Há alguns dias, foi reportado que o Vietnã decidiu proibir a exibição do filme ‘Barbie‘, estrelado por Margot Robbie, devido a uma cena que retrata o território reivindicado unilateralmente pela China no Mar do Sul da China.
Segundo a mídia estatal vietnamita, a cena em questão mostra um mapa que inclui a controversa “linha de nove traços” usada pela China para ilustrar suas reivindicações sobre vastas áreas do Mar do Sul da China.
Agora, a Warner Bros. quebrou o silêncio sobre o banimento do filme, e explicou que nunca teve a intenção de fazer nenhum posicionamento político.
“O mapa no Mundo da Barbie é um desenho infantil. Os rabiscos descrevem a jornada fictícia da Barbie para o ‘mundo real’. Não foi nossa intenção fazer nenhum tipo de declaração,” comentou um representante do estúdio.
A “linha de nove traços” é motivo de disputa entre os países da região, uma vez que a China alega soberania sobre áreas que também são reivindicadas por outros países, incluindo o Vietnã. A decisão de arbitragem de um tribunal de Haia, em 2016, repudiou as reivindicações da China, mas o país se recusa a reconhecer essa decisão.
O filme ‘Barbie‘ é apenas o mais recente a ser banido no Vietnã por retratar a polêmica linha de nove traços da China.
Em 2019, o governo vietnamita cancelou a exibição do filme de animação ‘Abominável‘, da DreamWorks, e no ano passado proibiu o filme de ação ‘Uncharted: Fora do Mapa‘, da Sony, pelo mesmo motivo.
Lembrando que ‘Barbie‘ chega aos cinemas nacionais em 20 de julho.
No fabuloso live-action da boneca mais famosa do mundo, acompanhamos o dia a dia em Barbieland – o mundo mágico das Barbies, onde todas as versões da boneca vivem em completa harmonia e suas únicas preocupações são encontrar as melhores roupas para passear com as amigas e curtir intermináveis festas. Porém, uma das bonecas (interpretada por Robbie) começa a perceber que talvez sua vida não seja tão perfeita assim, questionando-se sobre o sentido de sua existência e alarmando suas companheiras. Logo, sua vida no mundo cor-de-rosa começa a mudar e, eventualmente, ela é expulsa de Barbieland.
A MPA revelou recentemente a classificação indicativa oficial do vindouro live-action .
Como era de se esperar, o longa-metragem recebeu indicação etária PG-13 por “referências e breve linguagem sugestivas”.
Vale lembrar que o live-action é dirigido pela aclamada cineasta Greta Gerwig (‘Lady Bird: A Hora de Voar’) e será lançado nos cinemas nacionais no dia 20 de junho.
O elenco também é formado por Ryan Gosling, Kate McKinnon, Will Ferrell, America Ferrera, Issa Rae, Micheal Cera, Hari New, Ncuti Gatwa, Kingsley Ben-Adir, Alexandra Shipp e Marisa Abela.
Greta dirige e também assina o roteiro ao lado de seu parceiro Noah Baumbach.