Merlin Crossingham e Nick Park, co-diretores de ‘Wallace & Gromit: Avengança‘, uma das animações favoritas ao Oscar, compartilharam recentemente detalhes sobre o processo de criação das animações em stop-motion.
“Estamos filmando com câmeras digitais desde Wallace & Gromit”, diz Park a Variety. “Isso realmente facilita quando algo dá errado, pois é mais simples corrigir. Se um momento da animação não funcionar, você pode editá-lo usando a tecnologia digital”.
Crossingham complementa: “Ainda usamos fantoches em pequenos cenários, como um miniestúdio, e o ofício central do stop-motion continua o mesmo. O que evoluiu foi o suporte em torno disso. Antigamente, filmávamos em 35mm, o que mudava a maneira de levar nossa visão para a tela. Filmando digitalmente, as coisas ficam muito mais rápidas, permitindo que façamos mais. A cena de perseguição no final deste filme provavelmente não teria sido possível, da forma como fizemos, há 20 anos”.
A cena de perseguição no canal, no final do filme, foi realizada com a ajuda de água gerada por computação gráfica (CG), além da incorporação de silicone no lugar da argila em algumas áreas, a fim de alcançar o visual desejado.
“Com todo o manuseio feito pelos animadores, os fantoches acabam muito desgastados”, explica Crossingham. “Se algumas partes [dos fantoches] forem de silicone, economiza muito tempo de remodelagem. Mas, mesmo com o silicone, melhoramos bastante. E, mesmo sendo de silicone, o fantoche original foi feito de argila, e o silicone é moldado a partir da argila original, então as digitais também ficam transferidas para o silicone. Ainda é a mão que fez o original, e o aspecto artesanal é essencial para tudo o que fazemos”.
Eles ainda utilizam argila na maioria dos personagens, o que traz as complicações típicas dessa forma de arte feita manualmente.
“A argila de modelagem que usamos não foi feita para o cinema”, diz Park. “Ela é feita para escolas e crianças, não é um material preciso para artistas. Então, você pede vermelho e, em uma remessa, ele pode ser bem vermelho, mas na próxima, pode não ser tanto. Temos alguém responsável pela nossa argila, que mistura os lotes quando recebemos novos materiais, o que fazemos no início de cada filme. Ele cria cores únicas, não só pela tonalidade e pigmento, mas também pela textura, pois cada pigmento tem qualidades maleáveis diferentes. Ele tenta deixar tudo uniforme para que os animadores recebam uma argila que responda bem sob as luzes do estúdio, que normalmente são bastante quentes. Às vezes, ele adiciona um pouco de glicerina para amolecer, ou, se estiver muito mole, põe um pouco de pó de giz ou gesso. Ele tem truques secretos”.
A animação ‘Wallace & Gromit: Avengança‘ está disponível no catálogo da Netflix.
Confira:
Aclamado pelos críticos, o longa conquistou impressionantes 100% de aprovação no Rotten Tomatoes. Os críticos elogiaram a animação em todos os seus aspectos, considerando a sequência uma adição bem-vinda e de altíssima qualidade.
Confira as reações:
“A animação em stop motion e o design e execução detalhados dos personagens são simplesmente maravilhosos, e o roteiro de Mark Burton, que desenvolveu a história ao longo de vários anos com Park, é espirituoso e vencedor”, disse Pete Hammond do
Deadline.
“Comparado com os últimos filmes da Aardman, ‘Wallace & Gromit: Avengança’ parece mais contido, o que, no final das contas, é algo positivo”, disse Peter Debruge da Variety.
“‘Wallace & Gromit: Avengança’ é uma aventura dinâmica e bem ritmada, na qual Gromit se destaca como um dos melhores personagens de tela, enquanto o jeito distraído de Wallace ainda conquista o coração do público”, disse Lovia Gyarkye ao The Hollywood Reporter.
“‘Wallace & Gromit: Avengança’ apresenta uma bela animação, uma história divertida e o retorno de um vilão infame. O que mais um espectador poderia querer?”, disse Ricky Valero da FandomWire.
“Isto é mais como um curta-metragem muito longo de Wallace e Gromit. Isso é algo maravilhoso de se ser. Tem grandes heróis, um vilão memorável e mais caprichoso do que provavelmente é recomendado pela ciência médica”, disse William Bibbiani do TheWrap.
“Com uma lição de moral em sintonia com o clima da cultura pop atual, os diretores Nick Park e Merlin Crossingham fazem com que o tão esperado retorno de Wallace & Gromit pareça um abraço caloroso de velhos amigos. Depois de 16 anos, isso é tudo que os fãs poderiam realmente pedir”, disse Jacob Fisher do Discussing Film.
No novo filme…
Gromit continua preocupado porque Wallace está dependente demais de suas invenções. Desta vez, Wallace inventou um gnomo “inteligente”, que parece desenvolver consciência própria. Acontece que uma figura vingativa do passado pode estar por trás de tudo isso. Agora, Gromit precisa enfrentar forças sinistras para salvar seu tutor… caso contrário, Wallace nunca mais vai poder inventar nada!
A produção contará com as vozes de Ben Whitehead, Peter Kay, Lauren Patel, Reece Shearsmith, Diane Morgan, Adjoa Andoh, Muzz Khan e Lenny Henry.
Mark Burton (‘Madagascar’) assina o roteiro ao lado de Park.
Tendo estreado em 1991, a franquia em questão ganhou notoriedade em 2005 com o lançamento de ‘Wallace & Gromit: A Batalha dos Vegetais‘, cujo sucesso rendeu ao longa-metragem o Oscar de Melhor Animação no ano seguinte.
A história girou em torno dos dois personagens-títulos em uma missão para desvendar o mistério que vem devastando os jardins do vilarejo onde moram, ante que a ameaça destrua a competição anual do maior vegetal da comunidade.