Zack Snyder é um dos cineastas mais conhecidos da atualidade – e um de seus filmes mais notórios e controversos é ‘Batman vs. Superman’, que foi lançado em 2016 como parte do DCEU.
No longa-metragem, o confronto entre Superman e Zod em Metrópolis fez a população mundial se dividir sobre a presença de extraterrestres na Terra. Enquanto muitos consideram Superman um novo deus, há aqueles que entendem ser extremamente perigosa a existência de um ser tão poderoso sem qualquer tipo de controle. Bruce Wayne é um dos que acreditam nesta segunda hipótese. Sob o manto de um Batman violento e obcecado, ele enfrenta Superman enquanto o mundo se pergunta que tipo de herói precisa.
Apesar de ter arrecadado quase US$875 milhões ao redor do mundo, o filme foi massacrado pela crítica internacional, amargando 29% de aprovação no Rotten Tomatoes – em especial por uma infame cena que é alvo de zombarias até hoje.
A sequência em questão mostra a climática batalha entre Batman (Ben Affleck) e Superman (Henry Cavill), que culmina em apenas uma palavra: o nome “Martha”. O Cavaleiro das Trevas, prestes a matar o Homem de Aço, faz uma “pausa dramática” quando seu inimigo pede para que ele “salve Martha”.
Pouco depois, Batman pergunta: “Por que você disse esse nome?”.
Para aqueles que não se recordam, Martha é o nome tanto da mãe de Batman quanto a de Superman – e no momento em que o Homem de Aço diz isso, o Cavaleiro das Trevas fica compadecido e resolve salvar Martha Kent (Diane Lane) das garras do megalomaníaco Lex Luthor (Jesse Eisenberg).
Em uma recente entrevista à GQ (via ComicBook.com), Snyder explicou como a “reviravolta” em questão foi construída pelo roteirista Chris Terrio.
“[Terrio] disse: ‘imagina que o Batman enxerga o Superman como um alienígena, um monstro, mas percebe que sua falecida mãe tem o mesmo nome que a dessa coisa que ele considera não-humana. Tipo, isso o pegaria'”, o cineasta explicou. “E eu respondi: ‘isso vai pegá-lo, é incrível'”.
Snyder continua: “o que mais ele poderia dizer ao Batman, que está segurando a Kriptonita e prestes a enfiá-la no coração dele – o que ele pode dizer para convencê-lo que seu amor pela humanidade é tão forte quanto o de Batman?. Digo, de fato, Superman poderia matá-lo em um segundo – literalmente, em um segundo -, por siso eu pensei: ‘OK, ele precisa jogar com cada uma das cartas'”.
Lembrando que ‘Batman vs. Superman’ está disponível no catálogo da Max.