sábado, abril 27, 2024

Mês do Orgulho | 10 ótimas produções LGBTQIA+ para ver no Star+

Mês do Orgulho celebra a comunidade LGBTQIA+ e a diversidade sexual e de gênero do mundo – e, ano após ano, torna-se mais importante por representar uma luta constante e que ainda tem muito a angariar para uma das parcelas mais oprimidas da sociedade.

Ao longo desse mês, traremos diversas dicas de produções queer para quem quiser conferir – e a mais nova dela elenca dez ótimas produções LGTBQIA+ para conferir no Star+.

Veja abaixo as nossas escolhas:

THE ROCKY HORROR PICTURE SHOW (1975)

À época de seu lançamento, ‘The Rocky Horror Picture Show’ foi massacrado pelos críticos; décadas depois, a icônica produção é considerada por inúmeros especialistas como um dos maiores musicais de todos os tempos. Na trama, os namorados Brad e Janet têm um pneu furado durante uma tempestade e descobrem a misteriosa mansão do louco cientista Dr. Frank-N-Furter. Eles encontram uma casa cheia de personagens selvagens, incluindo um motociclista e um mordomo assustador. Através de danças sistemáticas e canções de rock, Frank-N-Furter revela sua mais recente criação: um homem musculoso chamado Rocky.

MENINOS NÃO CHORAM (1999)

‘Meninos Não Choram’ conta a história de Brandon Teena, um jovem transexual que vive numa cidade rural de Falls City, Nebraska. Brandon inicialmente consegue criar uma imagem masculinizada de si mesma, se apaixonando pela garota com quem sai, Lana, e se tornando amigo de John e Tom. Entretanto, quando a identidade sexual de Brandon vem público, a revelação ativa uma espiral crescente de violência na cidade. Por seu papel protagonista, Hilary Swank conquistou o Oscar de Melhor Atriz.

O SEGREDO DE BROKEBACK MOUNTAIN (2005)

Dirigido por Ang Lee, o drama romântico neo-western retrata o complexo relacionamento emocional e sexual entre dois caubóis estadunidenses, chamados Ennis Del Mar e Jack Twist, no Meio-Oeste dos anos 1960. Interpretados por Jake Gyllenhaal e Heath Ledger em rendições que ficariam marcadas para a história, o longa-metragem acompanha os dois protagonistas trabalhando como pastores em uma fazenda em Wyoming e como eles esconderam quem realmente eram do mundo, mantendo um caso romântico por mais de vinte anos. A produção foi extremamente aclamada pelos especialistas e conquistou oito indicações ao Oscar.

Não deixe de assistir:

A GAROTA DINAMARQUESA (2015)

O elogiado ‘A Garota Dinamarquesa’ rendeu a Alicia Vikander o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, além de garantir a Eddie Redmayne mais uma indicação à cobiçada estatueta. O drama biográfico apresenta ao público a história de Lili Elbe – primeira mulher transgênero a se submeter a uma cirurgia de redesignação de sexo. Ao lado de Vikander no papel da mulher de Lili, Gerda Wegener, Redmayne dá vida à artista e traz para os cinemas os dramas pessoais, a vida profissional e a jornada de Lili até ser considerada pioneira transgênero.

POSE (2018 – 2021)

Cada elemento de ‘Pose’, aclamada série encabeçada por Ryan Murphy, deve ser apreciado em sua completude e compreendido como um breve retrato de uma história que auxilia na desconstrução de tabus e máculas que acompanham essa comunidade desde sempre. Por esse e por tantos outros motivos, a série, com apenas suas três temporadas, tornou-se uma das mais importantes e essenciais do escopo mainstream – e suscitou uma revolução queer que mudou para sempre a nossa maneira de enxergar o mundo.

ROCKETMAN (2019)

A trajetória de como o tímido Reginald Dwight (Taron Egerton) se transformou em Elton John, ícone da música pop. Desde a infância complicada, fruto do descaso do pai pela família, sua história de vida é contada através da releitura das músicas do superstar, incluindo a relação do cantor com o compositor e parceiro profissional Bernie Taupin (Jamie Bell) e o empresário e o ex-amante John Reid (Richard Madden).

LOVE, VICTOR (2020 – 2022)

Ambientada no mesmo universo de ‘Com Amor, Simon’‘Love, Victor’ acabou entregando uma cândida história sobre aceitação e descoberta. Criada por Isaac Aptaker e Elizabeth Berger, a narrativa segue Victor, um novo aluno na escola Creekwood “em sua própria jornada de auto descoberta, enfrentando desafios em casa, se adaptando a uma nova cidade e lutando com sua orientação sexual.

PRIDE (2021)

‘Pride’ é uma série documental composta por seis episódios que acompanha a história de luta por direitos civis da população LGBTQ+. Cada episódio acompanha uma década entre os anos 1950 e 2000 e apresenta como o movimento se articulava na luta contra homofobia, bifobia, lesbofobia e transfobia durante cada época. Os episódios também trazem importantes figuras na luta contra LGBTfobia como a ativista Christine Jorgensen, a autora Susan Stryker e o cineasta John Waters.

QUEER AS FOLK (2022)

Descrita como uma “vibrante reimaginação” da produção original britânica, ‘Queer as Folk’ foca em um grupo diversificado de amigos em Nova Orleans, cujas vidas são transformadas após uma tragédia. Apesar dos óbvios deslizes, a produção é absolutamente incrível, recheada de reviravoltas e de mensagens que vão para além do espectro político-ideológico, abrindo espaço para que as relações queer e as experiências individuais dialoguem com o que enfrentamos dia após dia.

ORGULHO & SEDUÇÃO (2022)

Ambientado em um destino de férias gay perto de Long Island, Nova York, ‘Orgulho & Sedução‘ é uma comédia romântica moderna que tem um olhar diversificado e multicultural do mundo queer. Inspirado nos dilemas atemporais do clássico Orgulho e Preconceito de Jane Austen, a história gira em torno de dois melhores amigos (Joel Kim Booster e Bowen Yang) que decidem embarcar em uma lendária aventura de verão com a ajuda de um vinho rosé barato e seu eclético grupo de amigos.

CRUSH: AMOR COLORIDO (2022)

‘Crush: Amor Colorido’ é uma divertida comédia romântica esportiva estrelada por Rowan Blanchard, Auli’i Cravalho e Isabella Ferreira. Elogiada pela crítica internacional, a produção é centrada em um romance colegial que floresce depois que uma estudante de arte entra para o time de corrida de sua escola e acaba se apaixonando por uma de suas colegas.

Mais notícias...

Thiago Nollahttps://www.editoraviseu.com.br/a-pedra-negra-prod.html
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS