terça-feira, agosto 19, 2025
More
    InícioNotíciasVendas de livros do criador de 'O Grinch' disparam após controvérsia por...

    Vendas de livros do criador de ‘O Grinch’ disparam após controvérsia por apologia ao racismo

    De acordo com a Fox News, seis livros do catálogo da Dr Seuss Enterprises foram retirados de circulação na terça-feira (02) por promoverem imagens ‘racistas e insensíveis’.

    Os títulos em questão são ‘And to Think That I Saw It on Mulberry Street’, ‘If I Ran the Zoo’, ‘McElligot’s Pool’, ‘On Beyond Zebra!’, ‘Scrambled Eggs Super!’ e ‘The Cat’s Quizzer’.

    Para quem não conhece, Dr Seuss, pseudônimo de Theodor Geisel, foi um aclamado escritor e ilustrador famoso pela criação do personagem ‘O Grinch‘.

    Além disso, suas histórias infantis ajudaram a propagar o termo ‘Moral da História’ através da cultura popular.

    Após uma revisão entre os mais de 60 clássicos do autor, a companhia decidiu cancelar a venda dos títulos.

    Publicados entre 1937 e 1976, os livros retratam estereótipos racistas, como ilustrações em que negros aparecem puxando carroças ou levando chicotadas, isso em um contexto em que a escravidão já havia sido extinta.

    Em nota, a companhia disse que:

    “Esses livros retratam pessoas de maneiras que são dolorosas e completamente erradas. Isso é insensível e preconceituso de muitas formas, e não compactuamos com atitudes como essas. Cessar as vendas desses livros é apenas parte de nosso compromisso e nosso plano mais amplo para garantir que o catálogo da Dr. Seuss Enterprises represente e apoie todas as comunidades e famílias, independentemente de sua origem ou etnia.”

    Apesar disso, outros livros do Dr. Seuss estão mais populares do que nunca em meio à controvérsia.

    Na quinta-feira (04), as cópias dos livros mais populares do autor estavam no TOP 10 dos mais vendidos da Amazon e da Barnes and Noble.

    Títulos como ‘The Cat in The Hat’, ‘Oh, The Places You Go’ e ‘Green Eggs and Ham‘, três das obras mais conhecidas de Seuss, esgotaram-se rapidamente no estoque da Amazon.

    Aproveitando a oportunidade, vendedores autônomos anunciaram a venda dos títulos cancelados por centenas de dólares, alguns até chegaram a anunciar cada título por mais de US$ 1000.

    Logo após a polêmica, a enteada de Seuss disse ao The New York Post que:

    “Não havia um fio de cabelo racista no corpo daquele homem – ele estava muito ciente do mundo ao seu redor e se importava muito com as pessoas. Entendemos e poiamos a decisão de cancelar as vendas, mas não acredito que Theodor tinha intenção de causar constrangimento a qualquer tipo de pessoa.”

    Últimas Notícias