Em 2008, a DreamWorks deu vida a uma de suas franquias animadas de maior comédia com o lançamento do primeiro capítulo de ‘Kung Fu Panda’.
A trama acompanha Po, um panda que trabalha na loja de macarrão da sua família e sonha em transformar-se em um mestre de kung fu. Seu sonho se torna realidade quando, inesperadamente, ele deve cumprir uma profecia antiga e estudar a arte marcial com seus ídolos, os Cinco Furiosos. Po precisa de toda a sabedoria, força e habilidade que conseguir reunir para proteger seu povo de um leopardo da neve malvado.
Dirigido por John Stevenson em sua estreia no circuito de longas-metragens, o grandioso elenco contou com Jack Black, Dustin Hoffman, Angelina Jolie, Ian McShane, Jackie Chan,
Seth Rogen, Lucy Liu, David Cross e inúmeros outros na dublagem, e se tornou um sucesso crítico e comercial: além de ter arrecadado mais de US$361 milhões ao redor do mundo, a produção conquistou uma indicação ao Oscar e outra ao Globo de Ouro na categoria de Melhor Animação. Como se não bastasse, a popularidade do filme rendeu duas sequências, lançadas em 2011 e em 2016, bem como o anúncio de um quarto capítulo, com estreia marcada para 2024.
Em 2023, o título completa quinze anos desde seu lançamento e, para celebrar seu aniversário, preparamos uma breve lista com algumas curiosidades de bastidores.
Confira:
- Os animadores tiveram uma aula de kung fu de seis horas para ter uma ideia da ação do filme.
- A cena em que Po entra no Palácio de Jade e fica maravilhado com todas as relíquias é baseada na primeira experiência de um dos diretores ao entrar no Rancho Skywalker de George Lucas, local onde ficam todos os adereços dos filmes ‘Star Wars’.
- O contrato de Hoffman (Mestre Shifu) incluía uma estipulação que lhe permitia fazer sessões de gravação de voz adicionais sem impedimentos, caso estivesse insatisfeito com seu desempenho. Além do contrato, Hoffman também deu dicas a Black sobre sua atuação na cena noturna de discussão na escada.
- Os estilos de luta individuais dos membros dos Cinco Furiosos (Tigresa, Louva-a-Deus, Víbora, Macaco e Garça) são estilos reais de kung fu modelados nos animais em particular. O estilo de luta de Po é modelado a partir do estilo kung fu denominado urso.
- De acordo com seu diário online, Chan gravou suas narrações durante uma única sessão de gravação de cinco horas em Los Angeles, em 15 de outubro de 2007. Ele também gravou suas falas para as versões em mandarim e cantonês.
- Tal como acontece com a maioria dos filmes de animação da DreamWorks, Hans Zimmer (colaborando com John Powell desta vez) ficou responsável pela trilha sonora do filme. Ele visitou a China para absorver a cultura e conhecer a Orquestra Sinfônica Nacional como parte de sua preparação.
- Os cineastas citam os filmes de artes marciais ‘O Tigre e o Dragão’ (2000), ‘Herói’ (2002), ‘O Clã das Adagas Voadoras’ (2004) e, principalmente, a comédia de ação ‘Kung-Fusão’ (2004), como influências neste filme.
- De acordo com o supervisor de efeitos visuais Markus Manninen, a animação por computador usada ao longo do filme era mais complexa do que qualquer coisa que a DreamWorks já havia feito até então.
- Originalmente, o Mestre Louva-a-Deus (Rogen) seria o antagonista secundário do filme.
- Nos tratamentos anteriores do roteiro, Shifu deveria ser o pai adotivo de Po. É por isso que ele foi caracterizado como um panda vermelho.