domingo, abril 28, 2024

Tom Cruise Completa 61 anos! Conheça os Melhores Filmes da Carreira de um dos Maiores Astros de Hollywood

Tom Cruise é um verdadeiro fenômeno. Um dos maiores astros a ter passado por Hollywood, o ator será para sempre lembrado por todo e qualquer amante de cinema. Tom Cruise é o “Steven Spielberg” dos atores, ou seja, um artista que sabe mesclar como ninguém produções de entretenimento que conseguem arrastar verdadeiras multidões aos cinemas, se tornando alguns dos filmes mais populares de todos os tempos, com elogios da imprensa especializada. As obras de Cruise reúnem o melhor dos dois mundos. É claro que isso necessita de um cuidado maior na escolha de projetos e de um grande envolvimento do astro na produção.

Nenhum outro ator de Hollywood consegue manter o prestígio elevado como o que Tom Cruise tem. Desde que se tornou um astro lá atrás em 1986, com o primeiro ‘Top Gun – Ases Indomáveis’, o ator conseguiu manter seu nome nos holofotes, entra ano e sai ano. Já são 42 anos de carreira e 37 anos de estrelato. É comum vermos o brilho de certos atores ir se apagando, é normal e todos passam por isso com a chegada da idade. Assim, esses astros precisam amargar filmes completamente dispensáveis. De Nicolas Cage, Bruce Willis, Robert De Niro a Al Pacino, Arnold Schwarzenegger e Sylvester Stallone, todos os maiores astros de Hollywood lutam para se manter relevante e dar novo sentido a suas carreiras. Mas Tom Cruise parece estar em um patamar acima, dando aula de como administrar uma carreira. Até quando erra e não agrada em seus longas, tais filmes ao menos são conhecidos e badalados – como ‘A Múmia’ (2017) e ‘Rock of Ages’ (2012).

Pensando no aniversário de 61 anos deste verdadeiro titã de Hollywood (nem dá para acreditar nessa idade), resolvemos repassar a filmografia de Tom Cruise, elegendo 10 filmes indispensáveis – que são alguns dos mais queridos do grande público, e com as melhores avaliações dos críticos. Confira abaixo.

10) Entrevista com o Vampiro (1994)

Única investida de Tom Cruise em um filme que pode ser considerado de terror, ‘Entrevista com o Vampiro’ ainda é uma das produções mais queridas dos anos 90, e da filmografia do ator. O mais legal é que o longa surge como ponto fora da curva na carreira de Cruise, e não se parece com nada que o ator já tenha feito. Justamente por isso ganha muitos pontos. Cruise já tinha uma indicação ao Oscar nessa época, mas precisou provar novamente que era muito mais do que um rostinho bonito, nas formas do carniceiro Lestat, um dos vilões mais carismáticos e subestimados da história da sétima arte. A própria autora do livro, Anne Rice, precisou pedir desculpas para o ator, depois de ver o resultado do filme.

09) De Olhos Bem Fechados (1999)

Um dos traços que compõe um grande artista é o desejo de colaboração com outros talentos. A arte ganha muito mais assim, com a união de mentes criativas. Essa busca por aprendizado, por somar, é crucial para a transformação e evolução em todas as áreas artísticas. No cinema, uma das mais satisfatórias é a união de um grande cineasta com atores talentosos. E Tom Cruise buscou exatamente isso quando decidiu aprender na escola do saudoso Stanley Kubrick, ainda considerado um dos maiores realizadores e ter passado por este planeta. Em tom de despedida, Cruise e sua então esposa Nicole Kidman participaram do último trabalho do enorme diretor. E Kubrick não fez por menos, ao examinar as paranoias e medos de todos os relacionamentos amorosos, os reunindo em uma noite de loucuras. Imperdível.

08) Colateral (2004)

Para os haters que dizem que Tom Cruise faz sempre o mesmo papel, os três primeiros itens desta lista são indicados. Isso porque neles o ator interpreta homens falhos, e também grandes vilões do cinema – alguns inclusive subestimados. Depois do vampiro Lestat, chega agora um dos personagens mais letais e assustadores da carreira de Tom Cruise: o caronista dos infernos, Vincent. Um homem extremamente perigoso e preciso, Vincent é um matador profissional, contratado por mafiosos para eliminar seus desafetos sem deixar pistas. O pesadelo chega para um motorista de taxi durante uma corrida à noite, quando percebe que seu passageiro não é exatamente o sujeito mais amável do mundo. Pelo contrário. De cabelos grisalhos pela primeira vez em sua filmografia, Cruise mostra que é verdadeiramente um intérprete versátil, “desaparecendo” no papel.

Não deixe de assistir:

07) Questão de Honra (1992)

Um dos melhores filmes da carreira de Tom Cruise, ‘Questão de Honra’ foi um dos cinco únicos longas indicados ao Oscar de melhor filme protagonizados pelo astro. Baseado na peça do grande Aaron Sorkin, o ator vive o Tenente Daniel Kaffee, um “boa-vida” que apenas brinca de ser advogado na marinha, pegando casos fáceis para poder voltar a jogar baseball. Até que em seu caminho surge um caso que irá mudar sua vida e que irá precisar de toda a sua atenção e força: a morte de um soldado dentro das instalações militares, devido a um trote que saiu errado, chegando até o alto escalão da instituição. Uma verdadeira obra-prima.

06) Magnólia (1999)

Dirigido pelo cultuado Paul Thomas Anderson, o público cult tem este longa e a atuação de Tom Cruise nele como o melhor trabalho na filmografia do astro. Embora nem todos compartilhem desta opinião, como este que vos fala, é inegável a performance poderosa que o ator entrega neste drama (talvez um pouco melodramático demais para seu próprio bem). Tanto que foi daqui que veio a terceira e última (até o momento) indicação ao Oscar de atuação na carreira de Cruise (aqui como coadjuvante). Esse é um papel diferente de tudo que já vimos o ator fazer, na pele de um “guru de autoajuda”, que dá dicas de felicidade na TV, mas que não tem a melhor das relações com o pai sisudo. Delicado e emocionante.

05) Minority Report – A Nova Lei (2002)

Agora voltamos para um terreno onde o ator se sente em casa – um blockbuster de mão cheia. E não apenas isso. A esta altura, Tom Cruise já era conhecido por suas superproduções, mas faltava trabalhar em um filme de Steven Spielberg. Aqui, Cruise riscava mais um item de sua bucket list. A primeira parceria destes colossos do audiovisual ocorreu com esta obra baseada em Philip K. Dick, um dos pilares da ficção científica mundial, sobre um futuro onde a polícia se tornou capaz de prender criminosos antes que eles cometam seus crimes. O sistema é colocado à prova e suas falhas começam a ser questionadas. É cinema entretenimento em sua melhor forma, ou seja, dono de muitas ideias e não apenas ação.

04) Rain Man (1988)

Outro filme de Tom Cruise que foi indicado ao prêmio máximo do cinema, o Oscar. Mas não apenas isso, ‘Rain Man’ é o único filme da carreira do ator a ter vencido o tão cobiçado prêmio como a melhor produção do ano no seu respectivo Oscar. Ou seja, é claro que tinha que estar no top cinco dos melhores filmes de Tom Cruise. Novamente aqui o astro escolhe um personagem falho, dono de características como o egoísmo e a ganância. O projeto veio na esteira do sucesso de ‘Top Gun’, com Cruise já alçado ao posto de astro. Charlie, seu personagem, descobre que seu falecido pai, com quem não se dava, o deixou uma verdadeira bolada de herança. No entanto, deixou também a guarda para que cuide de um irmão mais velho que não conhecia, Raymond, portador de autismo, papel de Dustin Hoffman. Essa será uma lição relâmpago em humanidade para o protagonista.

03) No Limite do Amanhã (2014)

Muitos podem não entender muito bem a posição deste blockbuster de ficção científica tão alta na lista – adentrando o top três. Acontece que, embora não tenha atingido o esperado, ‘No Limite do Amanhã’ rapidamente atingiu status de cult, se tornando um filme muito querido pelos fãs do ator, cinéfilos e também por críticos em geral. Foi esse hype, de certa forma tardio, que vem despertando interesse dos envolvidos por uma sequência, inclusive o próprio Cruise vem tentando tirar do papel uma continuação. Embora criado nos mesmos moldes de seus blockbusters, o interessante aqui é que seu personagem Cage não é um herói corajoso, e sim um verdadeiro covarde, que tenta de todas as formas fugir de suas obrigações na guerra contra uma raça alienígena. Porém, assim como em ‘Feitiço do Tempo’, o protagonista se descobre em um looping temporal toda vez que morre, e precisa descobrir uma forma de vencer esta guerra.

02) Franquia Missão: Impossível (1996-2018)

A franquia mais bem-sucedida da carreira de Tom Cruise, e uma das mais badaladas do cinema atual, está para lançar seu sétimo exemplar este ano, agora no segundo fim de semana de julho. ‘Missão: Impossível – Acerto de Contas, Parte 1’ promete sacudir as bilheterias pelo mundo e, como diz o título, não irá parar por aí, com a segunda parte já programada para 2024. Tudo começou, é claro, em 1996, quando o astro levou aos cinemas, também como produtor, a série clássica da década de 60 sobre um grupo de espiões altamente treinados.

Cruise também assumiu o protagonismo no filme que se tornou um dos maiores sucessos dos anos 90. Com o passar dos anos, as continuações foram melhorando e se tornando cada vez maiores. Um dos chamarizes foi o fato muito alardeado de que Cruise dispensava seus dublês nas cenas mais perigosas, e tem uma verdadeira coleção de lesões para provar. A partir do quarto exemplar, em 2011, a franquia atingiria novos níveis de adrenalina. A cada novo capítulo, um filme mais querido pelos fãs e críticos. Agora é esperar pelo novo para termos ainda mais um sucesso.

01) Franquia Top Gun (1986-2022)

Muitos dirão que a franquia ‘Missão: Impossível’ é a que deveria estar em primeira posição. Mas vou explicar por que ‘Top Gun’ sobe ao pódio com a medalha de ouro. Embora tenhamos apenas dois exemplares nessa franquia – até o momento ao menos, não duvide se novos vierem por aí após o estrondoso sucesso de ‘Maverick’ -, o primeiro ‘Top Gun’ (1986) foi responsável por ser um divisor de águas na carreira de Tom Cruise, o transformando num verdadeiro astro da noite para o dia, e fazendo de seu nome um dos mais quentes de Hollywood, posição que mantém até hoje. Podemos dizer que tudo começou ali, no filme de jatos dos anos 80.

Porém, o que todos os fãs parecem concordar também é que a continuação tardia, 36 anos depois, é um filme ainda melhor. E não só por contar com efeitos melhores e cenas mais realistas (providas pelo avanço da tecnologia) e pelo fator nostalgia. ‘Maverick’ é eficiente por sua narrativa e pela forma como define o cinema entretenimento de qualidade. ‘Maverick’ foi um dos grandes responsáveis pela volta do público aos cinemas, e como disse Steven Spielberg: “salvou as salas de exibição da falência”. Tá bom para você?

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS