Embora hoje em dia seja considerada uma obra cult e uma das melhores adaptações de quadrinhos já feitas, ‘X-Men: A Série Animada’ quase foi cancelada logo na primeira temporada.
Segundo o ScreenRant, os produtores temiam que a série fosse um fracasso, o que levou a um processo de criação turbulento, principalmente no início, quando o programa lutou para encontrar um lugar na televisão.
Naquela época, produções baseadas em quadrinhos de super-heróis não eram populares. Super-heróis em geral eram considerados arriscados para adaptações, e os ‘X-Men’, com seu grande elenco de personagens, representavam um risco ainda maior por apresentar muitas figuras de uma só vez.
Quando ‘X-Men: A Série Animada’ foi finalmente aprovada, não foi para as cinco temporadas que acabou tendo, mas sim para apenas uma única temporada. No entanto, essa temporada deu à série a oportunidade de provar seu valor, levando as sequências.
Em ‘Unidos – Nos Bastidores de X-Men ’97‘, Eric e Julia Lewald explicam que, como a equipe inicial de ‘X-Men: A Série Animada’ foi contratada apenas para uma temporada de 13 episódios, todos foram dispensados após o término da primeira temporada e recontratados apenas depois que a série foi ao ar e se mostrou um sucesso. Isso causou alguns problemas, pois alguns dos criativos já estavam envolvidos em outros projetos, mas também resultou no retorno de muitas das principais figuras do programa para a segunda temporada e as seguintes.
Além disso, os criadores da série, os Lewalds e Avi Arad, revelaram o quão perto a série chegou de nunca ser feita.
Arad explica que o show foi proposto “durante os anos 80”, mas que “ninguém em Hollywood achava que seria bem-sucedido”. É por isso que a série estreou muito mais tarde, em 1992, após um período considerável de tentativas para tirá-la do papel.
‘X-Men: A Série Animada’ e ‘X-Men ’97’ estão disponíveis no Disney +, junto com o documentário ‘Unidos – Nos Bastidores de X-Men ’97‘.