InícioDestaqueTom Stoppard, vencedor do Oscar por 'Shakespeare Apaixonado', morre aos 88 anos

Tom Stoppard, vencedor do Oscar por ‘Shakespeare Apaixonado’, morre aos 88 anos


O aclamado dramaturgo e roteirista Tom Stoppard, que venceu o Oscar por seu trabalho em Shakespeare Apaixonado, morreu aos 88 anos (via Variety).

“É com profunda tristeza que anunciamos o falecimento do nosso querido cliente e amigo, Tom Stoppard, que faleceu em paz em sua casa em Dorset, rodeado pela família”, declarou a United Agents. “Ele será lembrado por suas obras, por seu brilhantismo e humanidade, por seu humor, sua irreverência, seu espírito generoso e seu profundo amor pela língua inglesa”.

Stoppard, que fugiu da Checoslováquia ainda criança durante o regime nazista e acabou se estabelecendo na Inglaterra, era um mestre da linguagem, talvez mais conhecido por seus jogos de palavras inteligentes.



Escrevendo para o teatro, cinema e rádio, ele explorou temas como traição, política e identidade, esta última fortemente influenciada por sua própria experiência de pertencer a duas culturas. O adjetivo “stoppardiano” foi cunhado para descrever obras que utilizam humor e sagacidade para desenvolver temas filosóficos.

Stoppard conquistou nada menos que quatro estatuetas do Tony Awards por seu prestigiado trabalho nas peças ‘Rosencrantz and Guildenstern Are Dead’‘Travesties’‘The Real Thing’‘The Coast of Utopia’. Em 1998, ele foi condecorado com o prêmio de Melhor Roteiro ao lado de Marc Norman pelo drama de época Shakespeare Apaixonado, estrelado por Gwyneth Paltrow.

Em fevereiro de 2013, Stoppard foi homenageado com o Laurel Award for Screen pelo conjunto de sua obra e de sua carreira pelo Sindicato de Roteiristas.

Thiago Nolla
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.
MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS