O aclamado dramaturgo e roteirista Tom Stoppard, que venceu o Oscar por seu trabalho em ‘Shakespeare Apaixonado’, morreu aos 88 anos (via Variety).
“É com profunda tristeza que anunciamos o falecimento do nosso querido cliente e amigo, Tom Stoppard, que faleceu em paz em sua casa em Dorset, rodeado pela família”, declarou a United Agents. “Ele será lembrado por suas obras, por seu brilhantismo e humanidade, por seu humor, sua irreverência, seu espírito generoso e seu profundo amor pela língua inglesa”.
Stoppard, que fugiu da Checoslováquia ainda criança durante o regime nazista e acabou se estabelecendo na Inglaterra, era um mestre da linguagem, talvez mais conhecido por seus jogos de palavras inteligentes.
Escrevendo para o teatro, cinema e rádio, ele explorou temas como traição, política e identidade, esta última fortemente influenciada por sua própria experiência de pertencer a duas culturas. O adjetivo “stoppardiano” foi cunhado para descrever obras que utilizam humor e sagacidade para desenvolver temas filosóficos.
Stoppard conquistou nada menos que quatro estatuetas do Tony Awards por seu prestigiado trabalho nas peças ‘Rosencrantz and Guildenstern Are Dead’, ‘Travesties’, ‘The Real Thing’ e ‘The Coast of Utopia’. Em 1998, ele foi condecorado com o prêmio de Melhor Roteiro ao lado de Marc Norman pelo drama de época ‘Shakespeare Apaixonado’, estrelado por Gwyneth Paltrow.
Em fevereiro de 2013, Stoppard foi homenageado com o Laurel Award for Screen pelo conjunto de sua obra e de sua carreira pelo Sindicato de Roteiristas.
