Quase uma década e meia mais tarde, poucas produções conseguirem alcançar o incrível status que ‘Coraline e o Mundo Secreto’ carrega.
Lançada em 2009, a animação, baseada na história homônima de Neil Gaiman, acompanha Coraline, uma jovem garota que descobre uma porta secreta que contém um mundo parecido com o dela, porém melhor em muitas maneiras. Todos têm botões no lugar dos olhos, os pais são carinhosos e os sonhos de Coraline viram realidade por lá. Ela se encanta com essa descoberta, mas logo percebe que segredos estranhos estão em ação: uma outra mãe e o resto de sua família tentam mantê-la eternamente nesse mundo paralelo.
Contando com Dakota Fanning, Teri Hatcher, Jennifer Saunders, Ian McShane e mais no elenco de dublagem, o longa-metragem recebeu aclame crítico por parte dos especialistas, conquistando uma indicação ao Oscar de Melhor Animação, além de ter arrecadado quase US$125 milhões ao redor do planeta.
Para celebrar seu aniversário de catorze anos, comemorado hoje, 05 de fevereiro, preparamos uma breve lista trazendo curiosidades de bastidores para você conferIR.
Veja:
- O personagem Wybie Lovat não está no romance original Gaiman. Ele foi criado para que Coraline não precisasse falar sozinha e para que ela tivesse um amigo da mesma idade.
- A princípio, o filme seria live-action, e Fanning iria retratar fisicamente Coraline. Quando foi decidido fazer uma animação stop-motion, perguntaram a Fanning se ela ainda estaria interessada em fornecer a voz de Coraline. Ela disse que sim, pois achou que seria divertido fazer isso, e ficou ainda mais animada quando viu como a personagem ficaria.
- As folhas na cena em que Coraline está voltando para o poço foram criadas com pipoca pintada com spray rosa e cortada em pequenos pedaços.
- A banda They Might Be Giants escreveu 10 canções para o filme, mas uma mudança no tom – passando de um musical para uma produção mais sombria – significou que todas, exceto duas, foram cortadas: uma, quando o outro pai de Coraline canta junto com um piano; e outra durante os créditos finais.
- Um membro da equipe foi contratado especificamente para tricotar suéteres em miniatura e outras roupas para os personagens fantoches, usando agulhas de tricô quase tão finas quanto o cabelo humano.
- ‘Coraline e o Mundo Secreto’ foi a primeira animação stop-motion a ser rodada inteiramente em 3D.
- Gaiman disse que, de todas as adaptações de seus livros para o cinema e a televisão, ‘Coraline’ é a sua favorita.
- Logo no final do filme, é possível ver o pai de Coraline reencenando a famosa cena de ‘Alien – O 8º Passageiro’, em que o xenomorfo pula no rosto de uma das vítimas. Aqui, o pai de Coraline utilizou a lula de pelúcia da filha para fazer a brincadeira.
- Em determinado momento do longa-metragem, Coraline mostra 16 expressões faciais diferentes em um intervalo de apenas 35 segundos.
- Antes mesmo de criar a história original, Gaiman estava escrevendo o nome “Caroline”, mas cometeu um erro e acabou digitando “Coraline”. Em uma entrevista, ele comentou: “olhei para a palavra Coraline e sabia que era o nome de alguém. Queria saber o que aconteceu com ela”. O acontecimento o inspirou a escrever o romance que deu origem ao filme.
- ‘Coraline’ marca a primeira vez que uma sequência de transformação animada em stop-motion foi realizada. A sequência dura 130 quadros, ou quase seis segundos.