‘O Senhor dos Anéis’ continua como uma das sagas de fantasia mais aclamadas da história do cinema – contando com uma trilogia que recebeu diversos prêmios, inclusive várias estatuetas do Oscar.
E, como bem sabemos, produções de escala gigantesca costumam contar com histórias de bastidores muito divertidas – como é o caso da envolvendo John Rhys-Davies, que interpretou Gimli em ‘A Sociedade do Anel’, ‘As Duas Torres’ e ‘O Retorno do Rei’.
Rhys-Davies, na verdade, era o membro mais alto do elenco original, com nada menos que 1,85m de altura. Nos filmes, porém, ele interpretou o anão mencionado no parágrafo acima. A ilusão da diferença de altura entre seu personagem e os outros – incluindo Gandalf (Ian McKellen) e Legolas (Orlando Bloom) -, foi alcançada através de jogos de câmera e ilusões imagéticas para levar o público a acreditar que o ator, de fato, tinha uma estatura bastante diminuta quando comparada aos seus colegas.
O astro rodava suas cenas em segundo plano, por exemplo, conforme os outros atores ficavam mais à frente, em primeiro plano; outra técnica colocava seus colegas em plataformas, enquanto ele permanecia em espécies de valas para garantir que a diferença de altura funcionasse nas telas. Algo similar aconteceu a Robbie Coltrane na saga ‘Harry Potter’, mas ao contrário (visto que ele interpretou o meio-gigante Rúbeo Hagrid, guardião das terras de Hogwarts).
Vale lembrar que todos os filmes de ‘O Senhor dos Anéis’ estão disponíveis na Max e no Prime Video.
A trilogia original chegou aos cinemas entre os anos de 2001 e 2003 e, em pouco tempo, conquistou a crítica e o público. Além da aclamação universal, os três filmes arrecadaram mais de US$2,9 bilhões e levaram para casa nada menos que 17 estatuetas do Oscar (sendo que ‘O Retorno do Rei’ faturou 11 prêmios da Academia e, até hoje, faz parte do seleto grupo que conquistou o feito na história do cinema ao lado de ‘Ben-Hur’ e ‘Titanic’).
O elenco também contou com Elijah Wood, Liv Tyler, Viggo Mortensen, Sean Astin, Cate Blanchett, Christopher Lee, Billy Boyd, Dominic Monaghan, Hugo Weaving, Andy Serkis, Sean Bean e outros.
Peter Jackson comandou a trilogia e também a pré-sequência ‘O Hobbit’.