‘Wuthering Heights’, ‘Harlequin’ e outros álbuns inspirados em FILMES

É inegável como as múltiplas esferas artísticas se complementam e influenciam umas as outras constantemente – não é surpresa que o cinema, por exemplo, seja conhecido como a “sétima arte”, por celebrar todas as outras em um mesmo lugar.

Quando pensamos na música, diversos artistas já construíram álbuns que se tornaram tão icônicos que inspiraram produções teatrais e fílmicas, como Alanis Morissette com ‘Jagged Little Pill’, ganhando uma premiada adaptação para os palcos; Prince com ‘Purple Rain’, que acompanhou o elogiado longa homônimo; e Anaïs Mitchell, que recontou a história de Orfeu e Eurídice com ‘Hadestown’, também recebendo uma adaptação para a Broadway.

Entretanto, às vezes são os musicistas que se inspiram em produções diversas para nos entregar pequenas joias fonográficas. E, com o recente lançamento de Wuthering Heights, de Charli XCX, para celebrar a estreia do remake de O Morro dos Ventos Uivantes nos cinemas, preparamos uma breve lista com esse e outros quatro álbuns inspirados em longas.

Confira:

LOSO’S WAY, Fabolous (2009)

Filme: O Pagamento Final

Em 1993, o diretor Brian De Palma lançava o drama criminal O Pagamento Final – que, apesar de ter tido uma recepção morna à época, se tornou um deep cut da filmografia do realizador. Trazendo nomes como Al PacinoSean PennPenelope Ann Miller às telonas, a trama acompanha Carlito Brigante, que, após sair da prisão jura a si mesmo que nunca mais vai voltar a viver como no passado. A mudança de vida não é fácil, uma vez que ele precisa resistir a várias oportunidades e tentações de retornar ao crime. No entanto, ele encontra um antigo amor que lhe mostra que é sempre possível recomeçar.

- Advertisement -

Mais de duas décadas depois, o rapper Fabolous resolveu revisitar esse clássico cult para a construção de seu quinto álbum de estúdio, ‘Loso’s Way’ (cujo título faz menção ao original do filme, ‘Carlito’s Way’). Contando com quatro singles promocionais e participações de outros grandes nomes do cenário musical, como The-Dream e Jay-Z, o compilado de originais alcançou o topo da Billboard 200 (o único da discografia do artista a alcançar o feito) e teve críticas positivas que elogiaram sua ousadia.

STRUT, Lenny Kravitz (2014)

Filme: Jogos Vorazes: Em Chamas

Lenny Kravitz é um dos artistas mais versáteis da atualidade e, desde que começou a dar os primeiros passos no cenário do entretenimento, se mostrou hábil na música, na atuação e na produção. Em 2013, Kravitz reprisou seu papel como Cinna na ação distópica Jogos Vorazes: Em Chamas, estilista da heroica protagonista Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence). A personalidade vibrante e ousada do personagem, bem como os ideias que representava na potente narrativa de Suzanne Collins, o levaram a gravar o disco Strut, lançado em 2014.

Estendendo-se por quase uma hora e contando com cinco singles promocionais, Kravitz arquitetou uma celebração do rock em sua essência confrontativa, dialogando com a intrincada construção de Cinna e sua importância em meio ao autoritário governo de Panem. Responsável não apenas pela composição, como pela produção do projeto, o performer apresentou um novo lado de sua identidade e ainda trouxe uma versão da ótima “Ooo Baby Baby”, de Smokey RobinsonPete Moore.

THE GIFT, Beyoncé (2019)

Filme: O Rei Leão

A titânica Beyoncé reencontrou sua voz ao fugir dos convencionalismos do pop e ter se rendido às suas raízes africanas com poder incrível e que reafirma sua necessária presença na cultura mainstream contemporânea. Sendo um dos ícones de sua geração e um dos pilares da indústria fonográfica contemporânea, a artista encontrou um novo território para explorar em álbuns como o disco epônimo de 2013, passando por sua obra-prima ‘Lemonade’ e sua performance irretocável com o documentário ‘Homecoming’.

Em 2019, a artista nos presenteou com uma curadoria especial do remake em live-action de O Rei Leão, apresentando ao mundo uma celebração das tradições, da religião, da música e da importância que os países do continente africano, em sua costumeira e apagada história frente à destrutiva hegemonia branca, através de The Gift, trazendo uma série de canções originais e interlúdios diretamente conectados.

HARLEQUIN, Lady Gaga (2025)

Filme: Coringa: Delírio a Dois

Em um projeto para celebrar sua participação na subestimada sequência Coringa: Delírio a Dois, Lady Gaga lançou um ótimo compilado de covers que uniam sua icônica identidade à complexa personalidade de Lee Quinzel, coprotagonista do filme. E foi assim que nasceu Harlequin um compilado de releituras de icônicas canções do American Playbook, pincelado com uma identidade única e que a coloca em um patamar de extrema felicidade à medida que nos guia por uma aventura sinestésica, dançante e atemporal – reiterando seu status inabalável na cultura pop.

O disco, que conta com nada menos que treze faixas, duas delas originais, é um encontro explosivo entre passado e presente que, logo de início, esquadrinha a sentir a veia teatral e camp da performer, que navega com precisão por cada uma das notas e se entrega de corpo e alma a homenagens a lendas como Judy Garland, Mickey Rooney, Betty Noyes e Gene Kelly. Toda a estrutura imagética e sonora dialoga com o longa-metragem, que mergulha na complicada psique de Lee e de Arthur Fleck/Coringa.

WUTHERING HEIGHTS, Charli XCX (2026)

Filme: O Morro dos Ventos Uivantes

Charli XCX é um dos nomes mais geniais da música contemporânea e, após ter conquistado o mundo e a crítica com o álbum ‘BRAT’ – que lhe rendeu três merecidas estatuetas do Grammy Awards -, ela encontrou seu próximo projeto em um compilado de originais que acompanha o remake de O Morro dos Ventos Uivantes, estrelado por Jacob ElordiMargot Robbie. Recém-lançado nas plataformas de streaming, o projeto é uma mistura de passado e presente que, assim como o icônico romance entre Heathcliff e Catherine, cria picos e vales de pura expressividade artística.

Baseado no romance clássico de Emily Brontë, o longa dirigido por Emerald Fennell acompanha o Sr. Earnshaw, que encontra um órfão nas ruas e decide adotá-lo, levando-o para o sombriamente isolado Morro dos Ventos Uivantes, onde vive com sua família. O órfão recebe o nome de Heathcliff, e enquanto ele é bem recebido por Catherine, a filha do senhor Earnshaw, seu irmão mais velho, Hindley, sente ciúmes e desprezo, e faz de tudo para humilhá-lo. As coisas tomam um rumo ainda mais perigoso quando Catherine e Heathciff se apaixonam e enfrentam obstáculos constantes para ficarem juntos.

SE INSCREVER

NOTÍCIAS

Thiago Nolla
Thiago Nolla
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.