De acordo com o The Hollywood Reporter, a Warner Bros. assinou um acordo com uma empresa de inteligência artificial para gerenciar suas futuras produções cinematográficas.
Utilizando um software desenvolvido pela Cinelytic em 2016, o estúdio será capaz de coletar dados ao redor do mundo e reverter os resultados em decisões técnicas para ajudar os executivos em ações como escalação de elenco, estratégias de divulgação e escolhas certeiras para datas de lançamento.
Através de um comunicado, o fundador da Cinelytic, Tobias Queisser, disse que:
“A Warner aproveitará os dados coletados pelo sistema e análises que orientam na tomada de decisões, desde os estágios iniciais até a finalização de um projeto. Nossa plataforma digital pode avaliar até mesmo quanto um filme pode arrecadar nas bilheterias. No entanto, o sistema não garante o sucesso financeiro de uma produção, mas ajuda a reduzir custos e tempo gastos de forma negativa, sugerindo se uma ação terá retornos positivos ou não.”
Ainda assim, Queisser deixa claro que a plataforma não auxilia em decisões criativas, como escrever roteiros e dirigir o elenco de uma produção.
“A inteligência artificial será um divisor de águas no meio executivo, mas, por enquanto, o programa não foi projetado para tomar decisões criativas. Seu objetivo é analisar dados com base em padrões numéricos que não são visíveis aos seres humanos. A parte criativa continua sendo responsabilidade dos especialistas no ramo do cinema.”
De qualquer forma, o software parece ser uma grande adição ao estúdio, já que são gastos milhões de dólares em filmes que muitas vezes não trazem retornos positivos.