segunda-feira, março 18, 2024

Os Super-Heróis mais importantes do Cinema!

Uma das maneiras mais eficientes de lucrar no cinema atualmente é fazer um filme de super-heróis. Hoje, dificilmente um filme dá prejuízo aos grandes estúdios. Salvo exceções que se dão mal devido ao planejamento (que envolve a produção) ou pela pressa de lançá-lo, como foi com o filme Lanterna Verde, alguns anos atrás.

Hoje, a Marvel reina com folga o mundo dos super-heróis. Responsável por criar um rico universo com filmes que interligam um ao outro desde 2008, eles já contam com um plano traçado para este universo se expandir cada vez mais até 2020 (isso é o que foi divulgado), passando pelas chamadas “fases”.

vingadores2elenco

A fase 1 começou com Homem de Ferro, e ainda contou com O Incrível Hulk, Thor, Capitão América, Homem de Ferro 2 e terminando em grande estilo com o bilionário Os Vingadores. A fase 2 chegou ao fim com Vingadores: Era de Ultron. A fase 3 começa com Homem-Formiga, em julho deste ano e terminará em 2020, com previsão de lançamento de mais 10 filmes.

Após lançar a impecável trilogia do homem-morcego, Batman Begins (2005), O Cavaleiro das Trevas (2008) e O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012), a DC Comics está recuperando o tempo perdido e também está criando seu universo particular. Ainda não se sabe ao certo se terá as mesmas “fases” da Marvel, mas o desafio foi lançado em 2013, com o ótimo O Homem de Aço. O universo DC continuou em 2016, após lançar um dos filmes mais aguardados da história, Batman Vs Superman: A Origem da Justiça, o estúdio lança mais 9 filmes até 2020.

batman-imax

Os super-heróis estão crescendo cada vez mais no cinema, conquistando o público, quebrando recordes. Mas afinal, quais são os filmes de super-heróis mais importantes? Quais deles realmente significaram mais do que os milhões arrecadados? Quais contribuíram significativamente para a sétima arte?

Abaixo você vai conferir a lista das produções de super-heróis mais importantes e por que são tão importantes. Já adianto que não acompanho HQs, portanto, não pensem que os filmes foram rankeados baseado na fidelidade com os gibis, mas sim, pela importância na história cinematográfica.

 

Não deixe de assistir:

Batman – O Cavaleiro das Trevas (2008)

batmantrilogia_1

Além da obra de Christopher Nolan ter criado um dos vilões mais emblemáticos da história, foi o filme de super-herói que mais atingiu a realidade, fugindo dos poderes especiais, outras dimensões, raios lasers e sobrenatural. O roteiro foi tão milimetricamente planejado que pode se passar facilmente como um excelente filme de ação.

 

X-Men

xmen1_2

O filme dos mutantes mais famosos do planeta começou uma nova era de Super-Heróis no cinema, já que antes dele, a maioria dos filmes de super heróis eram pífios e sem expressão. Com uma temática mais séria e bons efeitos especiais, o X-Men conta até hoje com bons filmes (nem todos) e também conseguiu criar um universo próprio e interligado.

 

Homem-Aranha

homemaranha3_204

Muitos dizem que os filmes de super-heróis têm um divisor de águas, e o grande responsável é o diretor Sam Raimi, que comandou a primeira trilogia do aracnídeo. Homem-Aranha quebrou recordes em seu lançamento, foi o primeiro filme mais light de super-heróis; mas não confunda light com bobinho. Raimi conduziu a obra tão bem que soube deixar um filme que agrada adultos e crianças, bem antes do universo Marvel ser criado nos cinemas. Conta também o fato que milhares se identificaram com o personagem principal. Se fosse lançado hoje, com certeza muitos iriam falar “Homem-Aranha é muito amor”!

 

Os Vingadores

vingadores_43

Impossível deixar Os Vingadores fora da lista. Foi o primeiro filme da história a reunir os mais importantes super-heróis de todos os tempos. Dirigido por Joss Wheldon, o longa conseguiu dar destaque para todos os seis personagens principais, sem privilégios para nenhum. E a fórmula será a mesma para a continuação da série, que foi lançada em abril. Será que supera o primeiro?

 

Batman

michael-keaton-batman

Definitivamente o primeiro longa do homem-morcego está na frente de O Cavaleiro das Trevas, não entrando no mérito da qualidade, mas sim, da relevância. Antes do filme de 1989, o mundo dos super-heróis na televisão e cinema era praticamente uma comédia pastelão. Foi pelas mãos de Tim Burton que os filmes de heróis passaram a ter um tema mais sombrio, mais real, sem roupas coladas no corpo e com uma ambientação para ninguém botar defeito. Na época, era também, um dos filmes mais esperados da história e quebrou diversos recordes ao ser lançado, mesmo que Burton tenha fugido um pouco dos quadrinhos na adaptação. O filme foi um sucesso tão grande que muitos ainda preferem o Michael Keaton e Jack Nicholson como Batman e Coringa, respectivamente.

 

Homem de Ferro

homemdeferro_10

O segundo lugar da lista vai para o filme de 2008. Homem de Ferro não é o sucesso mais arrebatador da Marvel, tanto na bilheteria quanto na aceitação do público. Porém, foi ele quem começou o bilionário universo que todos nós conhecemos hoje. Confesso que não sei se a Marvel já pretendia iniciar este universo, mas temos que tirar o chapéu, porque está mais do que provado que a fórmula deu mais do que certo.

 

Superman – O Filme

supermanreeves_1

Sem sombra de dúvidas, o primeiro lugar tem que ser do primeiro filme do homem de aço. Lançado em 1978, Superman – O Filme foi o primeiro blockbuster de super-heróis da história. Dirigido por Richard Donner, o longa foi aclamado pela crítica e recebeu diversos prêmios técnicos, como o Oscar de efeitos visuais e o Globo de Ouro por trilha sonora e também, conquistou o público pela impecável equipe envolvida no projeto, com nomes de peso como Marlon Brando e Gene Hackman, John Willians, que fez a inesquecível trilha sonora, o vencedor do Oscar Geofrey Unsworth, entre outros. Definitivamente, Superman é o filme que mudou toda a história dos super-heróis no cinema. Primeiro lugar mais do que merecido.

O que acharam da lista? Façam seus comentários e opinem sobre os filmes de super-heróis mais importantes do cinema.

 

 

Texto de Luciano Castilho, do Artescétera

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS