Wagner Moura e a produtora executiva da O2 Filmes, Andrea Barata Ribeiro, foram anunciados como membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.
Com a nomeação, eles serão jurados a partir da próxima edição do Oscar, a premiação mais importante do cinema.
À frente da produtora O2 Filmes, que neste ano celebra três décadas de atuação e pioneirismo colecionando prêmios em todo o mundo, Andrea Barata Ribeiro vê como uma vitória do cinema brasileiro sua indicação para a Academia.
“Não poderia ter nada mais simbólico! É o maior reconhecimento para mostrar quem é o Brasil neste momento em que a cultura vem sendo desmontada. Ser membro atesta o potencial do nosso cinema brasileiro”, comenta.
Produtora de filmes como ‘Cidade de Deus‘ e ‘Marighella‘, além de séries para plataformas de streaming e para a televisão, em 2005, foi a primeira mulher brasileira eleita pela revista americana Variety como uma das cinco produtoras mais influentes do mundo.
A lista completa com os 395 nomes de profissionais do mercado cinematográfico de 50 países que agora integram o Oscar, foi publicada hoje no site oficial da Academia.