‘Deadpool e Wolverine’ arrecadou US$ 1,33 bilhão nas bilheterias e é o filme em live-action de maior sucesso em 2024. O filme é a celebração do fim de uma era: a era Fox da Marvel. Antes até mesmo de o MCU existir, os personagens da maior casa de ideias do mundo faziam parte do acervo do estúdio 20th Century Fox.
Filmes como ‘Demolidor‘, ‘Quarteto Fantástico‘ e, principalmente, a franquia dos ‘X-Men‘ – a mais bem sucedida do lote e o carro-chefe deste universo. Tudo isso foi homenageado em ‘Deadpool e Wolverine‘. E realmente deveria, pois sem o sucesso do primeiro ‘X-Men‘ lá atrás em 2000, o auge do gênero jamais seria possível – e isso inclui o fenômeno que foi ‘Deadpool e Wolverine‘ em 2024. Mas você sabia que por pouco o elenco do filme original não foi outro. Já imaginou como seria, por exemplo, um ‘X-Men‘ com Charlize Theron e Natalie Portman no elenco? Ou quem sabe Michael e Janet Jackson? Até mesmo Beyoncé foi cogitada? Confira abaixo e saiba de tudo.
Leia também: Antes de Hugh Jackman, saiba quais atores quase interpretaram Wolverine no cinema
Christopher Lee
Imortalizado como o Drácula mais famoso do cinema nos anos 1970 (nos filmes do estúdio inglês Hammer) e mais tarde como o mago Saruman, de ‘O Senhor dos Anéis’, Christopher Lee quase foi o vilão mutante Magneto nas telonas antes de Sir Ian McKellen. Acontece que nessa versão citada acima, de James Cameron e Kathryn Bigelow, o ator escolhido para o mestre do magnetismo era mesmo o pomposo intérprete do Jedi Conde Dookan.
Angela Bassett
Antes de Halle Berry ficar com o papel de Tempestade, a mutante que controla o tempo, outra atriz era a favorita para viver a personagem de origens africanas: Angela Bassett. De fato, nos anos 90, o diretor James Cameron quase produziu um filme dos ‘X-Men’, que seria dirigido por sua então esposa, a também cineasta Kathryn Bigelow. Nessa versão, Bob Hoskins seria Wolverine e Michael Biehn (o Kyle Reese de ‘O Exterminador do Futuro’) seria Ciclope. A escolhida para ser Tempestade então era Angela Bassett, que em 1993 havia sido indicada ao Oscar pela biografia de ‘Tina Turner’.
Michael Jackson
Michael Jackson foi o maior gênio da música que já viveu. Sua combinação de dança e canto fizeram história. Mais do que qualquer outra coisa, “O Rei do Pop” foi uma das personalidades mais marcantes de nosso tempo. Mas quando falamos de cinema – tirando os clipes revolucionários do cantor (que surgem como curtas, vide ‘Thriller’ e ‘Black or White’) – Jackson não era tão entendido assim do riscado. É só dar uma olhada no flop incompreensível ‘Moonwalker’ (1988), o único filme estrelado pelo cantor. Mas o gênio excêntrico cismou que queria ser o Professor Xavier na primeira versão para os cinemas de ‘X-Men’, o que teria resultado em uma das escalações mais equivocadas da história.
Charlize Theron
Já pensou como seria se a musa Charlize Theron fizesse parte do elenco do primeiro ‘X-Men’ no cinema? E se eu disser que isso chegou bem perto de acontecer – só faltou a atriz aceitar a oferta. Acontece que Theron era a primeira escolha dos produtores para o papel da telepata Dra. Jean Grey, que terminou nas mãos da holandesa Famke Janssen. A sul-africana Theron na época não era muito conhecida, mas já havia feito trabalhos como ‘Advogado do Diabo’, por exemplo. Mesmo assim, na época os filmes de super-heróis não eram vistos com bons olhos e Theron recusou. Anos depois apareceu em uma ponta como Clea em ‘Doutor Estranho 2’ (2022).
Natalie Portman
Outra que recusou a oferta de trabalhar em ‘X-Men’ foi a menina prodígio Natalie Portman. A atriz começou a carreira ainda adolescente, mas nos anos 90 já marcava em produções grandiosas como ‘Star Wars: A Ameaça Fantasma’. Foi isso que fez os produtores da Fox ficarem de olho nela para o papel da mutante rebelde Vampira – uma sofredora que não consegue controlar os seus poderes. Essa carga dramática do papel exigia uma intérprete à altura, por isso Portman foi visada – mas infelizmente terminou dizendo não. Em seu lugar, uma outra atriz prodígio mirim: Anna Paquin, que levou o Oscar aos 11 anos de idade pelo drama ‘O Piano’. E Portman estrelaria ‘Thor‘ onze anos depois.
Jim Caviezel
Muitas vezes o filme que vemos em tela concretizado não é o que foi planejado originalmente. Isso não quer dizer, no entanto, que o resultado possa ser melhor do que os planos originais. Como podemos perceber, em encarnações passadas, o elenco de ‘X-Men’ seria completamente diferente. Isso inclui o líder da equipe, o certinho Ciclope. Antes de James Marsden ser o primeiro intérprete do papel nas telonas, o ator contratado havia sido Jim Caviezel. No entanto, ele precisou se desligar da produção por motivo de conflito de agenda com as filmagens do thriller sobrenatural ‘Alta Frequência’ – um filme que se tornaria subestimado e desconhecido todos esses anos depois. Seu papel mais famoso foi como Jesus Cristo em ‘A Paixão de Cristo‘ (2004), de Mel Gibson.
Peta Wilson
Outra que acreditava estar com a faca e o queijo na mão era a atriz ruiva de voz grave Peta Wilson. A australiana foi contratada para o papel de Jean Grey em ‘X-Men’ e estava pronta para se juntar ao elenco. Acontece que Wilson não foi liberada, pois precisava voltar às gravações para a quarta temporada de ‘Le Femme Nikita’, série que protagonizava na época. Ser uma estrela da TV pode te fazer uma estrela, mas também te embarreirar de estrelar filmes que mudariam sua carreira.
Jeri Ryan
Por falar em estrelas da TV, muitos podem sequer conhecer a loiraça Jeri Ryan. Isto é, caso você não seja fã de ‘Star Trek’. Porque se você for certamente conhece a intérprete da vilã robótica Seven of Nine. Jeri era uma das finalistas para o papel da mutante azulada de formas voluptuosas e nuas Mística. E corpo para tal, Ryan possui. Acontece que a atriz terminou não conseguindo o papel, que ficou nas mãos de outra loiraça, Rebecca Romjin. Assim Ryan voltaria para o set de ‘Jornada nas Estrelas: Voyager’, onde permaneceu até 2001.
Janet Jackson
Como dito no primeiro item da lista, Angela Bassett chegou muito perto de ficar com o papel da poderosa Tempestade. Porém, ela não estava só nessa. No páreo, lado a lado com Bassett estava ninguém menos do que Janet Jackson, a irmã de Michael Jackson. Bem, podemos perceber o interesse da família Jackson pelo universo criado nos quadrinhos da Marvel Comics (que deveria fazer parte de seu lar). A verdade é que os mutantes têm muito a ver com preconceito e são uma analogia às minorias e pessoas perseguidas e discriminadas. Enquanto Michael fez campanha para o papel do Professor Xavier, Janet foi uma das atrizes consideradas para ser Tempestade. E sim, eu disse atrizes, porque na época Janet já havia protagonizado filmes como ‘Sem Medo no Coração’ (1993).
Beyoncé
Finalizando a matéria com os atores que quase estiveram no elenco de ‘X-Men’, lá no fim dos anos 90 – para o lançamento no verão de 2000; temos a musa máxima da R&B na atualidade, e também da música pop em geral, Beyoncé. É claro que lá atrás, no fim dos anos 1990, Beyoncé não possuía um décimo do sucesso, fama e prestígio que tem hoje. Nessa época, Beyoncé era a líder do trio feminino Destiny’s Child e talvez fosse muito jovem para ficar com o papel (Halle Berry tinha 34 anos e Beyoncé tinha apenas 19 anos). Os fãs dos quadrinhos, por outro lado, não queriam a cantora no papel e fizeram um abaixo assinado para “embarreirar” sua contratação. Anos depois, um novo rumor apontava que Beyoncé estrearia como Tempestade no MCU em ‘Pantera Negra: Wakanda para Sempre’ – mas como sabemos não passou de um rumor.