Este foi um ano marcado por grandes perdas no meio artístico, no cinema tivemos muitas delas. Somente aqui no Brasil, personalidades como Eduardo Coutinho, Hugo Carvana, José Wilker e Paulo Goulart se despediram e causaram bastante comoção por serem figuras emblemáticas da nossa cinematografia. No exterior, foi a vez de Robin Williams, Philip Seymour Hoffman, Lauren Bacall, James Garner e Eli Wallach nos deixar. Esses acontecimentos criaram alvoroço entre pessoas do mundo todo, que taxaram 2014 como “o ano da morte”.
Por outro lado, no que se refere a produções fílmicas, tivemos de modo geral uma safra até interessante. Tanto lá fora, quanto aqui, apareceram excelentes obras de diversos estilos, gêneros e propostas, afastando de vez aquele estigma de que não se faz bons filmes como antigamente. É claro que pela enorme quantidade, surgiram muitas coisas ruins, mas acreditamos que os bons títulos supram esses maus exemplos.
Convocamos então toda equipe do CinePOP – editores, redatores e críticos de cinema – para fazer uma lista dos dez melhores filmes lançados esse ano. Nossos colaboradores, além de acompanhar semanalmente todos os lançamentos, frequentaram festivais nacionais e internacionais e ficaram atentos aos longas-metragens lançados em home-video. Por isso, publicaremos aqui apenas os distribuídos nos cinemas brasileiros, logo, muitos dos indicados ao Oscar de 2014 ainda estarão presentes.
Confira, abaixo, o Top 10 dos melhores filmes de 2014, segundo o CinePOP:
1. Ela (Her): Primoroso, mesmo, é constatar o poder que a obra emana. O quanto nos faz pensar, não apenas no que se refere ao conto, em sua forma literal, mas o conteúdo elucidado fora da tela. Pode até parecer preocupante pra alguns, mas fará com que outros se deparem com a mesma situação.
2. Boyhood – Da Infância à Juventude (Boyhood): Com uma trilha sonora absurdamente bem encaixada, personagens levados ao seu máximo por um elenco talentoso, um roteiro que beira à perfeição e uma direção digna de todos os prêmios que o mundo do cinema pode oferecer,o filme vai demorar para sair da nossa memória e causa um impacto gigante em nossos corações.
3. O Lobo de Wall Street (The Wolf of Wall Street): Com o longa, Scorsese volta a um terreno familiar, de homens em bandos se comportando como animais. DiCaprio nunca esteve tão bem. Seu personagem é a definição da devassidão e da falta de controle e limite. Ele dança, faz sexo e cheira mais cocaína do que Tony Montana e Maradona em seus dias de glória.
4. Garota Exemplar (Gone Girl): A união de duas mentes tão criativas não renderia menos do que algo grandioso. Além de uma história policial onde o desaparecimento de uma sub-celebridade é atribuído a seu marido, o texto de Flynn é um insight sagaz, ácido e satírico ao casamento.
5. O Grande Hotel Budapeste (The Grand Budapest Hotel): Depois desse belo trabalho, não há mais dúvidas sobre a genialidade e originalidade de Wes Anderson que consegue executar com maestria todas suas brilhantes ideias em meio a planos incríveis. O mais impressionante nos trabalhos do diretor é que se você acha que seu modo de filmar é sempre igual, você se agarra aos personagens e fica tudo maravilhoso outra vez.
6. Guardiões da Galáxia (Guardians of the Galaxy): Com um final emocionante, fortes doses de humor e muita aventura, além de possuir batalhas épicas e empolgantes do ponto vista visual/coreográfico, o longa já é um dos maiores acertos da Marvel.
7. 12 Anos de Escravidão (12 Years a Slave): Um dos retratos mais verdadeiros e cruéis sobre uma época repugnante da história mundial. Ninguém pode deixar de conferir, é um filme/experiência inesquecível.
8. O Lobo Atrás da Porta (O Lobo Atrás da Porta): Engendrando uma narrativa não linear, o diretor vai explanando e reconstituindo o crime pouco a pouco, como uma espécie de quebra-cabeça. E, dono de uma estética interessantíssima, Lula Carvalho confere uma atmosfera noir à trama, por utilizar lentes mais escuras, com poucas tonalidades de cor, dando uma impressão obscura e de tristeza ao ambiente. Tenso, obscuro e psicológico, o filme surge com a força de um tiro na cabeça.
9. Interestelar (Interstellar): Nolan é daquele tipo de cineasta que consegue transitar nos dois mundos. Seus filmes conseguem ser inteligente o suficiente para despertar elogios inflados dos críticos, e ao mesmo tempo alcança o topo das bilheterias. E um debate sobre este título, poderia durar dias para que todos os pontos fossem propriamente endereçados.
10. Sob a Pele (Under the Skin): Sob a Pele é um cinema visual e visceral, que fala e confronta seu público através de imagens que juntas tornam-se uma obra interessante, do ponto vista estético, e analítica, quando se fala em conteúdo. Não é um filme fácil, precisa realmente de maior atenção, principalmente por suas sutilezas e referências, que muito dizem sobre, e, sendo você fisgado por essa atmosfera, certamente o título será marcante cinematograficamente.
Veja agora o TOP 10, individual, dos colaboradores do CinePOP:
Renato Marafon – CEO & Editor-Chefe
1. Guardiões da Galáxia
2. O Lobo Atrás da Porta
3. Ela
4. Garota Exemplar
5. Capitão América 2 – O Soldado Invernal
6. A Culpa é das Estrelas
7. Jogos Vorazes: A esperança – Parte 1
8. X-Men: Dias de um Futuro Esquecido
9. Interestelar
10. Os Homens São de Marte… E é Pra Lá Que Eu Vou
Raphael Camacho – Crítico de Cinema
1. Relatos Selvagens
2. Lunchbox
3. Ela
4. Boyhood – Da Infância A Adolescência
5. O Grande Hotel Budapeste
6. Pais e Filhos
7. Inside Llewyn Davis – Balada de um Homem Comum
8. Instinto Materno
9. Jersey Boys – Em Busca da Música
10. Nebraska
Wilker Medeiros – Crítico de Cinema
1. Ela
2. O Homem Duplicado
3. Mommy
4. Boyhood – Da Infância A Adolescência
5. Garota Exemplar
6. O Lobo de Wall Street
7. Sob a Pele
8. O Lobo Atrás da Porta
9. Era Uma Vez Em Nova York
10. O Abutre
Pablo Bazarello – Crítico de Cinema
1. Ela
2. 12 Anos de Escravidão
3. Boyhood – Da Infância A Adolescência
4. Até o Fim
5. Sob a Pele
6. Garota Exemplar
7. O Lobo de Wall Street
8. O Lobo Atrás da Porta
9. O Grande Hotel Budapeste
10. Interestelar
Georgenor Neto – Crítico de Cinema
1. O Lobo de Wall Street
2. Ela
3. Alabama Monroe
4. Hoje Eu Quero Voltar Sozinho
5. O Grande Hotel Budapeste
6. Era Uma Vez Em Nova York
7. Uma Aventura Lego
8. Boyhood – Da Infância A Adolescência
9. Guardiões da Galáxia
10. Interestelar
Diego Almeida – Editor de Notícias
1. Boyhood – Da Infância A Adolescência
2. Garota Exemplar
3. O Lobo de Wall Street
4. Guardiões da Galáxia
5. Clube de Compras Dallas
6. 12 Anos de Escravidão
7. Frozen – Uma Aventura Congelante
8. Trapaça
9. X-Men: Dias de um futuro esquecido
10. Divergente
Mari Valadares – Editora de Notícias
1. Boyhood – Da Infância à Juventude
2. O Grande Hotel Budapeste
3. Clube de Compras Dallas
4. Ela
5. 12 anos de Escravidão
6. Philomena
7. Hoje Eu Quero Voltar Sozinho
8. Nebraska
9. Gloria
10. Guardiões da Galáxia