Disponível na assinatura premium da Prime Video, ‘Glória Feita de Sangue‘ é um dos filmes mais renomados do gênero de guerra, mas também quase ficou esquecido no tempo por conta das censuras.
Dirigido por Stanley Kubrick (‘O Iluminado’), o longa foi lançado em 1957, mas só foi exibido em alguns países décadas após a estreia, como na Suíça, onde foi lançado apenas em 1970, e na Espanha, onde foi banido por 30 anos, segundo The Times.
Ambientado durante a Primeira Guerra Mundial, em 1916, o longa gira em torno de um coronel chamado Dax (Kirk Douglas), que se opõe a uma ordem insana de seu superior, o General Mireau (George Meeker).
Após um ataque mal sucedido contra as tropas alemãs, Mireau ordena que a artilharia ataque as próprias trincheiras francesas. Quando a ordem não é cumprida, o general exige que os soldados sejam julgados e punidos com a execução por desacato e covardia para servirem de exemplo.
Intercedendo por seu batalhão, Dax decide lutar de todas as formas para impedir que um massacre seja iniciado.
Por conta de sua ideologia anti-armamentista, o filme acabou sendo proibido em diversos países por um bom tempo, já que a maior das nações europeias estavam iniciando sua corrida bélica após a Segunda Guerra Mundial.
Na época, os países mais preparados militarmente estavam dominando a geopolítica e a economia, a exemplo dos Estados Unidos e da União Soviética, então ‘Glória Feita de Sangue’ sofreu muitas críticas por sair do forno norte-americano enquanto o país reforçava sua tecnologia militar.
Além disso, o filme inspira diversas reflexões críticas contra o militarismo, como a loucura causada pela guerra, a injustiça militar e os dilemas entre a submissão e a moral humana.
Confira o trailer: