terça-feira, janeiro 13, 2026

YouTube desativa monetização de canais de TRAILERS FALSOS criados por Inteligência Artificial

DestaqueYouTube desativa monetização de canais de TRAILERS FALSOS criados por Inteligência Artificial

Após uma investigação do Deadline revelar a produção em larga escala de trailers falsos gerados por inteligência artificial, o YouTube suspendeu a monetização de dois grandes canais, Screen Culture e KH Studio.

Conforme o Deadline, a plataforma desativou a receita de anúncios dos canais Screen Culture e KH Studio, devido às acusações de que eles publicavam trailers falsos, feitos com inteligência artificial, que insinuam detalhes irresistíveis sobre os filmes, atraindo grandes bases de fãs.



A investigação revelou que, em vez de proteger os direitos autorais, alguns estúdios de Hollywood, incluindo Warner Bros. Discovery e Sony, solicitaram secretamente ao YouTube que a receita de anúncios desses vídeos fosse direcionada para eles.

O Screen Culture, por exemplo, está criando trailers que imitam de perto os materiais de marketing oficiais de franquias como ‘Quarteto Fantásticos: Primeiros Passos’ e Superman, mas inserindo imagens geradas por IA para revelar detalhes que atraem suas grandes audiências.

Já o KH Studio produz versões extravagantes de filmes e séries populares, como um filme de ‘007’ estrelado por Henry Cavill e Margot Robbie, e uma temporada de ‘Round 6’ com Leonardo DiCaprio.

A plataforma suspendeu a monetização dos canais por violação das políticas da plataforma, que proíbem conteúdo que viola direitos autorais, é “duplicado ou repetitivo” ou tem o “único objetivo de obter visualizações”, além de conteúdo manipulado para enganar os espectadores.

Eles podem recorrer dessa decisão.

O fundador do KH Studio afirmou que a intenção do canal é entreter com ideias “do tipo e se” e não enganar os espectadores.

“Estou à frente do KH Studio em tempo integral há mais de três anos, colocando tudo em cima disso. É difícil ver isso sendo classificado como ‘conteúdo enganoso’ na decisão de desmonetização, quando meu objetivo sempre foi explorar possibilidades criativas — não distorcer os lançamentos reais”, acrescentou.

O fundador do Screen CultureNikhil P. Chaudhari, que supervisiona uma equipe de editores que criam até 12 vídeos por semana,

Ele afirma que a maioria dos usuários do YouTube entende que os vídeos não são oficiais e que as pessoas podem encontrar os trailers legítimos nos canais oficiais.

Para aqueles que são enganados, ele questiona: “Qual é o problema?”.

author avatar
José Guilherme
Jornalista e redator apaixonado por cinema, séries e animes, sempre em busca de boas histórias para contar e compartilhar.
MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS