O ator Tom Cruise foi citado como um dos maiores investidores na economia do Reino Unido na última década pelo ministro da Cultura britânico, Chris Bryant, durante um discurso em defesa da criação de mais propriedade intelectual (IP) nacional.
“Tom Cruise é provavelmente um dos maiores investidores na economia do Reino Unido nos últimos dez anos”, brincou Bryant, conforme publicado pelo Deadline.
Apesar do tom descontraído, o ministro usou o comentário para abordar uma questão séria: a importância de manter e valorizar a IP local.
“Não quero que toda a propriedade intelectual acabe voltando para a Costa Oeste dos EUA”, declarou durante o Festival de Televisão de Edimburgo. “Gostaria que parte dessa IP permanecesse aqui, para que possamos continuar investindo no setor e fortalecendo produtoras britânicas, criando conteúdos voltados tanto para o público do Reino Unido quanto para audiências internacionais. Estou tentando promover esse modelo de economia mista”.
Bryant também destacou que fortalecer o setor de produção local beneficiaria os freelancers. Segundo ele, está em andamento a criação de um novo cargo para representar e defender os interesses desses profissionais. No entanto, o ministro afirmou que, a longo prazo, espera ver uma redução na dependência do trabalho freelance, com mais oportunidades de emprego estáveis.
“Quero que nossas pequenas e médias produtoras se tornem independentes maiores, com projetos suficientes em desenvolvimento”, completou. “Minha ambição para o setor é que essas empresas cresçam e consigam oferecer continuidade de trabalho às suas equipes”.
