quinta-feira, abril 18, 2024

Warner Bros., Disney e Skydance podem perder direitos autorais de várias franquias cinematográficas; Entenda!

Segundo o The Hollywood Reporter, os estúdios Warner Bros.DisneySkydance receberam intimações que exigem o término da cedência de direitos autorais de franquias multibilionárias por parte de seus criadores.

Desde 1984, ‘O Exterminador do Futuro’ tornou-se uma das franquias mais rentáveis do cinema contemporâneo, alcançando a marca de 1,8 bilhão de dólares nas bilheterias mundiais ao longo de cinco filmes – e um sexto chegando aos cinemas no dia 01 de novembro.

Entretanto, a criadora original dos personagens desse futuro distópico, Gale Anne Hurd, emitiu uma declaração judicial oficial requisitando o término do contrato que assinou com a Skydance 35 anos atrás – permitindo que outras companhias tenham a chance de conseguir as propriedades intelectuais em questão. Caso a moção siga em frente, a produtora poderá perder os direitos a partir de novembro de 2020.

A decisão de Hurd em reclamar a propriedade só é possível devido a uma liminar legal aprovada pelo Congresso dos Estados Unidos na década de 1970, que permite ao autor original reaver os direitos após algumas décadas.

Na Disney, a situação é similar: o autor Gary K. Wolf pretende exigir o término do contrato para o livro ‘Uma Cilada para Roger Rabbit’, enquanto os herdeiros de Michael McDowell desejam reconquistar as propriedades de ‘Os Fantasmas se Divertem’. A família do novelista Roderick Thorp fará a mesma coisa com a saga ‘Duro de Matar’. Outros produtos incluem as franquias ‘Predador’‘A Hora do Pesadelo’ – e até mesmo Stephen King deve entrar nessa batalha.

Apesar dos produtores terem o direito de ir a tribunal e contestarem a anulação dos contratos, é possível que os estúdios fiquem hesitantes em dar sinal verdade a quaisquer outros projetos.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS