’, que revelam Hulk e sua prima em um outro universo, talvez o de Doutor Destino. No desfecho de ‘Mulher-Hulk: Defensora de Heróis, a “família Hulk” ganha destaque com a aproximação entre Jennifer Walters (Tatiana Maslany), seu primo Bruce Banner (Mark Ruffalo) e… seu filho Skaar!? Sim, apesar de ter precedentes nos quadrinhos, a revelação inesperada ao desfecho da série ficou soando como o fim de um esquete ruim do Saturday Night Live.

MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS