A nova cinebiografia de Ridley Scott, ‘Todo o Dinheiro do Mundo’, passou por algumas turbulências mediante as polêmicas acusações de abuso sexual e pedofilia contra o veterano Kevin Spacey.
O vencedor do Oscar, que assumia o papel do magnata J. paul Getty, foi desligado da obra – que já estava em pós-produção – após as inúmeras revelações. A substituição de Spacey por Christopher Plummer pegou Hollywood de surpresa e acarretou em uma série de refilmagens faltando pouco mais de um mês para o lançamento da produção.
E o cineasta falou abertamente sobre todas as repentinas mudanças pela primeira vez, em uma entrevista a Entertainment Weekly. Segundo Scott, embora Spacey tenha feito um excelente trabalho, a situação era insustentável:
“Eu tinha terminado o filme e já estava no estúdio Abbey Road, no Reino Unido, fazendo os ajustes finais na trilha sonora. Foi ali que tudo começou. Eu sentei para pensar nisso e acabei chegando à conclusão de que não poderíamos seguir em frente assim. Não posso tolerar nenhum tipo de comportamento dessa natureza e isso afetaria o filme. Eu não poderia deixar que as atitudes de uma pessoa afetassem o bom trabalho de todos os demais, que se entregaram a esse projeto. Foi simples assim”.
Scott ainda falou sobre todo o processo de contratação de Plummer, além das refilmagens necessárias:
“Primeiro você tem que saber quem chamar para substituir e ter certeza de que o ator está disponível. Chris sempre esteve na lista como uma possibilidade para o papel. Então conduzi esse processo em silêncio, até porque eu não queria que isso virasse uma boato especulativo circulando por aí. Fui para Nova York me encontrar com Plummer e ele topou. A próxima etapa foi me certificar que todos os demais estariam disponíveis para refilmar as cenas. Milagrosamente, todos estavam. Mas antes mesmo de tomar essas decisões de contatar o elenco, foi preciso fazer algumas ligações administrativas para agentes, falando sobre essa possibilidade de precisarmos de alguns dias extras de trabalho. Na ocasião eu não justifiquei o motivo, mas claro que todos suspeitavam que minhas motivações seriam devido à questões muito maiores que ter simples opções de cena”.
A decisão de substituir o também vencedor do Oscar é em virtude das inúmeras alegações de assédio sexual contra homens e menores de idade – configurando supostos casos de pedofilia. Em ‘Todo o Dinheiro do Mundo’, Kevin Spacey deu vida ao milionário J. Paul Getty, cujo neto foi sequestrado.