O astro Tom Cruise, conhecido por sucessos como ‘Top Gun’ e ‘Missão: Impossível’, foi homenageado com um Oscar Honorário da Academia durante o Governors Awards. O ator fez um discurso épico, declarando seu profundo amor pelo cinema e seu poder unificador.
Conforme a Variety, Cruise prestou homenagem a todos que tornam os filmes possíveis, ressaltando a humanidade compartilhada que a sétima arte revela:
“O cinema me leva ao redor do mundo”, disse Cruise. “Ele me ajuda a apreciar e respeitar diferenças. Ele também me mostra nossa humanidade compartilhada, o quanto somos parecidos de tantas maneiras. E não importa de onde venhamos, naquele cinema rimos juntos, sentimos juntos, temos esperança juntos, e esse é o poder dessa forma de arte”.
“E é por isso que ela importa, é por isso que ela importa para mim. Então, fazer filmes não é o que eu faço, é quem eu sou”, acrescentou.
Tom Cruise é “o maior investidor na economia do Reino Unido”, afirma o ministro da cultura
Cruise também compartilhou a origem de sua paixão, remontando à sua infância: “Meu amor pelo cinema começou muito cedo, desde que consigo me lembrar. Eu era apenas uma criança pequena em um cinema escuro, e lembro daquela faixa de luz cortando a sala, e lembro de olhar para cima, e parecia que ela explodia na tela. De repente, o mundo era muito maior do que aquele que eu conhecia”.
Ele descreveu como essa experiência empolgante despertou nele uma sede por conhecimento e aventura:
“Culturas inteiras, vidas e paisagens se desdobravam diante de mim, e isso despertou algo. Despertou uma fome por aventura, uma fome por conhecimento, uma fome por entender a humanidade, por criar personagens, por contar uma história, por ver o mundo. Abriu meus olhos. Abriu minha imaginação para a possibilidade de que a vida poderia se expandir muito além dos limites que eu percebia na época. E aquela faixa de luz despertou o desejo de abrir o mundo, e eu a sigo desde então”, ressaltou.
Apesar do prêmio honorário, Cruise já foi indicado ao Oscar quatro vezes em categorias competitivas:
- Melhor Ator por ‘Nascido em 4 de Julho’ e ‘Jerry Maguire: A Grande Virada’.
- Melhor Ator Coadjuvante por ‘Magnólia’.
- Melhor Filme por seu trabalho como produtor em ‘Top Gun: Maverick’.

