Quando pensamos em ‘O Mágico de Oz’, um dos primeiros detalhes que nos vem à mente são os icônicos sapatinhos de rubi que Dorothy usa para voltar para sua casa, no Kansas.
Porém, no recém-lançado ‘Wicked’, é possível ver que os sapatos utilizados pela jovem garota são, na verdade, feitos com um material brilhante que remete à prata. Enquanto alguns fãs acreditam que isso pode ter sido apenas uma escolha do time por trás do longa-metragem, a decisão é, na verdade, uma homenagem ao romance original de L. Frank Baum.
Para aqueles não familiarizados com a história, Dorothy, de fato, utiliza sapatos de prata para voltar para casa no clássico romance.
A decisão de mudar a cor ocorreu em 1939, quando Victor Fleming encabeçou o longa ‘O Mágico de Oz’ e aproveitou a popularização e as conquistas do technicolor – um avanço revolucionário da sétima arte em uma época dominada por filmes preto-e-branco. O vermelho criava um contraste visual chamativo e envolvente em relação à Estrada de Tijolos Amarelos, transformando o par de sapatos em um ícone inesquecível do cinema.
Dessa forma, coube ao figurinista Paul Tazewell honrar o material original de Baum e prestar essa singela homenagem.
Aclamado pelos críticos – com 90% de aprovação no Rotten Tomatoes –, ‘Wicked‘ também parece ter agradado os espectadores, recebendo uma nota A do público no CinemaScore.
A avaliação está dentro da média de filmes do gênero, como ‘Os Miseráveis‘ (A), ‘Chicago‘ (A-), ‘Annie‘ (A-) e ‘Mamma Mia‘ (A-).
Vale lembrar que o longa já está em exibição nos cinemas nacionais!
Confira nossa crítica em vídeo e siga o CinePOP no Youtube: