quarta-feira , 2 abril , 2025

Val Kilmer – Relembre os grandes clássicos da carreira do ator que nos deixou hoje aos 65 anos


Hoje, o mundo do cinema acordou mais triste. O astro Val Kilmer faleceu aos 65 anos de idade. Kilmer lutou contra um câncer diagnosticado em 2014, mas devido às suas crenças religiosas hesitou em buscar tratamento. Quando finalmente o fez, passou por uma traqueostomia e terminou afetando sua voz, que ficou fraca e ele precisou se comunicar através de um aparelho. Sua morte foi devido a uma pneumonia, segundo a informação dos filhos.

Val Kilmer foi estudante da prestigiada escola de atuação de Julliard em Nova York, considerada uma das melhores do mundo. O ator então seguiria para o teatro no início de carreira, até ingressar no mundo do cinema em 1984, estrelando em seu primeiro longa-metragem, e logo de cara como protagonista. Kilmer participou de nada menos que 103 produções como ator, entre filmes, séries de TV, minisséries e filmes feitos para a TV. O ator deixou dois filhos, ambos com a também atriz Joanne Whalley, com quem estrelou alguns longas.



Val Kilmer trabalhou em alguns dos maiores sucessos do cinema, e estrelou produções dos maiores estúdios de Hollywood, como a Paramount, Warner, MGM, Columbia Pictures e Disney. Em homenagem a este grande talento que nos deixa, resolvemos listar alguns de seus maiores clássicos da carreira. Confira abaixo.

Top Secret! Superconfidencial (1984)

73186

Esse foi o primeiro filme da carreira de Val Kilmer. E o ator chegava com o pé direito, estrelando em uma comédia escrachada da Paramount. O longa seguia a linha do sucesso que havia sido ‘Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu’ (1980) para o mesmo estúdio.


Academia de Gênios (1985)

37.188

Logo no ano seguinte, Val Kilmer encarava outra comédia, esta da Columbia Pictures (Sony). Aqui, ele viveu um gênio rebelde, estudante de uma academia para jovens dotados. Porém, seu personagem não gosta de regras – o que contém um pouco da personalidade real do ator, considerado difícil de se lidar nos bastidores.

Top Gun: Ases Indomáveis (1986)

514552

Assista também: 
YouTube video



Já pensou seu terceiro filme da carreira ser nada menos do que um dos maiores sucessos do cinema. ‘Top Gun’ é um dos maiores ícones saídos dos anos 80, e uma das maiores bilheterias. Seus filmes anteriores se tornaram comédias cult, graças às reprises aqui no Brasil e no mundo, mas ‘Top Gun’ elevou o ator a outro patamar. No filme, é claro, ele vive o piloto Iceman, rival de Maverick (Tom Cruise).

Willow: Na Terra da Magia (1988)

128.595

O sucesso de Val Kilmer em ‘Top Gun’ foi tanto, que no trabalho seguinte ele foi escalado para uma superprodução de aventura e fantasia de ninguém menos que George Lucas, o criador da saga ‘Star Wars’. ‘Willow’ foi uma das produções mais caras da época, mas apesar de ter se tornado cult, não fez o sucesso esperado. O longa ganhou uma série de TV (sem a presença de Kilmer) em 2022.

Mate-me Outra Vez (1989)

4.954

Quando estrelou ‘Willow’, apesar de o filme não ter atingido todo o seu potencial, Val Kilmer saiu da experiência com o maior prêmio que poderia: a mulher de sua vida. No longa de aventura ele contracenou com Joanne Whalley e foi amor à primeira vista. Os dois se casariam no mesmo ano. A dupla resolveu repetir a dobradinha logo no ano seguinte, aqui Whalley já exibia o nome do ator junto ao seu, se tornando agora Joanne Whalley-Kilmer. ‘Mate-me Outra Vez’ é um suspense noir moderno.

The Doors – O Filme (1991)

96.914

A banda de rock The Doors segue até hoje como uma das mais influentes e mais adoradas da história da música. A tão aclamada cinebiografia do grupo e de seu vocalista em especial, Jim Morrison, marcaria a entrada de Val Kilmer nos anos 90, e não apenas isso, como também a entrada do ator nas atuações mais maduras e dramáticas. Kilmer interpretou Morrison, e muitos consideram esta sua melhor performance – o ator era conhecido por mergulhar de cabeça em seus papeis.

Coração de Trovão (1992)

15.965

Em um de seus filmes menos conhecidos dos anos 90, Val Kilmer interpreta um jovem detetive com sangue indígena, que está investigando um crime dentro de uma reserva Sioux (uma das maiores tribos americanas), ao lado de um policial veterano. Pelo tema, o filme talvez tenha um significado maior e mais importante nos dias de hoje, pela representatividade, do que há 33 anos quando foi lançado nos cinemas, sem muito barulho.

Amor à Queima Roupa (1993)

235.664

Depois de ter sido o protagonista em diversos trabalhos, Val Kilmer escolheria trabalhar como coadjuvante em seus próximos filmes. Aqui, meia Hollywood quis participar do que era conhecido como um dos melhores roteiros da época. Também pudera, assinando o texto tínhamos ninguém menos do que um certo Quentin Tarantino. Nessa história de um amor bandido, Kilmer faz uma pontinha irreconhecível como Elvis Presley, o mentor do protagonista Christian Slater, que aparece para ele apenas em pensamento.

O Grande Assalto (1993)

9.114

Filme “pipocaço” da Universal Pictures, quem estrela é a loiraça Kim Basinger (então no auge de sua carreira). Você certamente já viu esse filme muitas vezes. A musa interpreta uma ladra altamente profissional, que consegue invadir qualquer banco. Ela deseja sair dessa vida e ter uma rotina honesta. Porém, sua filha é sequestrada e ela é obrigada a realizar um último “grande assalto”. Val Kilmer vive o parceiro trapalhão da mulher.

Tombstone: A Justiça está Chegando (1993)

161.356

Se perguntássemos qual o filme mais querido da carreira de Val Kilmer, pode ter certeza de que o faroeste ‘Tombstone’ estaria pelo menos do top 3. Acontece que, como citado no documentário ‘Val’ (2021), até hoje o filme é exibido anualmente em algumas cidades onde o longa foi rodado, e Kilmer fazia questão de estar presente para assinar autógrafos. No longa ele interpreta o pistoleiro tuberculoso Doc Holliday, e Kurt Russell vive o xerife icônico Wyatt Earp. Curiosamente, no ano seguinte, Kevin Costner lançaria a superprodução ‘Wyatt Earp’, no papel principal, e com Dennis Quaid vivendo Holliday. Esse é um dos casos de “filmes gêmeos” de Hollywood.

Batman Eternamente (1995)

258.656

Depois de viver o personagem real e histórico Doc Holliday no faroeste ‘Tombstone’, Kilmer aceitaria o papel de um dos maiores heróis de quadrinhos de todos os tempos, o Homem-Morcego em pessoa, Batman. Kilmer entrava na franquia substituindo Michael Keaton, dos dois primeiros filmes. O terceiro Batman nos cinemas também trocou o diretor, saía Tim Burton e entrava Joel Schumacher.

Fogo Contra Fogo (1995)

712.145

Em seu novo contrato com a Warner, Val Kilmer se deu muito bem. Não apenas estrelou em um de seus maiores sucessos comerciais, com ‘Batman Eternamente’, filme que deu uma nova guinada em sua carreira, como pôde aceitar igualmente o policial ‘Fogo Contra Fogo’. O longa se tornou um verdadeiro épico do cinema, falado até hoje, por unir pela primeira vez em tela dois dos mais lendários atores de Hollywood: Robert De Niro e Al Pacino. E Val Kilmer estava lá, como terceiro elemento desta mistura.

A Ilha do Dr. Moreau (1996)

35.002

Como nem tudo são flores na carreira de qualquer astro, depois de obter sucesso ao contracenar com Robert De Niro e Al Pacino, dois monstros sagrados, Val Kilmer não teria a mesma sorte ao atuar lado a lado com Marlon Brando – considerado “o” grande ator do cinema. Isso porque ambos passavam por momentos difíceis em suas vidas pessoas (Brando havia perdido uma filha e Kilmer passava pelo divórcio de Joanne Whalley). Assim, essa energia ruim tomou conta dos bastidores (os astros não se deram bem) e, claro, refletiu no resultado final deste terror, baseado em um conto clássico.

A Sombra e a Escuridão (1996)

65.031

A nuvem negra que assombrou a carreira e a vida pessoal de Val Kilmer o deixou logo após ‘A Ilha do Dr. Moreau’, seu filme mais problemático. No mesmo ano seria lançado ‘A Sombra e a Escuridão’, baseado em uma incrível história real, sobre um engenheiro contratado para construir uma ponte na África, impedido de realizar seu trabalho por motivo de dois leões assassinos que assombravam o local, conhecidos como a sombra e a escuridão. Michael Douglas completa o elenco como o caçador experiente que vai ajudar. O filme se tornou um sucesso.

O Santo (1997)

69.086

A Paramount Pictures havia achado ouro ao levar para o cinema uma versão em grande estilo do famoso seriado dos anos 60, ‘Missão: Impossível’, que contou com o astro Tom Cruise impulsionando. Assim, o estúdio somou dois mais dois e pensou, que tal trazer outro astro de ‘Top Gun’ para estrelar outra superprodução baseada em uma série famosa dos anos 60? O que poderia sair errado? Bem, digamos que ‘O Santo’ não se tornou o novo ‘Missão: Impossível’, mas Val Kilmer demonstrou toda a sua versatilidade.

O Príncipe do Egito (1998)

129.742

No fim dos anos 90, um novo estúdio de Hollywood chegava para abalar as estruturas da meca do cinema mundial. A Dreamworks tinha como chefe ninguém menos que Steven Spielberg. E o estúdio chegou impressionando, entre outras coisas batendo de frente com a Disney e suas animações. ‘O Príncipe do Egito’ é a história de ‘Os Dez Mandamentos’ criada para as crianças. O filme contou com um elenco grandioso de dubladores, de nomes como Sandra Bullock, Michelle Pfeiffer, Jeff Goldblum, Ralph Fiennes e, claro, Val Kilmer protagonizando como Moisés.

À Primeira Vista (1999)

13.954

Val Kilmer terminou os anos 90 com um drama romântico no qual ele interpreta um homem cego. Ele se apaixona pela personagem de Mira Sorvino, atriz que havia ganhado um Oscar em 1996, pelo filme de Woody Allen,Poderosa Afrodite’, e estava no auge de sua carreira.

Em 2021 o astro lançaria o documentário elogiado ‘Val’, contando com 40 anos de fitas pessoais gravadas por ele, incluindo os bastidores de muitos de seus filmes. No ano seguinte, Val Kilmer estrelaria seu último filme, reprisando o papel de Iceman em seu maior sucesso, na sequência ‘Top Gun: Maverick‘, numa cena verdadeiramente emocionante.


Assista:
YouTube video

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
372,000SeguidoresSeguir
1,620,000SeguidoresSeguir
200,000SeguidoresSeguir
162,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS

Val Kilmer – Relembre os grandes clássicos da carreira do ator que nos deixou hoje aos 65 anos

Hoje, o mundo do cinema acordou mais triste. O astro Val Kilmer faleceu aos 65 anos de idade. Kilmer lutou contra um câncer diagnosticado em 2014, mas devido às suas crenças religiosas hesitou em buscar tratamento. Quando finalmente o fez, passou por uma traqueostomia e terminou afetando sua voz, que ficou fraca e ele precisou se comunicar através de um aparelho. Sua morte foi devido a uma pneumonia, segundo a informação dos filhos.

Val Kilmer foi estudante da prestigiada escola de atuação de Julliard em Nova York, considerada uma das melhores do mundo. O ator então seguiria para o teatro no início de carreira, até ingressar no mundo do cinema em 1984, estrelando em seu primeiro longa-metragem, e logo de cara como protagonista. Kilmer participou de nada menos que 103 produções como ator, entre filmes, séries de TV, minisséries e filmes feitos para a TV. O ator deixou dois filhos, ambos com a também atriz Joanne Whalley, com quem estrelou alguns longas.

Val Kilmer trabalhou em alguns dos maiores sucessos do cinema, e estrelou produções dos maiores estúdios de Hollywood, como a Paramount, Warner, MGM, Columbia Pictures e Disney. Em homenagem a este grande talento que nos deixa, resolvemos listar alguns de seus maiores clássicos da carreira. Confira abaixo.

Top Secret! Superconfidencial (1984)

73186

Esse foi o primeiro filme da carreira de Val Kilmer. E o ator chegava com o pé direito, estrelando em uma comédia escrachada da Paramount. O longa seguia a linha do sucesso que havia sido ‘Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu’ (1980) para o mesmo estúdio.

Academia de Gênios (1985)

37.188

Logo no ano seguinte, Val Kilmer encarava outra comédia, esta da Columbia Pictures (Sony). Aqui, ele viveu um gênio rebelde, estudante de uma academia para jovens dotados. Porém, seu personagem não gosta de regras – o que contém um pouco da personalidade real do ator, considerado difícil de se lidar nos bastidores.

Top Gun: Ases Indomáveis (1986)

514552

Já pensou seu terceiro filme da carreira ser nada menos do que um dos maiores sucessos do cinema. ‘Top Gun’ é um dos maiores ícones saídos dos anos 80, e uma das maiores bilheterias. Seus filmes anteriores se tornaram comédias cult, graças às reprises aqui no Brasil e no mundo, mas ‘Top Gun’ elevou o ator a outro patamar. No filme, é claro, ele vive o piloto Iceman, rival de Maverick (Tom Cruise).

Willow: Na Terra da Magia (1988)

128.595

O sucesso de Val Kilmer em ‘Top Gun’ foi tanto, que no trabalho seguinte ele foi escalado para uma superprodução de aventura e fantasia de ninguém menos que George Lucas, o criador da saga ‘Star Wars’. ‘Willow’ foi uma das produções mais caras da época, mas apesar de ter se tornado cult, não fez o sucesso esperado. O longa ganhou uma série de TV (sem a presença de Kilmer) em 2022.

Mate-me Outra Vez (1989)

4.954

Quando estrelou ‘Willow’, apesar de o filme não ter atingido todo o seu potencial, Val Kilmer saiu da experiência com o maior prêmio que poderia: a mulher de sua vida. No longa de aventura ele contracenou com Joanne Whalley e foi amor à primeira vista. Os dois se casariam no mesmo ano. A dupla resolveu repetir a dobradinha logo no ano seguinte, aqui Whalley já exibia o nome do ator junto ao seu, se tornando agora Joanne Whalley-Kilmer. ‘Mate-me Outra Vez’ é um suspense noir moderno.

The Doors – O Filme (1991)

96.914

A banda de rock The Doors segue até hoje como uma das mais influentes e mais adoradas da história da música. A tão aclamada cinebiografia do grupo e de seu vocalista em especial, Jim Morrison, marcaria a entrada de Val Kilmer nos anos 90, e não apenas isso, como também a entrada do ator nas atuações mais maduras e dramáticas. Kilmer interpretou Morrison, e muitos consideram esta sua melhor performance – o ator era conhecido por mergulhar de cabeça em seus papeis.

Coração de Trovão (1992)

15.965

Em um de seus filmes menos conhecidos dos anos 90, Val Kilmer interpreta um jovem detetive com sangue indígena, que está investigando um crime dentro de uma reserva Sioux (uma das maiores tribos americanas), ao lado de um policial veterano. Pelo tema, o filme talvez tenha um significado maior e mais importante nos dias de hoje, pela representatividade, do que há 33 anos quando foi lançado nos cinemas, sem muito barulho.

Amor à Queima Roupa (1993)

235.664

Depois de ter sido o protagonista em diversos trabalhos, Val Kilmer escolheria trabalhar como coadjuvante em seus próximos filmes. Aqui, meia Hollywood quis participar do que era conhecido como um dos melhores roteiros da época. Também pudera, assinando o texto tínhamos ninguém menos do que um certo Quentin Tarantino. Nessa história de um amor bandido, Kilmer faz uma pontinha irreconhecível como Elvis Presley, o mentor do protagonista Christian Slater, que aparece para ele apenas em pensamento.

O Grande Assalto (1993)

9.114

Filme “pipocaço” da Universal Pictures, quem estrela é a loiraça Kim Basinger (então no auge de sua carreira). Você certamente já viu esse filme muitas vezes. A musa interpreta uma ladra altamente profissional, que consegue invadir qualquer banco. Ela deseja sair dessa vida e ter uma rotina honesta. Porém, sua filha é sequestrada e ela é obrigada a realizar um último “grande assalto”. Val Kilmer vive o parceiro trapalhão da mulher.

Tombstone: A Justiça está Chegando (1993)

161.356

Se perguntássemos qual o filme mais querido da carreira de Val Kilmer, pode ter certeza de que o faroeste ‘Tombstone’ estaria pelo menos do top 3. Acontece que, como citado no documentário ‘Val’ (2021), até hoje o filme é exibido anualmente em algumas cidades onde o longa foi rodado, e Kilmer fazia questão de estar presente para assinar autógrafos. No longa ele interpreta o pistoleiro tuberculoso Doc Holliday, e Kurt Russell vive o xerife icônico Wyatt Earp. Curiosamente, no ano seguinte, Kevin Costner lançaria a superprodução ‘Wyatt Earp’, no papel principal, e com Dennis Quaid vivendo Holliday. Esse é um dos casos de “filmes gêmeos” de Hollywood.

Batman Eternamente (1995)

258.656

Depois de viver o personagem real e histórico Doc Holliday no faroeste ‘Tombstone’, Kilmer aceitaria o papel de um dos maiores heróis de quadrinhos de todos os tempos, o Homem-Morcego em pessoa, Batman. Kilmer entrava na franquia substituindo Michael Keaton, dos dois primeiros filmes. O terceiro Batman nos cinemas também trocou o diretor, saía Tim Burton e entrava Joel Schumacher.

Fogo Contra Fogo (1995)

712.145

Em seu novo contrato com a Warner, Val Kilmer se deu muito bem. Não apenas estrelou em um de seus maiores sucessos comerciais, com ‘Batman Eternamente’, filme que deu uma nova guinada em sua carreira, como pôde aceitar igualmente o policial ‘Fogo Contra Fogo’. O longa se tornou um verdadeiro épico do cinema, falado até hoje, por unir pela primeira vez em tela dois dos mais lendários atores de Hollywood: Robert De Niro e Al Pacino. E Val Kilmer estava lá, como terceiro elemento desta mistura.

A Ilha do Dr. Moreau (1996)

35.002

Como nem tudo são flores na carreira de qualquer astro, depois de obter sucesso ao contracenar com Robert De Niro e Al Pacino, dois monstros sagrados, Val Kilmer não teria a mesma sorte ao atuar lado a lado com Marlon Brando – considerado “o” grande ator do cinema. Isso porque ambos passavam por momentos difíceis em suas vidas pessoas (Brando havia perdido uma filha e Kilmer passava pelo divórcio de Joanne Whalley). Assim, essa energia ruim tomou conta dos bastidores (os astros não se deram bem) e, claro, refletiu no resultado final deste terror, baseado em um conto clássico.

A Sombra e a Escuridão (1996)

65.031

A nuvem negra que assombrou a carreira e a vida pessoal de Val Kilmer o deixou logo após ‘A Ilha do Dr. Moreau’, seu filme mais problemático. No mesmo ano seria lançado ‘A Sombra e a Escuridão’, baseado em uma incrível história real, sobre um engenheiro contratado para construir uma ponte na África, impedido de realizar seu trabalho por motivo de dois leões assassinos que assombravam o local, conhecidos como a sombra e a escuridão. Michael Douglas completa o elenco como o caçador experiente que vai ajudar. O filme se tornou um sucesso.

O Santo (1997)

69.086

A Paramount Pictures havia achado ouro ao levar para o cinema uma versão em grande estilo do famoso seriado dos anos 60, ‘Missão: Impossível’, que contou com o astro Tom Cruise impulsionando. Assim, o estúdio somou dois mais dois e pensou, que tal trazer outro astro de ‘Top Gun’ para estrelar outra superprodução baseada em uma série famosa dos anos 60? O que poderia sair errado? Bem, digamos que ‘O Santo’ não se tornou o novo ‘Missão: Impossível’, mas Val Kilmer demonstrou toda a sua versatilidade.

O Príncipe do Egito (1998)

129.742

No fim dos anos 90, um novo estúdio de Hollywood chegava para abalar as estruturas da meca do cinema mundial. A Dreamworks tinha como chefe ninguém menos que Steven Spielberg. E o estúdio chegou impressionando, entre outras coisas batendo de frente com a Disney e suas animações. ‘O Príncipe do Egito’ é a história de ‘Os Dez Mandamentos’ criada para as crianças. O filme contou com um elenco grandioso de dubladores, de nomes como Sandra Bullock, Michelle Pfeiffer, Jeff Goldblum, Ralph Fiennes e, claro, Val Kilmer protagonizando como Moisés.

À Primeira Vista (1999)

13.954

Val Kilmer terminou os anos 90 com um drama romântico no qual ele interpreta um homem cego. Ele se apaixona pela personagem de Mira Sorvino, atriz que havia ganhado um Oscar em 1996, pelo filme de Woody Allen,Poderosa Afrodite’, e estava no auge de sua carreira.

Em 2021 o astro lançaria o documentário elogiado ‘Val’, contando com 40 anos de fitas pessoais gravadas por ele, incluindo os bastidores de muitos de seus filmes. No ano seguinte, Val Kilmer estrelaria seu último filme, reprisando o papel de Iceman em seu maior sucesso, na sequência ‘Top Gun: Maverick‘, numa cena verdadeiramente emocionante.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
372,000SeguidoresSeguir
1,620,000SeguidoresSeguir
195,000SeguidoresSeguir
162,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS