A década de 1990 foi um período rico para o gênero da comédia, com uma infinidade de filmes que marcaram gerações e influenciaram a cultura pop. No entanto, entre os grandes sucessos que ainda hoje são lembrados, como ‘Esqueceram de Mim‘, ‘Uma Babá Quase Perfeita‘, ‘Mudança de Hábito‘, ‘Top Gang‘, ‘Feitiço do Tempo‘ e ‘O Máskara‘, existe um vasto universo de comédias esquecidas — produções que, apesar de trazerem talentos renomados e ideias criativas, acabaram passando despercebidas pelo público ou recebendo críticas mornas na época.
Essas obras, muitas vezes relegadas ao esquecimento, guardam verdadeiras pérolas de humor, estilos únicos e histórias que refletem os valores e o espírito da época. Revisitar essas comédias é uma oportunidade para redescobrir filmes que, embora não tenham feito tanto barulho nas bilheterias, contribuíram para a diversidade e o dinamismo do cinema cômico nos anos 90, trazendo desde sátiras e paródias até dramas leves e comédias adolescentes, todas com seu charme especial e potencial para encantar novos públicos. Confira abaixo.
À Prova de Balas (1996)

Adam Sandler voltou aos holofotes com força total graças ao sucesso de ‘Um Maluco no Golfe 2‘, da Netflix. É claro que a plataforma de streaming tratou de colocar em seu acervo também o filme original, um cult de 1996 – um dos filmes mais adorados da carreira do humorista. Mas você sabia que no mesmo ano do primeiro ‘Um Maluco no Golfe‘, o ator lançou também uma comédia de ação policial, que o colocou lado a lado com Damon Wayans (de ‘Eu, a Patroa e as Crianças‘)? A trama gira em torno de um criminoso atrapalhado (Sandler) e um policial durão (Wayans) que, após uma missão desastrosa, se veem obrigados a trabalhar juntos para desmantelar uma rede de tráfico de armas. Misturando tiroteios, perseguições e muito humor físico, o filme brinca com a fórmula clássica do “buddy cop movie” — aquela dupla improvável que precisa aprender a conviver para sobreviver.
Uma Loucura de Casamento (1998)

Por falar em Adam Sandler, aqui está uma comédia que o ator havia sido contratado para estrelar, mas terminou tendo que deixar a produção. O curioso é que o longa o colocaria para atuar ao lado de Cameron Diaz, após os sucessos de ‘O Máskara‘, ‘O Casamento do Meu Melhor Amigo‘ e ‘Quem Vai Ficar com Mary?‘. Sandler deixou o projeto para estrelar o sucesso ‘O Rei da Água‘ – lançado no mesmo ano. Aqui temos uma comédia de humor negro que passou meio despercebida em seu tempo, mas que deixou uma marca curiosa por seu tom ousado e politicamente incorreto. Dirigido por Peter Berg, o filme começa com a clássica premissa de uma despedida de solteiro em Las Vegas — só que tudo dá errado quando um acidente fatal ocorre durante a festa, e os amigos do noivo decidem encobrir o crime.
Duro de Espiar (1996)

Outro que voltou aos holofotes, mesmo já tendo nos deixado em 2010, foi o saudoso e inesquecível Leslie Nielsen. Tudo porque um novo ‘Corra que a Polícia Vem Aí‘ foi lançado nos cinemas americanos, e em breve chega ao Brasil, tendo Liam Neeson como protagonista dessa vez. O fato fez a Netflix correr e disponibilizar a trilogia original (1988 a 1994) em sua plataforma. Mas Nielsen estrelou outras comédias escrachadas no estilo, que funcionam como filme paródia. Nenhuma chegou perto do sucesso da trilogia citada. Uma das esquecidas foi este ‘Duro de Espiar‘ – paródia escrachada dos filmes de espionagem. Nielsen vive aqui o agente secreto Dick Steele, que precisa impedir os planos de um vilão maníaco interpretado por Andy Griffith. O longa tira sarro de filmes conhecidos na época, desde ‘Missão: Impossível‘ até ‘Pulp Fiction‘.
Mal Posso Esperar (1998)

Outra que voltou aos holofotes, saída lá da década de 1990, foi a ex-teen Jennifer Love Hewitt, que obteve novo fôlego em sua carreira graças ao lançamento de um novo ‘Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado‘ este ano. Voltando para a década de 90, além do citado filme original e de sua sequência, Hewitt estrelou também esta comédia adolescente, que fez a alegria de seus fãs da época. A trama se passa inteiramente durante uma festa de formatura do ensino médio, onde diversos personagens vivem dilemas clássicos da adolescência — romances não correspondidos, amizades em crise e decisões sobre o futuro. O elenco reúne nomes que marcariam a geração, como Ethan Embry, Lauren Ambrose, Seth Green e a então queridinha Jennifer Love Hewitt, recém-saída do sucesso de ‘Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado‘.
Nada Além de Problemas (1991)

Ano passado, um dos nomes mais comentados do cinema foi o da musa dos anos 90 Demi Moore. A atriz veterana fez as pazes com o sucesso graças ao terror cult ‘A Substância‘, que lhe rendeu sua primeira indicação ao Oscar. Mas você já imaginou uma comédia de humor incorreto que juntasse Demi Moore aos icônicos comediantes da década de 80: Dan Aykroyd, Chevy Chase e John Candy. Sim, temos. E só os anos 90 nos proporcionou. Esta é uma das comédias mais bizarras e esquecidas da década, marcada por seu humor grotesco e estética exagerada. Dirigido e estrelado por Dan Aykroyd, o filme reúne um elenco de peso, incluindo em uma história que mistura terror, sátira e absurdo. A trama acompanha um casal de nova-iorquinos que, ao se perderem durante uma viagem, acaba preso em uma cidade fantasma governada por um juiz centenário insano (vivido por Aykroyd com próteses grotescas) e seus assistentes igualmente assustadores.
Meu Pequeno Paraíso (1990)

O nome do veterano Steve Martin se encontra em voga atualmente também, graças ao sucesso da série ‘Only Murders in the Building‘, que o coloca para atuar ao lado de outro veterano, o colega Martin Short. Mas você sabia que Martin também estrelou uma produção ao lado de outro humorista baixinho. Essa pérola dos anos 90 colocou Steve Martin e o sumido Rick Moranis juntos em cena, numa comédia mafiosa. Martin interpreta um mafioso carismático e meio atrapalhado que, após testemunhar contra seus antigos comparsas, é enviado para viver numa pequena cidade americana sob proteção federal. Rick Moranis é o agente responsável por mantê-lo sob controle, o que gera uma série de situações cômicas e mal-entendidos.
Capitão Ron (1992)

Por falar em Martin Short, colega de Steve Martin em ‘Only Murders in the Building‘, aqui temos uma comédia esquecida dos anos 90 estrelada por ele também. No filme, ele atua ao lado de ninguém menos que Kurt Russell – interpretando um papel quase como uma versão cômica do anti-herói Snake Plissken, de ‘Fuga de Nova York‘, ao menos com o mesmo tapa-olho. O filme acompanha uma família (de Short) americana que herda um iate e contrata o excêntrico Capitão Ron (Russell) para pilotá-lo até o Caribe, embarcando numa jornada cheia de confusões.
Uma Noiva e Tanto (1993)

O humorista Mike Myers dominou os cinemas na década de 90 graças aos sucessos de ‘Quanto Mais Idiota Melhor‘, ‘Austin Powers‘ e suas continuações. Mas no acervo do comediante encontra-se essa produção cult e pouco falada igualmente. Aqui ele estrela em uma comédia romântica de humor peculiar e também escreveu o roteiro. O filme acompanha Charlie Mackenzie, um poeta e jornalista em San Francisco que se apaixona por Harriet, uma misteriosa mulher que pode estar envolvida em uma série de assassinatos. Combinando momentos cômicos, suspense leve e personagens excêntricos, o longa explora os medos e inseguranças típicos dos relacionamentos, sempre com o toque único do humor de Myers.
Deu Tudo Errado (1996)

Você lembra da apresentadora Ellen DeGeneres? Ela dominou os programas diurnos nos EUA na década passada. De fato, seus clipes do programa ainda podem ser vistos aos montes nas redes sociais. Mas você sabia que antes de ser apresentadora, ela também foi atriz – e fez um seriado de sucesso nos anos 90 chamado ‘Ellen‘. Pegando carona no sucesso de sua série, ela resolveu estrelar seu primeiro filme e o resultado foi este ‘Deu Tudo Errado‘. É bastante curioso ver DeGeneres, uma mulher que sempre fez questão de afirmar sua opção sexual como lésbica, fazendo papel de hétero, uma solteirona desesperada para casar, que termina começando o relacionamento com um sujeito problemático, vivido por Bill Pullman.
Vamos Nessa! (1999)

Finalizando a matéria, temos o “filme da rave”. ‘Vamos Nessa!‘ foi muito comparado a uma versão mais jovem de ‘Pulp Fiction‘ graças à sua narrativa fragmentada, com histórias se conectam ao longo, gama de personagens diversificados, violência, imprevisibilidade e ritmo frenético. O elenco é um show à parte, com nomes promissores de Hollywood como Katie Holmes, Sarah Polley (que se tornaria diretora também) e Timothy Olyphant. A comédia dramática ágil e estilosa acompanha três histórias interligadas durante uma noite alucinante em Los Angeles. O filme explora a vida de jovens envolvidos em situações de crime, festas e confusões, misturando humor negro, adrenalina e diálogos rápidos.
