A Disney e os exibidores brasileiros de cinema entraram em atrito com a chegada da nova animação da Pixar, ‘Viva – A Vida É Uma Festa‘.
A distribuidora da produção exigiu 52% da bilheteria do longa.
O tradicional percentual, equivalente a 50%, foi alterado mediante um comunicado emitido aos exibidores no final de dezembro de 2017 e a decisão gerou controvérsia e revolta, levando a um boicote por parte das empresas de cinema.
Com isso, a animação teve uma abertura fraca no fim de semana de estreia.
Em 610 salas, o filme arrecadou fracos R$ 6,6 milhões.
Já Jumanji: Bem-vindo à Selva‘, lançado em 950 salas, bateu recorde de maior abertura de Janeiro com ótimos R$ 16,2 milhões.
Confira o TOP 10:
De acordo com o Sindicato das Empresas Exibidoras Cinematográficas do Estado de São Paulo, a divisão de 50% tem se mantido há duas décadas e o aparente pequeno aumento dificulta a manutenção dos espaços e até mesmo sua sobrevivência.
A instituição pontua que os custos de um cinema cresceram significativamente com o avanço tecnológico, com a chegada do modelo digital, que naturalmente aumenta o consumo de energia. Além disso, o aluguel dos espaços – a maioria sendo em edifícios de terceiros – é outro fator determinante.
O sindicato ainda revela que o aumento prejudica o planejamento dos empresários e que a porcentagem pode desestabilizar o trabalho desenvolvido por eles, considerando que o mercado brasileiro é mais imprevisível e que a tributação é alta. Isso resultaria em uma margem de lucro bem inferior.
Com o aumento do lucro da Disney para 52%, as únicas redes que estão confirmadas para a exibição do filme são as multinacionais, que já possuem acordos globais com o estúdios. As empresas nacionais, que correspondem a 65% no país, não garantiram o mesmo.
A baixa na distribuição da animação pode prejudicar a bilheteria mundial da produção da Pixar, considerando que o Brasil é um dos mercados expoentes, capaz de alavancar a popularidade de um filme (assim como fez com ‘Liga da Justiça‘).
Até o momento, ‘Viva‘ faturou R$ 500 milhões ao redor do mundo, com vários países além do Brasil a ser lançado, como Reino Unido, Japão, Coreia do Sul e Argentina.