O Academy Museum of Motion Pictures anunciou nesta quinta-feira (17) os homenageados da quinta edição de seu tradicional Academy Museum Gala, que acontecerá em 18 de outubro de 2025, em Los Angeles. A noite promete ser uma celebração do impacto cultural e artístico no cinema, além de funcionar como importante arrecadação de fundos para exposições e programas educativos do museu.
Entre os nomes homenageados deste ano estão:
Penélope Cruz, vencedora do Oscar, que receberá o Icon Award, em reconhecimento à sua trajetória icônica nas telas. Walter Salles, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional com ‘Ainda Estou Aqui‘ e diretor de ‘Central do Brasil‘ e ‘Diários de Motocicleta‘, agraciado com o Luminary Award, por iluminar realidades e emoções através de sua lente autoral.
Bowen Yang, astro de Saturday Night Live, será o nome do Vantage Award, concedido a artistas que desafiam narrativas convencionais e ampliam perspectivas na indústria.
Bruce Springsteen, lenda viva da música americana, receberá o Legacy Award, que celebra artistas cujo trabalho transcende gerações e molda a cultura. O músico também fará uma apresentação ao vivo durante a gala.
A edição deste ano vem embalada pela estreia iminente do filme ‘Springsteen – Salve-me do Desconhecido‘, biografia estrelada por Jeremy Allen White (‘O Urso‘), que chega aos cinemas no dia 25 de outubro — apenas uma semana após o evento.
O gala será co-presidido por um time de peso, incluindo Viola Davis e Julius Tennon, Robert Downey Jr. e Susan Downey, Jennifer Hudson, Common, Jon M. Chu e Alejandro Ramírez Magaña, que também é conselheiro do museu.
“Estamos honrados em reconhecer artistas como Penélope Cruz, Walter Salles, Bruce Springsteen e Bowen Yang — contadores de histórias cuja influência ressoa no cinema e além”, declarou Amy Homma, presidente e diretora do museu.
A edição anterior arrecadou mais de US$ 11 milhões, e a expectativa é que o evento de 2025 supere esse marco, impulsionado pela presença de nomes que cruzam fronteiras entre cinema, música e cultura global.
‘Ainda Estou Aqui’ está disponível no Globoplay.
O longa-metragem é inspirado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva sobre a história de sua família. O relato começa no início dos anos 70, quando um ato de violência muda a história da família Paiva para sempre. O livro e o filme abraçam o ponto de vista daqueles que sofrem uma perda em um regime de exceção, mas não se dobram.
No elenco principal, também estão nomes como Valentina Herszage, Luiza Kosovski, Bárbara Luz, Guilherme Silveira e Cora Ramalho, que interpretam os filhos na primeira fase do filme, e Olivia Torres, Antonio Saboia, Marjorie Estiano, Maria Manoella e Gabriela Carneiro da Cunha, integrando a família no segundo momento.

