O YouTube, gigante de vídeos do Google, encerrou dois canais de grande alcance que utilizavam inteligência artificial para criar trailers falsos de filmes. De acordo com o Deadline, a plataforma desativou o Screen Culture e o KH Studio, que juntos somavam mais de 2 milhões de inscritos e ultrapassavam a marca de 1 bilhão de visualizações.
Atualmente, as páginas dos canais exibem apenas o aviso de que o conteúdo não está disponível. Esta medida não é exatamente uma surpresa: no início do ano, o YouTube já havia suspendido a monetização de ambos após uma investigação do Deadline sobre a proliferação de trailers enganosos gerados por IA.
Embora os canais tenham recuperado a monetização temporariamente ao adotar termos como “fan trailer” ou “concept trailer”, essas sinalizações foram removidas nos últimos meses.
Segundo o YouTube, o retorno ao comportamento anterior violou as políticas contra spam e metadados enganosos, resultando no banimento definitivo. “O monstro foi derrotado”, celebrou um criador de conteúdo da comunidade de trailers ao comentar a ação de fiscalização.