terça-feira, abril 30, 2024

10 Atrizes e Atores que Faziam muito Sucesso nos anos 90 – mas Foram ESQUECIDOS…

Todas as carreiras possuem seus altos e baixos. E a carreira artística é uma das mais imprevisíveis. Uma hora se está por cima, mas no ano seguinte seu nome pode vir a ser esquecido. Em Hollywood, uma série de fatores são levados em conta para isso. O principal deles é que o público precisa gostar de determinado ator. Enquanto ele for popular, sua fama está garantida – e com as redes sociais isso foi elevado a um novo nível. Segundo, precisa escolher projetos que façam sucesso, e isso é ainda mais difícil, pois não pode ser previsto. Mesmo que um determinado ator seja querido, fracassos consecutivos de bilheteria ou crítica podem ser determinantes para o fim de seu estrelato.

O terceiro fato, e mais cruel, é a idade, em especial para as mulheres. Quando determinada atriz (ou ator) sai da faixa etária padrão que se comunica diretamente com o público jovem (antes eram os 40 anos, hoje isso foi até aumentado para os 50, mais ou menos), começa a parar de receber ofertas de papeis interessantes, recaindo para personagens coadjuvantes.

Aqui, voltamos no tempo para 30 anos no passado, e lembraremos de atores muito populares na época, que estrelaram grandes filmes dos maiores estúdios de Hollywood, mas que hoje, três décadas depois, a geração atual mal sabe seus nomes. Confira abaixo e venham conosco nessa viagem nostálgica.

Rebecca De Mornay

A loiraça Rebecca De Mornay continua na ativa até hoje, mas em participações especiais ou pontas. Aos 63 anos, é inegável que o auge da carreira da atriz foi no início dos anos 90, apesar de estar em cena desde a década de 80 com filmes como ‘Negócio Arriscado’, ‘Expresso para o Inferno’ e ‘Deu a Louca nas Federais’. O filme que todos mais associam à atriz é o thriller de gelar a espinha ‘A Mão que Balança o Berço’ (1992). E no ano seguinte, há 30 anos, De Mornay fazia uso do hype em torno da sua imagem para estrelar grandes produções, como ‘Os Três Mosqueteiros’, da Disney, e outro suspense chamado ‘Culpado como o Pecado’, de Sydney Lumet. Fora isso, ainda estrelou ‘Chantagem Fatal’, outro thriller, para a HBO, com Rutger Hauer.

Bridget Fonda

Filha de Peter Fonda, sobrinha de Jane Fonda e neta de Henry Fonda, Hollywood está no sangue da graciosa Bridget Fonda. Hoje, aos 59 anos de idade, Fonda está aposentada da carreira de atriz desde 2002, quando participou da minissérie ‘Rainha das Estações’. No ano anterior havia estrelado ‘O Beijo do Dragão’, com Jet Li, e ‘Monkeybone’, com Brendan Fraser. A atriz também trabalhou com Quentin Tarantino em ‘Jackie Brown’ (1997) e enfrentou um crocodilo em ‘Pânico no Lago’ (1999), mas o auge de sua fama ocorreria no início dos anos 90. Seu primeiro papel protagonista foi no suspense ‘Mulher Solteira Procura’ (1992) e no ano seguinte ela já era uma estrela. Foi o que levou ela, há 30 anos, a ser escalada como ‘A Assassina’, remake americano de ‘Nikita’. Fora isso, ainda estrelou o drama de Bernardo BertolucciO Pequeno Buda’ e o drama romântico ‘Corpos em Movimento’ no mesmo ano.

William Baldwin

Irmão mais novo de Alec Baldwin, hoje aos 60 anos de idade, William é outro ator que estava com tudo há 30 anos. Ele havia acabado de sair de sucessos como ‘Linha Mortal’, com Julia Roberts, e ‘Cortina de Fogo’, o blockbuster de bombeiros com Kurt Russell e grande elenco. Assim, foi escalado para a superprodução da Paramount, o thriller ‘Invasão de Privacidade’, com Sharon Stone, um dos filmes mais caros daquele ano. Além do thriller, no mesmo ano Baldwin estrelaria também o romance ‘As Amantes’, da New Line, que fala sobre um triângulo amoroso, com Kelly Lynch e Sherilyn Fenn.

Não deixe de assistir:

Tom Berenger

Veterano na indústria, hoje com 74 anos de idade, Tom Berenger foi indicado ao Oscar ainda em 1987, pelo drama de guerra ‘Platoon’. Na década de 90, o nome do ator voltaria com força aos holofotes e há 30 anos ele estrelava três projetos de bastante renome em sua carreira. Berenger também esteve em ‘Invasão de Privacidade’, uma das maiores produções da Paramount naquele ano – ao lado de William Baldwin e Sharon Stone como o trio protagonista. No mesmo ano, o ator protagonizaria o cult de ação ‘Sniper – O Atirador’, para a Columbia / TriStar (Sony) e o épico sobre a batalha de Gettysburg durante a Guerra Civil Americana em ‘Anjos Assassinos’, superprodução da New Line.

Sherilyn Fenn

Por falar em ‘As Amantes’, agora falaremos da atriz Sherilyn Fenn, parte daquele elenco. A morena, é claro, ficará para sempre eternizada como Audrey Horne do seriado ‘Twin Peaks’ de David Lynch, um dos mais cult da história do audiovisual, que fez muito sucesso aqui no Brasil também nas exibições da Globo nos anos 90. Hoje, aos 58 anos de idade, Fenn continua na ativa e participa de séries. Ela também retornou no revival de ‘Twin Peaks’ em 2017. Nos anos 90, além da série, há 30 anos, Fenn estava no auge de sua popularidade e estrelou o citado romance ‘As Amantes’. Porém, esse foi seu filme menos conhecido da época, já que todos os holofotes estavam no polêmico ‘Encaixotando Helena’ (leia mais sobre ele no link abaixo). Fora isso, ainda estrelou a paródia policial ‘Distração Fatal’, que tira sarro de ‘Instinto Selvagem’, ‘Atração Fatal’ e outros do tipo, e marcou época.

Leia também: ‘Encaixotando Helena’ | 30 Anos de um dos Filmes Mais Polêmicos de Hollywood – Você Lembrava?

Erika Eleniak

Agora pulamos de uma morena para uma loira, que também ficou marcada graças ao sucesso de uma emblemática série que estrelou. Eleniak, hoje aos 53 anos de idade, viveu a salva-vidas Shauni de ‘SOS Malibu’ (Baywatch) por três temporadas, da estreia da série em 1989 a 1992 – quando sua carreira nas telonas explodia. Na época, Erika também foi coelhinha na revista Playboy. Nessa fase, ela estrelou ‘A Força em Alerta’ (1992), maior sucesso da carreira de Steven Seagal. No ano seguinte, ela foi escalada para a superprodução da Fox, que levava uma série clássica dos anos 60 às telonas em grande estilo, com ‘A Família Buscapé’, onde vive a caipira durona Elly May Clampett. Depois disso ela ainda estrelaria ‘Uma Loira em Apuros’ para a Warner.

Pauly Shore

Com um humor típico da era MTV dos anos 90, Pauly Shore foi um dos humoristas mais badalados do cinema naquela década. Hoje, totalmente sumido aos 54 anos (e vizinho de Nicolas Cage). Shore chegou inclusive a brincar sobre seu “desaparecimento” das telas com uma comédia escrita e dirigida por ele em 2003, intitulada ‘Pauly Shore Está Morto’. E lá se vão mais vinte anos. O estilo excêntrico do jovem comediante andrógeno combinou como uma luva em ‘O Homem da Califórnia’ (1992), roubando muitos dos holofotes. Num período de quatro anos, Pauly foi um dos astros mais quentes de Hollywood, estrelando produções da Disney (através da Hollywood Pictures), Columbia e MGM. Assim vieram comédias como ‘Um Maluco no Exército’ (1994), ‘Um Jurado Muito Louco’ (1995) e ‘Malucos por Natureza’ (1996). Mas há 30 anos, seguindo o sucesso de ‘O Homem da Califórnia’, surgia ‘O Genro dos Meus Sonhos’, em que o ator “toca o terror” na família da noiva, uma família de fazendeiros, com seu jeito de rapaz da cidade.

Gabrielle Anwar

Essa atriz tenho certeza que grande parte do público não conhece e nunca ouviu seu nome. Mas há 30 anos, Anwar esteva por todo lado no cinema. A bela e graciosa morena, hoje aos 53 anos, ganhou destaque ao participar de uma única cena em ‘Perfume de Mulher’ (1992), que deu o Oscar para Al Pacino. Mas foi a cena mais marcante, da dança do tango. Foi o que bastou para no ano seguinte estrelar grandes produções da Warner, da Universal e da Disney. Primeiro veio a ficção científica / terror ‘Os Invasores de Corpos – A Invasão Continua’, terceira adaptação para as telonas do livro clássico de Jack Finney, no qual protagonizou. Depois seguiu para a comédia romântica ‘Por Amor ou Por Dinheiro’, com Michael J. Fox, do mesmo diretor de ‘A Família Addams’. Por último foi a vez do blockbuster ‘Os Três Mosqueteiros’, da Disney.

Nancy Travis

Outra atriz veterana desconhecida da geração atual, Nancy Travis segue na ativa e está prestes a lançar o drama ‘Ordinary Angels’ ao lado de Hilary Swank. Hoje aos 61 anos de idade, Travis foi um nome marcante em Hollywood, e ainda nos anos 80 estrelou o sucesso ‘Três Solteirões e um Bebê’ (1987) – com Sylvia, a mãe da criança abandonada. Nos anos 90, vieram ‘Justiça Cega’, ‘Um Tiro que Não Deu Certo’, ‘Air America’, ‘Três Solteirões e uma Pequena Dama’ e ‘Chaplin’, todas produções badaladas com elencos renomados e de grandes estúdios. Há 30 anos, Travis foi outra que trabalhou bastante, estrelando filmes como o suspense ‘O Silêncio do Lago’, remake americano de uma produção holandesa homônima, com Jeff Bridges, Kiefer Sutherland e Sandra Bullock. E também a comédia cult ‘Uma Noiva e Tanto’, em que faz a noiva homicida de Mike Myers.

Wesley Snipes

Esse aqui todos conhecem muito bem, mesmo as gerações mais jovens. Ou ao menos deveriam conhecer. Bem, a onda do momento são os filmes de super-heróis e tenho certeza que todo fã conhece ‘Blade – O Caçador de Vampiros’, estrelado pelo ator. Snipes foi um grande nome nos anos 90, mas terminou condenado por sonegação de imposto de renda na década seguinte, em 2008, cumprindo pena de três anos na prisão, de 2010 a 2013. Depois disso, ensaiou retorno em filmes como ‘Os Mercenários 3’, ‘Meu Nome é Dolemite’ e ‘Um Príncipe em Nova York 2’, além da minissérie ‘A Mais Pura Verdade’, da Netflix, hoje em vias de completar 61 anos de idade.

No início dos anos 90 participou de sucessos como ‘Febre da Selva’, ‘New Jack City’, ‘Homens Brancos Não Sabem Enterrar’ e ‘Passageiro 57’. Há 30 anos, Wesley Snipes protagonizava nada menos do que quatro grandes produções para a Warner e a Fox, duas para cada estúdio, sendo um filme mais badalado e outro menos. Na Warner, o mais badalado, é claro, foi ‘O Demolidor’, cult máximo no qual viveu Simon Phoenix e duelou com o colega Sylvester Stallone no futuro. O menos badalado foi o thriller policial ‘Em Ponto de Bala’ em que viveu um detetive atrás de um criminoso, vivido por Dennis Hopper (e quem mais?). Já na Fox, o mais badalado foi ‘Sol Nascente’, suspense baseado no livro do mesmo autor de ‘Jurassic Park’ no qual atuou ao lado de Sean Connery. E o menos badalado foi ‘Inferno Branco’, no qual fo um poderoso chefão das drogas no gueto.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS