quinta-feira, março 28, 2024

Os 10 Melhores Filmes Baseados em Games

Quase sempre, quando falamos de um filme baseado em algum jogo, podemos esperar algo de baixa qualidade e que não irá agradar nem aos fãs do game e nem ao público em geral. No entanto, como em tudo na vida, temos algumas exceções que geraram filmes que, ainda que longe de serem dignos de prêmios, são uma boa fonte de entretenimento. E

Sendo assim, resolvi fazer uma lista com os 10 melhores filmes baseados em games que foram feitos até hoje. Confesso que não foi uma tarefa fácil pois, como disse anteriormente, a maioria desses filmes são ruins ao ponto de serem quase impossível assisti-los. Seria muito mais fácil montar uma lista com os 10 piores filmes baseados em games, pois aí poderíamos incluir todas as atrocidades cometidas por Uwe Boll (como ‘House of the Dead’, ‘Alone in the Dark’ e ‘BloodRayne’) e outras pérolas como o Street Fighter com Jean-Claude Van Damme ou o filme ‘Super Mario Bros.‘ De 1993.

O maior problema, ao meu ver, acontece na transição do material original para a telona. Na maioria das vezes, o responsável pela adaptação não é uma pessoa envolvida no jogo e é incapaz de manter o tom original ou respeitar o cânone já criado. Além disso, assim como aconteceu para os quadrinhos, é preciso saber que não é possível fazer uma tradução literal dos games. Isso foi provado várias vezes em adaptações ruins que desrespeitaram o fato do cinema e dos jogos serem duas mídias bem diferentes e tentaram trazer à telona personagens sem qualquer profundidade acreditando que seus fãs iriam comprar a ideia. E um orçamento pequeno não pode ser usado como desculpa, uma vez que temos exemplos, como a excelente série ‘Street Fighter: Assassin’s Fist’, onde a criatividade e respeito ao material original levaram a ótimas adaptações.

O fato é que, para conseguir fechar a lista, precisei “apelar” e incluir também filmes de animação baseados em games. Claramente, eu dei preferência para os filmes “live action”, mas infelizmente não havia exemplares suficientes para preencher todas as posições sem precisar apelar para mais de um filme da mesma franquia. Vamos torcer para que isto mude com estes novos lançamentos citados anteriormente e que possamos ter um ressurgimento deste gênero que possui um grande potencial e uma legião de fãs sedentos por boas adaptações.

 

10. Resident Evil: Condenação

Este filme de animação com certeza será o menos conhecido da lista e só deve ter sido visto por fãs do jogo. Ainda assim, sua escolha é justificada pelo fato de ser a melhor adaptação do game para um longa-metragem. Para muitos, este é o melhor filme de ‘Resident Evil’, mesmo considerando a franquia de Paul W.S. Anderson. Com certeza é obrigatório para quem gosta dos jogos e só não está mais bem colocado por se tratar de uma animação.

 

9. Final Fantasy VII – Advent Children

Não deixe de assistir:

Apesar de não ser o primeiro filme de animação da série, este foi o primeiro a se basear em um dos jogos existentes. A escolha foi perfeita e temos o jogo mais famoso e adorado da franquia como base para este longa. Infelizmente, quem não conhece o jogo não irá ter a experiência completa e ficará certamente decepcionado e sem entender muita coisa. Ainda assim, este filme traz excelente qualidade de animação e ótimas cenas de ação.

 

8. Max Payne

Finalmente chegamos nos filmes “live action” e na rabeira temos o longa de 2008 que nos trouxe Mark Wahlberg no papel principal de policial traumatizado pela morte da família e que busca vingança. Ainda que tenha errado em vários aspectos e não tenha uma performance marcante de seu protagonista, o filme conseguiu capturar com competência a atmosfera “noir” do jogo e tem seus momentos interessantes.

 

7. Hitman – Assassino 47

A adaptação de 2007 da famosa série de jogos Hitman pegou muitos de surpresa com sua qualidade, principalmente nas cenas de ação. O protagonista conseguiu dar vida ao assassino com sangue-frio e desprovido de qualquer emoção. Apesar de não ser nenhum ‘Bourne’ ou ‘007’, o filme tem bons momentos e consegue entreter com competência.

 

6. Mortal Kombat

Depois de desafiar a hegemonia de Street Fighter nos arcades e causar muito polêmica com sua violência extrema, o jogo de luta Mortal Kombat chegou aos cinemas e, apesar de seus defeitos e limitações, provou que uma adaptação de videogame para a telona poderia ser divertida. Mesmo estrelado pelo eterno highlander Christopher Lambert, o elenco é bem limitado, mas o filme compensa isso com ótimas cenas de ação, lutas bem coreografadas e uma música tema que grudou na mente dos espectadores. E se você também já assistiu ao horroroso filme de Street Fighter estrelado por Jean Claude Van Danme e Raul Julia, sabe que, apesar de nunca ter superado seu maior rival nos games, na sétima arte Mortal Kombat ganhou de sobra e com direito a “Fatality”

 

5. Resident Evil: O Hóspede Maldito

Eu não sou um grande fã da franquia de filmes ‘Resident Evil’ liderada por Paul W.S. Anderson e estrelada por Milla Jovovich, pois acho que ao longo dos filmes ela foi se afastando demais da pegada de terror e virou apenas um filme de ação com zumbis em pano de fundo. Ainda assim, comparado a outras adaptações de games, o primeiro filme de 2002 conseguiu um feito enorme ao ser uma adaptação bem-sucedida do jogo. De todos, ele é o que mais se aproxima da ideia original de terror claustrofóbico com zumbis.

 

4. Lara Croft: Tomb Raider

Mesmo que este filme não seja excepcional, é inegável o fato de que Angelina Jolie foi a escolha perfeita para o papel com o equilíbrio certo entre talento dramático, beleza e habilidade física. Além de boas cenas de ação, temos também o bônus da presença do novato Daniel Craig em sua escalada para se transformar no próximo 007. Ainda é, sem dúvidas, a melhor escolha para os fãs de Lara Croft vislumbrarem como seria a arqueóloga na vida real.

 

3. Need for Speed

Confesso que minha expectativa inicial para este filme era extremamente baixa, mas fui positivamente surpreendido. Este longa não finge ser algo que não é e procura entregar diversão descompromissada, o que é alcançado com louvor. De quebra temos vários elementos do jogo representados de forma convincente como as perseguições, corridas proibidas e o amor ao carro. As cenas são muito bem filmadas e os carros escolhidos são protagonistas e tratados com o respeito devido aos fãs da série.

 

2. Príncipe da Persia: As Areias do Tempo

Após o estrondoso sucesso de ‘Piratas do Caribe’, seus produtores voltaram os olhos para a famosa franquia de jogos ‘Prince of Persia’ que havia acabado de ressurgir das cinzas e resolveram investir pesado no que, até hoje, é o maior orçamento de uma adaptação de jogo (custo total aproximado de 200 milhões de dólares). O elenco reflete este investimento e traz nomes como Jake Gyllenhaal, Gemma Arterton e Ben Kingsley. Ainda que o resultado final esteja recheado de clichês e tenha sido prejudicado pelo dedo dos produtores que buscavam mais uma fonte de renda fácil, o filme manteve grande parte da trama do jogo em que se baseou e tem ótimas cenas de ação com excelentes efeitos visuais. Isso sem falar da belíssima Gemma Arterton, que por si só já valeria o ingresso.

 

1. Terror em Silent Hill

Apesar de não possuir um orçamento gigantesco, os 50 milhões de dólares gastos neste filme de 2006 com certeza ajudaram a dar a qualidade que a produção necessitava para trazer à vida a cidade de Silent Hill e seus tenebrosos monstros. Mesmo com pequenas e justificadas mudanças no material original, esta película é, na minha opinião, a adaptação para o cinema que mais respeitou sua origem e trouxe toda atmosfera de terror que foi a marca da franquia de games. As criaturas foram transportadas de maneira primordial e não se abriu mão da pegada “gore” em nome de uma bilheteria maior. Estamos diante de um ótimo filme de terror, mesmo para aqueles que não conhecem os games originais, o que o capacita a ser, na minha opinião, o melhor filme baseado em um jogo feito até hoje.

 

E você, o que achou da lista? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS