Em 2018, John Krasinski fazia seu espetacular retorno à direção com o aclamado terror ‘Um Lugar Silencioso’ – em que também estrelava ao lado da esposa, a icônica atriz Emily Blunt.
A trama nos leva para uma remota fazenda nos Estados Unidos, onde uma família do Meio-Oeste é perseguida por uma entidade fantasmagórica assustadora. Para se protegerem, eles devem permanecer em silêncio absoluto a qualquer custo, pois o perigo é ativado pela percepção do som.
Contando também com Millicent Simmonds e Noah Jupe no elenco, o longa-metragem caiu nas graças dos críticos e do público, conquistando uma altíssima aprovação de 96% no Rotten Tomatoes, além de arrecadar mais de US$340 milhões mundialmente conta um modesto orçamento de US$17 milhões (e tanto sucesso rendeu uma ótima sequência e um já confirmado spin-off intitulado ‘Um Lugar Silencioso: Dia Um’).
Em 2023, o filme completa cinco anos desde seu lançamento nos cinemas – e, para celebrar seu aniversário, preparamos uma breve matéria trazendo curiosidades de bastidores para você conferir.
Veja abaixo:
- Além de dirigir e estrelar, Krasinski interpretou a criatura em um traje de captura de movimento em algumas cenas.
- Simmonds é surda desde a infância devido a uma overdose de medicamentos. Este foi o segundo filme que protagonizou, tendo feito sua estreia em 2017, com o thriller ‘Sem Fôlego’.
- Blunt fez a cena da banheira em apenas uma tomada. De acordo com Krasinski, assim que disse “corta”, Blunt deixou o personagem e perguntou à equipe: “o que vamos almoçar?”.
- O filme contém apenas cerca de 25 falas de diálogo vocal, embora as conversas em linguagem de sinais sejam usadas extensivamente.
- A sequência de abertura foi a última a ser filmada, pois exigia que Krasinski raspasse a maior parte da barba.
- A intenção inicial era deixar a linguagem de sinais sem legenda, acreditando que o público entenderia o subtexto do que estava acontecendo. Notavelmente, o primeiro trailer não legenda. No entanto, durante a edição da sequência em que Regan discute com o pai a respeito de seus aparelhos auditivos, foi decidido pelos cineastas que a sequência teria que ser legendada. Posteriormente, todo o uso de linguagem de sinais ao longo do filme foi legendado.
- A aparência final da criatura não foi totalmente definida até pouco antes do processo de pós-produção terminar.
- Durante as filmagens, a equipe evitou fazer barulho para que sons diegéticos de fundo (por exemplo, o som de dados rolando em um tabuleiro de jogo) pudessem ser gravados; os sons foram amplificados na pós-produção.
- Para se conectar com os personagens, Krasinski editou os dois primeiros cortes do filme sem nenhum som. Segundo ele, o filme poderia funcionar sem nenhum som.
- Este filme marca a primeira vez que Krasinki e Blunt estrelam lado a lado. O casal apareceu em ‘Os Muppets: O Retorno’, em 2011, mas não compartilhou nenhuma cena.
- A princípio, Blunt não tinha certeza sobre estrelar o filme, então Amy Adams e Anne Hathaway foram brevemente consideradas para o papel de Evelyn.
- O roteiro original de Bryan Woods e Scott Beck continha apenas uma linha de diálogo falado.