A Disney está barrada por tempo indeterminado de algumas das principais premiações do cinema nos Estados Unidos.
A decisão foi tomada por quatro associações de críticos do país, localizadas em Los Angeles, Nova York e Boston, que anunciaram que as produções originais do estúdio estão impedidas de concorrer às suas premiações em 2018. Pouco após a determinação das instituições, a National Society of Film Critics se posicionou no mesmo sentido.
A medida é uma retaliação em virtude a um ataque à liberdade de expressão feito pela Disney contra o jornal Los Angeles Times. O veículo publicou uma matéria denunciando supostas práticas ilegais desempenhadas pela empresa, em uma de suas sedes, alocada em Anaheim, Califórnia – mesmo local onde fica a Disneyland. Em resposta ao material divulgado, o estúdio proibiu que seus jornalistas vissem seus filmes.
Na matéria feita pelo LA Times, agentes do governo e a comunidade local de Anaheim afirmaram que a Disney “suga” incentivos e subsídios oferecidos pela cidade, prejudicando drasticamente a economia do município, sem dar nenhum retorno positivo que contribua para o seu crescimento.